quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Afinal, como foram remasterizados os Beatles Remasters?

Quando eu tenho dúvidas sobre assuntos musicais, tenho que recorrer aos meus amigos que mais entendem do assunto. Apreciarei vossas opiniões e comentários! (alguém encaminha esse link pro Bardo?)

Há muito tempo escuto os remasters dos Beatles, lançados em 9/9/2009. Discutindo com os amigos (lembro da nossa primeira discussão ter sido na praia, naquele aniversário do Jean!), ficamos na dúvida se, dada a qualidade do remaster, a origem desse trabalho foi uma fita master "chapada", ou se foi feito um remix - denominação que certamente traria más interpretações caso a coleção fosse lançada como "Beatles Remixed".

Na opinião do Guto (citation needed - eu estava bêbado, portanto posso estar incorreto nesta afirmação), certamente os responsáveis pelo remaster pegaram as 4 ou 8 faixas e trabalharam separadamente em cada faixa. E isso me parece cada vez mais óbvio à medida que sinto o brilho e qualidade dos remasters (citation needed - estou bêbado agora!).
Principalmente em mono. Mudando um pouco de assunto, lembro de ouvir os primeiros CDs dos Beatles (circa 1992), e sentir a separação dos dois canais extremamente forçada e artificial - principalmente escutando em fones de ouvido. Isso porque antes, no vinil, a separação é mascarada pela limitação da agulha, que não consegue isolar completamente os canais. Enfim, é discussão para outro post...

Daí recuperei na internet o texto de um aficcionado no assunto gravações beatlezísticas, - um maluco chamado Jeff Westerman - texto esse que o Guto tinha me passado no início de 2009, logo após ter descoberto os multitracks de quatro faixas do Sgt. Peppers que vazaram na internet (interessados me procurem, passo os arquivos). Nesse texto, o cara comenta o seguinte:
A multitrack master which has four full tracks on it can be mixed in as many ways as there are ways of hearing the discrete elements of sound in juxtaposition. It's all about preference, and, back in the day, it was all done "by hand," meaning that every element of that mix had to fall properly into place throughout, as it was being made, or else the whole process had to be repeated because of a mixing error made at any point in the song.


Daí eu pensei: então é isso! O remaster foi feito através das "multitrack master", onde se puderam ajustar os volumes de cada um dos canais, melhorar os graves, ressaltar uma coisa ou outra, etc. Porque um remaster de uma master "chapada", seria praticamente o mesmo que alguém pegar um CD original de 1987 e tratá-lo em casa com as diversas ferramentas disponíveis pra tal... certo?

O texto inteiro está disponível aqui, que é interessantíssimo pra quem curte o assunto. Em outro post nessa mesma página, o cara divaga sobre a técnica do "Bouncing Down", onde os Beatles jogavam múltiplos canais dentro de um só em uma nova fita - liberando outros três para seguir acumulando idéias enquanto elas não findavam.
E vocês, meus amigos? Como vocês acham que o Beatles Remastered foi feito?

10 comentários:

  1. Uma vez conversamos sobre isso no estúdio. Chegamos a conclusão de que realmente os caras pegaram as faixas individuas e refizeram alguns mixes. Impossivel pegar a faixa fechada e redesenhar novamente.

    E os cuidados devem ter sido desde a passavem das fitas pelos conversores AD até chegar na ulitima faixa do ultimo disco e decobrirem como tirar um maldito click da caixa, e com isso refazer todas as caixas novamente.

    Tenho uma revista que vários técnicos de estudio do Brasil falam sobre esse assunto, o problema é que todos falam da qualidade do trabalho e ninguém comenta a parte técnica da coisa. Mas enfim.

    Nessa mesma revista fala dos caras que fizeram o trabalho. A equipe é bem grande e levou um tempão para ficar pronto. O que deve ter acontecido é que VARIOS caras meteram as mãos nos faders até o trabalho final e eles devem ter tido MILHOES de audições até a coisa ficar boa.

    Com relação ao Bouncing Down. Eu acho uma técnica muito genial para os tempos deles onde 4 canais era tudo que se tinha. E por sinal, os caras fazim chover com aquilo! Eu particularmente acho os mixes originais dos Beatles muito bons, comparando com outras bandas contemporaneas.

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  2. Gustavo: algumas informações que eu lembro vagamente de memória mas que podem ser de alguma valia.

    Pelo que me lembro de ter lido, os primeiros CDs dos Beatles que tu ouviu circa 92 foram lançados, nos EUA, em 1987. Nesses, ocorreram alguns erros de seleção de material em função das diversas versões lançadas das músicas: versões inglesas (EMI) e americanas (Capitol, etc.) dos discos, coletâneas, mixes de singles, etc. Esses erros foram principalmente com os primeiros discos, até o Help, e depois disso a variação entre os releases começou a diminuir até que finalmente no Abbey Road só há uma versão lançada -- a versão brasileira mono é um bounce da versão stereo lançada no resto do mundo.

    O que eu vagamente me recordo é que o que aconteceu foi que _nos releases de 1987_ ocorreu alguma remixagem. (Ok, conferi aqui e a informação procede: "Because the stereo CDs will include George Martin’s 1987 remixes of “Help!” and “Rubber Soul”" - nytimes.com, então isso justificaria as diferenças grandes no mix.

    A impressão que eu fiquei dessa entrevista do cara que fez o trabalho foi que não houve remixagem, apenas compressão e equalização (duas coisas que fazem milagres pra tornar detalhes mais perceptíveis, mesmo sobre uma master track).

    O que se falava historicamente é que o trabalho de transferência dos vinis pros CDs nos anos 80 foi mal feito (porque o manuseio da tecnologia digital ainda era incipiente), então acho que se as versões novas soam melhor, é porque soam mais próximas aos vinis originais, e não por ter tido um trabalho novo de mixagem.

    Nas páginas da Wikipedia sobre as caixas (mono, stereo) fala-se do uso de remixagens posteriores ao lançamento dos discos, mas não de remixagens feitas no processo do desenvolvimento deste box-set:

    "Two other songs in The Beatles' catalogue which also appear in mono on the stereo CDs are "Only a Northern Song" and "You Know My Name (Look Up the Number)". Neither of these songs were mixed into stereo during the time that The Beatles were recording, although this did not prevent the inclusion of a number of mixes from the set: the stereo mixes of "Strawberry Fields Forever," "Penny Lane," and "Baby, You're a Rich Man" made in 1971, the stereo mix of "Yes It Is" that was repaired and first released in 1986, and the 2000 edit of "Day Tripper" from 1. "Only a Northern Song" was first mixed into stereo and 5.1 surround for the Yellow Submarine Songtrack album in 1999 and a differently-edited stereo mix of "You Know My Name (Look Up the Number)" appeared on Anthology 2 in 1996. "You Know My Name (Look Up the Number)" is the only track left in The Beatles' catalogue whose original edit has never received a stereo mix despite the multi-tracks being available."

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  3. Belo link, Coutinho. Responde com precisão à pergunta do Gustavo:

    The amount of restoration that could be done was, of course, limited by the fact that they were working only with the master recordings — even though, in some cases, it would theoretically have been possible to go back to the multitracks for a cleaner fix. “If there’s some low-end stuff under a vocal wind pop, or something, we wouldn’t be able to achieve as great a reduction as if the vocal was by itself in the right-hand channel,” admits Guy. “People have asked us whether we could slot in a bit [from the multitrack], but it was like ‘No, we’re dealing with the master mixes. That’s what they did then. That’s what we’re presenting.’”

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  4. Pois é, eu fiquei sabendo que os caras levaram anos fazendo o remaster.
    No texto do Bouncing Down, o cara atiça a nossa imaginação, nos lembrando que em algum lugar nos arquivos da Abbey Road estão estar guaradas todas as fitas que foram bounceadas:

    One of the most fascinating aspects of this work method is this : all those 1st and 2nd reels of 4-track masters still exist, carefully stored away at the moment they were done contributing to a reduction master. If the powers-that-be decided to create a deluxe, remixed, 5.1 version of Sgt. Pepper tomorrow, they would be working with the greatest treasure trove of master tape elements in existence.

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  5. Hisham, sobre o Help/Rubber Soul é isso mesmo: eu li naquele livro amarelo que conta a história do Sgt. Peppers, que houve uma correria para passar a discografia para CD em 1987, principalmente para fazer um marketing com a frase que abre o Peppers: "It was twenty years ago today". George Martin relutou pois queria mais tempo para a masterização - entretanto apenas conseguiu negociar os remixes do Help/Rubber Soul, que segundo ele, estavam sofríveis (não cheguei ainda a ouvir essas versões que estão como bonus tracks na coleção mono).

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  6. Coutinho, muito obrigado, o texto foi deveras esclarecedor, principalmente a parte destacada pelo Hisham.

    Assunto para um próximo post: o que será que vão lançar para comemorar os 50 anos dos FabFour? Se essa equipe fez um trabalho tão fabuloso com as masters finais, imaginem o que dá pra fazer com as 4-track?

    Pode parecer heresia, mas eu gostaria de ouvir algumas versões em 5.1 dos meus discos favoritos. Gostei muito do trabalho que o George Martin fez em "Love".

    E também gostaria de ouvir um stereo decente da coleção (sério: eu não consigo mais ouvir Day Tripper em stereo com fones de ouvido). Mas daí já seria pedir demais. Isso certamente nunca vai rolar.

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  7. Hisham, muito legal o teu link também. No fim ele comenta algo que talvez explique por que o remaster do álbum Abbey Road apresentou tão pouca diferença com o lançamento de 1987:

    At the same time, there were up to 20 tracks within the stereos that we didn't do any EQ to at all because by the time we'd done the transfer, we decided "We can't make them any better. It sounds as good as it could do."

    Por outro lado essa parte reforça o que falei sobre a heresia que seria fazer um stereo decente:

    We'd like to hope that you'd perhaps experience it slightly differently. A remix isn't necessarily subtle. If a voice was originally on the right hand side and suddenly it appears in the middle, that's not subtle. The remasters will, in that respect, be subtle.

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  8. Muito bom também o link passado pelo Guto. Tem ainda mais detalhes sobre o trabalho que foi feito.

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  9. Great music that deserves great remastering.

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