quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Guns 'n' Roses ou Dream Theater: em qual show ir?

Pois então, falando em shows, aconteceu que Guns 'n' Roses e Dream Theater tocarão em Porto Alegre, satisfazendo velhos desejos dos seus fãs. Maravilha. Beleza. Mas as duas apresentações são no mesmo dia: 16 de março.

O Guns (ou Axl Rose e banda, caso queiram) vai se apresentar no Gigantinho; o Dream tocará no Pepsi On Stage. Não querendo dar uma de chato, mas nenhum dos dois locais me parece conveniente para as bandas. Show no Gigantinho tem acústica ruim e conforto zero, e o Guns tem cacife o suficiente para um espaço ao ar livre; já uma banda de progressivo poderia se dar melhor num teatro.

De qualquer maneira, uma questão se impõe: em qual deles ir? Qual a preferência dos caros solistas desafinados (e nosso fieis leitores)?

Eu posso dizer que já fui num show do Dream Theater (São Paulo, Monsters of Rock de 98, turnê do Falling into Infinity) e que nunca vi o Guns ao vivo. Entretanto, prestigiarei mais uma vez os meus antigos ídolos do metal progressivo (sim, já fui muito fã, um verdadeiro ytsejammer). Este arremedo do GNR eu não pretendo assistir nem mesmo pelo folclore de dizer "ah, eu vi Guns".

E vocês?

12 comentários:

  1. O DT no Pepsi on Stage eu acho apropriado. A acústica do lugar é okay (o som estava excelente na Alanis, onde eu estava no sweet spot perto da mesa, e so-so no Faith No More, quando eu estava mais à frente) e pro tamanho do fanbase do DT eu acho que vai caber legal. E como o DT é hoje mais uma banda de metal do que de progressivo, um lugar com pista vai ser melhor pros fãs.

    Já o Guns no Gigantinho será um absurdo que dispensa maiores comentários.

    ResponderExcluir
  2. Como o cadeado diria para a fechadura: tô contigo e não abro.

    A única maneira de eu ir no show do Guns seria com o Slash na banda. Não acho que o Axl Rose de hoje seja bom o suficiente para eu entrar na onda do "ah, eu já assisti ao Guns ao vivo".

    Além disso, nunca vi o Dream Theater ao vivo, e tenho a expectativa que eles surpreendam com algum álbum na íntegra (de preferência, o "Scenes From a Memory" ou o "Awake", se não tocarem o disco de alguma outra banda, como fazem com frequência).

    Quanto aos locais do show: gosto do Pepsi on Stage, ao menos o único show que eu vi lá teve um som muito bom (Seal, 2008). Não sei como ele se comporta com bandas de rock, mas acredito que vai se sair bem. E show em teatro me parece uma coisa mais sinfónica ou intimista, o que não deve ser o caso.

    Ah, o Guns é no Gigantinho. Mais um motivo pra não ir. Se fosse em outro dia, talvez. TALVEZ. Dependendo do preço, diria.

    ResponderExcluir
  3. Não acho o Pepsi On Stage ruim, aliás, bem longe disso.

    Claro, pode ser que o fator "metal" se imponha e fique mais adequado. Particularmente, o show que eu vi em SP merecia ser assistido sentado (ainda mais pela reação do público, que queria pogar em todas as músicas e era constantemente surpreendido pelas mudanças de clima e andamento).

    ResponderExcluir
  4. Bom, conforme falado no meu post sobre São Paulo, não contaria com uma surpresa dessas pro show de Porto Alegre. Eles nunca vieram pra cá e têm uma penca de clássicos pra tocar que dá pra encher 3 horas fácil. Ainda mais que pelo que me falaram o último disco (não ouvi) tem como tema um apanhado geral da própria carreira da banda (sim, também acho isso bizarro).

    Já sobre o Guns eu confesso que a minha pilha é o fator "eu já vi o Axl ao vivo" mais do que qualquer coisa...

    ResponderExcluir
  5. Eu ouvi o disco despretensiosamente, sem prestar atenção nas letras, e consegui notar alguns temas de músicas antigas sendo citados no meio das canções.

    Bom, se eles tocarem os clássicos, já tá ótimo.

    ResponderExcluir
  6. Homenagem ao meu amigo Fábio (cazuzinha) Borjes: "Petrucci faz os solos do Malmsteen com uma mão amarrada nas costas!" ... Saudades. Moser

    ResponderExcluir
  7. Ulisses resolveu escrever o post pra me provocar depois de nossas troca de recados via orkut. Enfim, eu não estava ciente de que DM tocava no mesmo dia do Axl & Friends. Como sou marinheiro de primeira viajem para o Gigantinho e para ver o Axl, me proponho ao show mesmo que na base da quase certa indiada. Dream Theater infelizmente não faz parte do meu repertório, ou seja, sou marinheiro de milhagem zero. Vou no Guns com um coração leve, esperando um dia gostar de tanto DM quanto do Guns(mesmo esse Axl solo) e esperando um show futuro deles. Quem sabe num teatro?

    ResponderExcluir
  8. Vou no show do DT em Curitiba. Já fui muito fã da banda, mais ainda gosto e admiro muito e como nunca fui no show deles vou ir. Eu acho e espero que eles toquem pelo menos umas 3 músicas do novo album já que a turne é pra divulgação. Gostei do album, achei melhor que os 2 ultimos na minha opinião.

    ResponderExcluir
  9. Bem, meu ingresso está comprado. Ouvi as músicas do último disco (só tinha escutado umas duas) e fiquei feliz, eles voltaram um pouco à antiga forma nas melodias e suítes instrumentais.

    Sugestão de audição: Count of Tuscany

    ResponderExcluir
  10. Sugestão de audição: Count of Tuscany

    Sei que é preconceito meu, mas uma música com esse nome me dá medo já de cara. No disco anterior eles tinham uma coisa com nome "The Dark Eternal Night", né?

    Esse é um problema sério do DT atual: as letras estão cada vez piores. E o brabo é que na época do Kevin Moore as letras do Petrucci eram boas! Algumas não dava pra entender nada, mas eram boas!

    ResponderExcluir
  11. Me lembro dum "dia de noite" que estava no meu carro na frente da livraria, escutando no cd do meu carro com o fábio borjes o "último" do DT, e desci e falei pro Hisham : "cara, escute que tá a fú". O Hisham não quis nem papo, dizendo algo do tipo : "cara, são mais 5. Não quero escutar."
    hehehe...
    Mas discurse sobre essa afirmação:
    "Algumas não dava pra entender nada, mas eram boas!"...WTF???
    Moser

    ResponderExcluir
  12. Isso, por favor, discorra sobre. :D

    Só pra deixar claro, é sugestão de audição, não sugestão de letra. Até porque não prestei muita atenção na parte lírica.

    De qualquer forma, letras boas do DT só na época do Kevin Moore mesmo -- as deles são disparadas as melhores, e os outros tinham que correr atrás do cara. Depois, são poucas que são boas ou se salvam.

    ResponderExcluir