segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Mesa-redonda bola-quadrada: Grêmio x Vitória, Avaí x Inter, Argentina x Brasil

Conforme dito pelo Hisham, estarei escrevendo os posts futebolísticos do blog durante todo o mês de setembro. Então iniciemos os trabalhos!

Este fim de semana tivemos mais uma rodada do Campeonato Brasileiro, que está cada vez mais emocionante. E pelas eliminatórias da Copa, mais um clássico Brasil x Argentina:

  • Grêmio 1x1 Vitória
  • Avaí 0x2 Inter
  • Argentina 1x3 Brasil

O Grêmio jogou no fim da tarde de sábado em Porto Alegre contra o Vitória de Wagner Mancini, que sempre tenta tirar uma casquinha do tricolor. E desta vez não foi diferente: em um jogo desastroso, com uma grande quantidade de modificações na equipe, o Grêmio escapou de perder um ano de invencibilidade em casa e até ser goleado. Jogando mal, saiu perdendo o primeiro tempo de 1x0 e quase viu a casa cair com 2 bolas na trave de Marcelo Grohe em menos de 5 minutos do segundo tempo. Graças ao gol salvador do controverso Jonas (incrivelmente um dos artilheiros do campeonato), a torcida tricolor respirou aliviada com o empate. Destaque para o jogador Mario Fernandes que fez uma jornada impecável, ao contrário do resto da equipe, e para o capitão Tcheco que voltou ao time no segundo tempo aclamado pela torcida.

O Colorado foi à Santa Catarina e confirmou a boa fase batendo o Avaí (que confirmou a má fase) sem muitas dificuldades. O jogo começou equilibrado, mas o Inter logo tomou conta e abriu o placar ainda no primeiro tempo após cobrança de escanteio, emendado de cabeça por Fabiano Eller. No final do primeiro tempo, Índio deu uma entrada dura no atacante alviazul e com um cartão vermelho foi para o vestiário já antes do intervalo. Tite reoganizou o time para o segundo tempo colocando Danilo Silva e trazendo Bolívar para a zaga. O Leão da Ilha continuou acuado e acabou sofrendo o segundo e derradeiro gol através dos pés de Magrão. O Inter ainda sofreu mais uma baixa na defesa com a expulsão de Bolívar.

A Série A é liderada pelo Palmeiras com 44 pontos, seguido no vácuo pelo Inter com um ponto a menos. O Goiás empatou em casa com o Coxa e perdeu a terceira colocação para o São Paulo que venceu o Cruzeiro no Mineirão de virada. O Grêmio ganhou uma posição e agora é o oitavo com 33 pontos, à 6 pontos da zona da Libertadores. A turminha do desespero é composta por Santo André, Botafogo, Sport e Fluminense, que na lanterna é grande candidato ao rebaixamento.

O sábado à noite foi embalado por mais um enfrentamento entre Brasil e Argentina. A seleção azul celeste optou por jogar o clássico no Gigante de Arroyito, casa do Rosário Central. Com as arquibancas perto do campo, a torcida poderia jogar a favor, fazendo uma pressão sobre o adversário. Mas o que se viu foi um ótimo jogo coletivo por parte do Brasil, terminando o primeiro tempo vencendo por 2x0 (Luisão e Luis Fabiano). No segundo tempo a Argentina ainda tentou uma reação com um golaço de Datolo, que foi logo arrefecida pelo chute de Luis Fabiano em um explêndido lançamento de Kaká. No fim, os "hermanos", famosos pelas incansáveis cantorias, foram abafados pelos gritos dos cerca de 1000 torcedores brasileiros presentes no estádio. Além de vencer sua maior rival, os 3 pontos somados ainda garantiram a Seleção Canarinho na Copa de 2010. Como diria Fernando Vanucci, "A África do Sul é logo ali".

Por fim, a gloriosa Série D do Brasileirão deu um tempo esse fim de semana. Mas domingo que vem teremos os nomes dos classificados para as quartas de final. Será que algum time conseguirá reverter em casa e passar de fase? Qual visitante manterá a vantagem obtida em seus territórios e irá comemorar a vaga no estádio adversário? Cenas para os próximos capítulos...

4 comentários:

  1. O Sol Desafinado já estão tão famoso que o pessoal vem aqui fazer propaganda? :-)

    Sobre o "Minerva Pop", o pessoal só precisa caprichar mais um pouco na matemática :-)

    > Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844 – 1900), influente filósofo alemão do > século XIX, que teve uma vida frágil, e morreu jovem aos 36 anos.

    ResponderExcluir
  2. E o blog é bom! Apesar do erro matemático.

    Sobre os jogos: da última vez que eu disse que o Inter ia ganhar algum campeonato, o Corinthians "brilhou muito" no Beira-Rio, então...

    O Inter vai ser campeão do Brasileirão. É, não tem jeito.

    ResponderExcluir
  3. Viva a secação.

    Ótimo texto, Roberto, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Tenho que secar mesmo. Torcer pro meu time tá difícil.

    ResponderExcluir