terça-feira, 6 de outubro de 2009

Mesa-redonda bola-quadrada: Grêmio x Sport, Coritiba x Inter

No primeiro fim de semana de outubro disputou-se a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. E a rodada não foi nada satisfatória para a dupla grenal:
  • Grêmio 3x3 Sport
  • Coritiba 2x0 Inter
O Grêmio jogou na primeira rodada de jogos dominicais. Ainda sonhando com o G4 e defendendo o bom retrospecto em casa, enfrentou o fraco Sport do Recife. Os torcedores que foram ao jogo esperando mais uma goleada, assistiram um jogo com 6 gols. Mas 3 para cada lado. O jogo parecia mais uma apresentação tranquila do tricolor. Aos 8 min Maxi Lopes cruzou e Jonas fez um lindo gol de primeira. Mas logo depois, em uma falha de saída do goleiro Grohe, Vandinho cabeceou e empatou a partida. Maxi em jogada pessoal, driblou o marcador e chutou em direção ao gol. A bola desviou e encobriu o goleiro. No segundo tempo, o Sport foi pra cima e arrancou o empate aos 6 min. Logo depois, o jogador do Leão colocou a mão na bola dentro da área e o juiz marcou penalti a favor do time da casa. Tcheco rebolou na frente do goleiro, que defendeu o chute. O Grêmio ainda conseguiu voltar a frente no placar com mais um gol de Maxi Lopes. Mas a festa tricolor não durou muito. Fininho empatou novamente a partida em outra falha da defesa. No fim da partida, a torcida tricolor não perdoou e vaiou a apática apresentação da equipe. O empate fez o Grêmio perder 1 posição na tabela, ficando em 7°, após a vitória do Flamengo.

E o colorado mais uma vez decepcionou. Jogando no Paraná, contra o Coxa, fez uma partida abaixo do nivel técnico esperado e sofreu mais um revés. O primeiro tempo foi movimentado, com jogadas rápidas pelos dois times. Porém, as conclusões efetivas foram escassas. Com esse equilíbrio, o primeiro tempo terminou empatado sem gols. O técnico alviverde apostou todas suas fichas na vitória e colocou 3 atacantes na etapa complementar. Aos 30 min, o centroavante Rômulo cruzou para Marcos Aurélio, que não perdoou e chutou livre, estufando as redes do goleiro Lauro. O Inter abatido, não teve capacidade de reação e ainda sofreu o segundo gol aos 44 min pelos pés de Thiago Gentil. Contando os jogos da Sul-Americana, são 6 partidas sem vitória. A cada rodada, o Inter perde uma posição na tabela e pela primeira vez no campeonato, está fora do G4.

Apesar da convicção do presidente Vitório Pífero em afirmar que Tite ficaria no Inter até o fim da temporada, o mau momento tornou a situação insustentável. Tite foi demitido na manhã desta segunda-feira. Luxa foi sondado, mas recusou o convite. Assim, Mário Sérgio foi contratado para o cargo até o fim do Campeonato Brasileiro.

E a série D está chegando em seus momentos finais. Os 4 classificados para a Série C estão agora disputando para ver quem será o primeiro campeão da gloriosa 4ª divisão.
  • Macaé 2x0 Chapecoense
  • São Raimundo 3x1 Alecrim
O Macaé jogou a primeira partida da semifinal num Maracanã lotado. Era a preliminar do Fla-Flu. E apoiado pela torcida, venceu o Chapecoense com dois gols de Bruno Luiz.
O São Raimundo fez o dever de casa e também venceu o Alecrim por 2 gols de diferença, fazendo 3x1 no Colosso do Tapajós. Domingo que vem, veremos quem serão os finalistas deste incrível campeonato.

6 comentários:

  1. E dá-lhe pantera!
    Vai ser São Raimundo e Macaé a final!
    Já eras pro temperinho verde!

    ResponderExcluir
  2. Alecrim 2x0 Pantera Cor-de-Rosa: EU ACREDITO.

    ResponderExcluir
  3. Bem que esse jogo podia passar no PFC né?

    ResponderExcluir
  4. Também acho, os caras do PFC estão perdendo de ganhar dinheiro.

    ResponderExcluir
  5. O Macaé está salvando a minha temporada futebolística.

    ResponderExcluir
  6. Agora, um comentário mais consistente sobre o Inter:

    Ninguém imaginava o deprimente estado no qual o Colorado chegou: seis rodadas sem vencer, derrotas em sua maioria. A posição no G-4 se perdeu e o time está na obrigação de recuperá-la -- por isso a contratação de um técnico faca-na-bota, que se espera mais que motive os jogadores do que promova grandes revoluções táticas.

    A culpa da má fase do Inter? Da direção, certamente. Num erro estratégico, insulfou ânimos de querer ganhar todos os campeonatos disputados no ano, e agora colhe junto à torcida a tempestade que plantou no início do ano.

    Todo colorado tem fantasias de grandezas com seu time, de ganhar com goleadas incríveis, jogando com perfeição sempre. Estas fantasias foram alimentadas durante todo o primeiro semestre: há quatro meses, dizia-se alegremente que o Inter disputaria o Brasileirão com seus reservas qualificados, deixando para o time principal missões mais "nobres". A euforia excessiva causa decepção igualmente excessiva, e por isso os choros de "ano do centenário perdido", entre outras lamúrias -- apesar de dois títulos já conquistados este ano (sim, também gostaria de ganhar o Brasileiro, quem sabe?).

    O oba-oba da direção foi absorvido pelos jogadores, que se viam como o melhor conjunto do Brasil. A soberba e o salto-alto acabaram com encobrir a real qualidade do time (sim, é um time muito bom, sem dúvida, mas não é o Real Madrid). Por isso, os maus resultados não são superados, a depressão parece ser grande entre os boleiros.

    Por fim, o erro final da direção foi pensar mais no financeiro ao vender o único craque do time, Nilmar. Não trouxe ninguém de encher aeroporto, e está vendo um time com bons atletas soçobrar na falta de alguém diferenciado. Ainda bem que não trouxe Fernandão, que certamente pioraria o quadro -- quero lembrar que ele deixou o Inter no ano passado em visível declínio técnico, que ele tem provado não ter sido revertido com o retorno ao Goiás. Ainda assim, a direção conseguiu alimentar uma briga tola com o ídolo, que apenas serviu para manchar mais a imagem de Fernando Carvalho e da diretoria.

    ResponderExcluir