sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Olimpíadas de 2016 no Rio!

A grande notícia do dia é que o COI selecionou o Rio de Janeiro como cidade-sede da Olimpíada de 2016. Todos os meios de comunicação estão cobrindo o fato, então não há porque se debruçar muito sobre a notícia aqui.

O que me chamou a atenção, mas infelizmente não me surpreendeu, foi a reação das pessoas à notícia. Vendo a minha lista de contatos do Twitter, enquanto todos os meus contatos de outros países estão felicitando o país pela conquista -- a primeira Olimpíada a ser realizada na América do Sul -- os brasileiros estão, em sua imensa maioria, reclamando.

A tônica é a ironia, falando de gastos excessivos, de corrupção, de violência. Cada um querendo se mostrar mais esperto que o outro fazendo a melhor "tiradinha" sobre como se é tão esperto em ver que as Olimpíadas no Rio são uma furada e que o povo que está nas areias de Copacabana comemorando o evento são parte do "povo alienado", "massa de manobra". Parabéns pra vocês, ó intelectuais politizados. A imagem ao lado é em sua homenagem.

O que essas pessoas ignoram é que a Olimpíada no Rio é sim símbolo do progresso do nosso país. Há relativamente poucos anos seria impensável fazer um evento de escala mundial no Brasil. Hoje o Brasil é um país totalmente diferente do que era há 20 anos atrás, mas o complexo de inferioridade parece que continua. Vocês acham que não existe corrupção em licitações públicas em Chicago, Madrid, Tóquio? "Ah, mas aqui tem que ser pior." Vocês acham que organizar uma Olimpíada não seria algo muito caro para qualquer uma dessas cidades? "Ah, mas o Brasil é o mais pobre."

Ontem chovia e eu estava na parada do ônibus e uma mulher reparou que havia uma goteira na parada. O comentário dela: "Claro, né! Só podia ser no Brasil, onde tudo é mal-feito!". Gostaria de saber em quantos países do mundo ela já pegou ônibus pra relacionar aquele pequeno problema da parada ao país. Conversando com o Barolho sobre os impactos da crise financeira na Irlanda eu pude começar a ter uma noção do que aconteceu, porque o Brasil realmente passou batido pela crise. O Brasil é um país de economia estável, que tem seus problemas como todo país tem, mas que está numa crescente enquanto muitas ditas potências estão estagnadas ou em recessão. A economia brasileira é perfeitamente comparável à dos países-sede de olimpíadas passadas.

O Rio de Janeiro é uma cidade realmente maravilhosa e que eu considero em plenas condições de receber um evento dessa magnitude. O Rio não é "menos cidade" do que Los Angeles ou Barcelona. Os problemas de violência existem (como problemas sérios de diferentes naturezas existem em outras grandes cidades) mas o preconceito que se tem da cidade é injustificado -- vejo muita gente falar mal do Rio, mas é sempre gente que nunca foi lá. A estrutura que a cidade já tem é sim comparável à de diversas cidades que já hospedaram Olimpíadas e até o evento estará com certeza ainda melhor. A Copa do Mundo que ocorrerá dois anos antes servirá como "prévia" para a cidade e com certeza as lições aprendidas em 2014 serão úteis para 2016, como já foi o Pan de 2007, cujo sucesso com certeza pesou na decisão do COI.

Parabéns para o Brasil, parabéns para o Rio de Janeiro, parabéns para nós! E pros meus amigos do Rio: já estou desde hoje pleiteando um cantinho pra ficar hospedado na casa de alguém em julho de 2016. :-)

21 comentários:

  1. E obrigado ao Guilherme Bedin pela apropriada imagem que ilustra o topo desse texto. :)

    ResponderExcluir
  2. Bem, agora teremos a Copa (2014) e as Olimpíadas (2016). Apesar não ter acompanhado todo o processo, eu não consigo deixar de me sentir muito feliz, e até um pouco orgulhoso por tudo isso. Vai ser incrível receber no meu país eventos que (como o Hisham declarou no meu Gtalk a pouco) assistíamos pela TV quando éramos pequenos, e pensávamos: "Isso não é pra nós".

    Por outro lado serão grandes desafios. É claro que temos muito trabalho pela frente para fazer com que sejam eventos que venham a ser lembrados pela: beleza, organização, criatividade e originalidade. Não será algo simples de se fazer, demandará muito dinheiro, muito empenho e um bom planejamento...mas quer saber, eu acredito firmemente que NÓS PODEMOS.

    Caramba, esse é o nosso país. Se ele bom ou ruim a culpa e os méritos são de quem? Claro que são nossos, todos nossos. Os políticos são apenas uma amostragem de nós (o povo) mesmos. Com todos os defeitos, qualidades, deslizes e ética que nós temos, assim nossa amostragem (os políticos) o são.

    Então, da forma como eu vejo nós podemos olhar para as goteiras e reclamar delas, colocando nosso país para baixo. Ou usar nossos meios (e os canais apropriados) para consertá-las. Para que em 2014 e 2016 os espetáculos sejam inesquecíveis.

    -- Cadu

    ResponderExcluir
  3. Parabéns para o Rio! Realmente vai ser legal ter jogos olímpicos no Brasil. Isso é uma ótima propaganda para o país. E comn certeza o governo não vai poupar gastos para fazer um bonito espetáculo.

    Pena que as outras capitais não recebem essa dedicação da União. Se o financiamento para as melhorias em Porto Alegre e nas outras cidades que sediarão a Copa 2014 já estava complicado, agora só tende a piorar.

    E com certeza estas Olimpíadas vão interferir diretamente em decisões políticas envolvendo o tão falado Pré-Sal. O lobby dos cariocas vai aumentar seu poder de fogo!

    ResponderExcluir
  4. Vários gringos pra tomar atraque... vai ter iphone por "10 real" no mercado negro...

    ResponderExcluir
  5. Acho ótimo um evento desse porte no país. Já mandei um e-mail pros meus primos que moram no Rio avisando que certamente vou pra casa deles acompanhar alguns eventos!

    O pessimismo é uma muleta dessa galera "muderrna" e "antenada" da nossa geração, que simplesmente ouve essas frases em casa, vindas de pessoas que cresceram em uma geração completamente diferente da nossa, e não querem dar o braço a torcer: hoje vivemos em um país diferente de 20, 30 anos atrás.

    Não se trata de "ah, o Lula trouxe isso pro Brasil", ou "ah, na época da ditadura era tudo mais organizado". Geralmente esse tipo de debate acaba indo para o lado político-radical, onde um lado e outro ficam trocando farpas com os argumentos mais bestas possíveis. As pessoas que já reclamam da Olimpíada geralmente são aqueles contra o governo que aí está. Do outro lado, muitos radicais pró-Lula vão aproveitar o fato na próxima campanha política. Esse é o jogo político, aqui e em QUALQUER OUTRO PAÍS NO MUNDO. O erro é, como apontaram os colegas, achar que isso só acontece aqui no Brasil, como se aqui fosse a privada do mundo.

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto Hisham! Expressou tudo que eu estava pensando desde hoje de manhã qdo vi ao vivo os discursos dos nossos governantes em defesa do Rio!

    Confesso que achei a apresentação Brasileira excelente. O discurso de que essa seria a Olimpiada da America Latina com certeza pesou na decisão. E parabéns aos governantes que vão matar isso no peito. Seremos a sede da Olimpíada da América do Sul!

    Apenas como comentário, quem conhece o meu pai sabe a opinião dele com relação ao PT e ao governo militar (ele defende(ia) a ditadura e é(era) anti-PT). Hoje de manhã foi impagável ver a lágrima correndo dos olhos dele ao ver o discurso Brasileiro. E melhor ainda a felicidade dele ao me ligar e me dar a notíca em primeira mão hoje logo após o anuncio. Felicidade de um cara que sempre apostou no país, trabalhou por ele, e agora está vendo ele crescer...

    Parabéns a nós e aos que construíram essa vitória. Todas as Marias e todos os Joãos que batalharam por essa nova fase!

    ResponderExcluir
  7. Não se esqueçam do Fórum Social Mundial que volta pra POA ano que vem:-)

    ResponderExcluir
  8. Tá confirmado o Fórum em POA ano que vem? Bah, isso vai ser ótimo pra cidade. O FSM foi o que botou Porto Alegre no mapa do mundo. Até hoje, se tu digita no Google "Porto Alegre", ainda vêm na primeira página hits relacionados ao FSM. Lembro em 2005, quando eu estava nos EUA e vi reportagens lá falando positivamente da cidade e do evento. O turismo na cidade é em grande parte impulsionado pelo efeito de rede gerado a partir de eventos como esse.

    E esse mês tem em POA Bienal do Mercosul!

    ResponderExcluir
  9. Hisham, tu sabe que nós temos a tendência a debater sobre qualquer coisa que um ou o outre poste.

    Pois bem, desta vez não: parabéns pelo texto, em que tu enxergou alguns vieses que eu não tinha vislumbrado. Ótimo raciocínio. ;)

    Como adendo a todas as manifestações, deixo humildemente a minha contribuição: se pararmos para analisar os momentos de grande desenvolvimento do país, teremos a presença maciça de casos de corrupção. Foi assim no Estado Novo, no governo JK, na época do "milagre econômico".

    Os grandes saltos desenvolvimentistas se deram num contexto corrputo - não por conta do salto em si, mas pela presença sempiterna da venalidade (usando um termo relacionado ao Direito). Afinal, corrupção tivemos também nos momentos fundo-de-poço brasileiros: era Sarney, Era Collor, República Velha, e não progredimos nem um pouco.

    E, como última informação: o Fórum Mundial Social de 2010 vai acontecer na Grande Porto Alegre -- incluindo São Léo e Nóia.

    Que bela cobertura faremos do evento!

    ResponderExcluir
  10. Bom, antes de mais nada, eu tenho que concordar com o dito no post: Realmente, e' uma vitoria pro Brasil em termos de "colocar o pais no mapa." Ou alguem acredita que investidores estrangeiros iriam aplicar num pais com pouca credibilidade? Se as coisas acontecerem como os organizadores (e o author ;)) esperam, com certeza a situacao financeira do pais vai melhorar devido `a melhor apresentacao do Brasil no exterior.

    Vivendo na Australia por 2 anos (em Sydney, cidade cheia de backpackers e visitantes), posso dizer que sao poucos os lugares onde tem parada de onibus coberta. No maximo, um poste com os horarios e um banco. Somente nas ruas principais e pontos turisticos (em Porto Alegre, eu tinha uma parada coberta na frente de "casa" (apartamento) numa rua que nao tinha nada de turistica.)

    ENTRETANTO, existem outras coisas que deveriam acontecer ANTES de se pensar em trazer um evento mundial pro Brasil. Por exemplo, eu posso parar tranquilamente numa parada de onibus aqui, tirar meu MacBook da mochila e olhar os horarios de onibus sem me preocupar se eu vou chegar no meu destino sem meu notebook. Eu nao preciso olhar pra ver se vem carro quando o sinal de pedestres esta' verde. "Heck", eu sequer preciso me preocupar muito se eu pisar na faixa de pedestres! E' so' dar uma olhada no Blog do Massen pra ver que historia de transito nao mudou muito desde que vim pra ca'.

    Existem questoes mais essenciais sobre a situacao brasileira que merecem mais repercursoes e investimento que uma Olimpiada.

    Seria um bocado interessante se tivesse a possibilidade de uma interacao maior dos visitantes estrangeiros com a populacao brasileira. Quantos olhos nao seriam abertos quando alguem comentasse sobre as aulas de violancelo que tiveram no "primeiro grau" da escola publica ou que os programas bons de TV so' passavam depois das 4 da tarde porque "a escola" so' termina as 3? So' que vai ter um batalhao de policiais nas ruas pra impedir que alguem peca sequer uma esmola para um visitante... se e' que essa pessoa vai ter a capacidade de falar ingles, pra inicio de conversa!

    Olimpiadas no Brasil e' bom? Sim! Povo esta' preparado para receber a carga cultural que vem associada? Nao. E esse e' o grande problema: Olimpiada vai vir e ir sem que as pessoas tenham as ferramentas pra tirar proveito do evento.

    ResponderExcluir
  11. Olhem o que essa americana disse do Rio

    O lance é aqui.

    ResponderExcluir
  12. Alguns pontos tardios, mas talvez interessantes:
    Eu estava em Madrid no dia da escolha da cidade sede e a decepção por aqui foi enorme, pois eles estavam muito confiantes. Em função disso, se via ao mesmo tempo na mídia reportagens da violência no Brasil e felicitações à nossa conquista, o que também se refletia nos comentários dos meus amigos espanhóis.
    Também estive no PAN07 e digo que a infra da cidade estava excelente. Carros de polícia por todos os lados, um suposto "acordo" com os traficantes, trens novos e exclusivos, esquemas de transporte, segurança e todo o imaginável.
    O único ponto que não gosto no nosso país é a bagunça política em todos os sentidos. Primeiro o investimento seria na maioria privado, mas depois o Estado teve que fazer um plano tampão e bancou boa parte. Essa mudança deu brecha pra possíveis (ou prováveis) desvios de estratégias (e recursos). O que também se refletiu no "show", pois no primeiro jogo no Engenhão os telões não estavam funcionando, além de outros recursos que só ficaram prontos no decorrer da competição.
    De qualquer forma, os benefícios indiretos de uma Copa do Mundo (acho que mais que nas olimpíadas) vão para todos os setores possíveis, desde um vendedor de chaveirinhos fuleiros até o (imagino eu) novíssimo hotel em Cambará do Sul.
    E assim vamos progredindo e colocando a cara no mundo!

    ResponderExcluir
  13. Acho que esse debate sobre as olimpiadas deve ser feita pelos cariocas, eles são os únicos favorecidos nessa história, e concerteza estão felizes, assim como eu estaria se fosse a minha cidade a receber esses investimentos. Claro, que vamos todos os brasileiros pagar por essa conta, mas se não nos consultaram sobre isso antes, que dirá depois do leite derramado. Só acho uma safadeza os politicos darem um cala boca no resto do país com esse papo frajuta de que vamos todos ganhar com isso, não somos tão bobos pra achar que esses empregos, o turismo, a estrutura e tudo mais que vai rolar, vai nos alcançar fora do Rio, e afinal, todo mundo tá cansado de saber que a mafia do Brasil, é sempre beneficiar ou São Paulo ou Rio com esse ou qualquer evento, o resto é o resto, por isso, pra mim, essas olimpiadas chegou pra confirmar e aumentar a desigualdade do país. Enfim, nos basta esperar pra ver no que dá essas promessas, e quem realmente vai ganhar algo com isso.

    ResponderExcluir
  14. Me resido na Inglaterra e quando o assunto e falar de Brasil e sempre uma polemica. Sou conformado de que ser brasileiro hoje, pelo menos aqui na Inglaterra e se sentir inferior aos outros, pois tudo que veicula nos jornais daqui sao as "slums"(favelas), futebol, que ou podemos ser prostitutos ou ser excessivamentes sexies.Ah, a que anteontem no jornal aqui foi a foto de uma pessoa morta dentro de um carrinho de compra na periferia do Rio, aonde as pessoas e criancas passavam normalmente. A gente percebe que os brasileiros que moram no Brasil sao SIM deslumbrados e alienados. Eles pensam que o Brasil e rico, que ta dominando o mundo, que aonde falam que e brasileiro as pessoas adoram..rsrs. Ja o complexo de inferioridade nao se poe em pauta, pois isso e muito certeza que todos brasileiros tem sim. Tudo que e produzido no Brasil e mal-feito sim, pois senao haveria tanto produto importado nas prateleiras e tudo que e importado as pessoas confiam. Brasileiro e muito apegado a marca de roupa, que tem que ser chique, cor de pele, raca e que devido ao complexo de inferioridade, ser descendente de algum tipo de europeu e chique!!hehehe. Voce assiste a globo, que muito hipocrita poe na maioria de seu elenco, pessoas brancas e muitos desses de olhos claros. SE voce ver uma propaganda de um site qualquer de shopping brasileiro, nao ve ninguem de cor negra ou marrom. Ja aqui eles poe de todas as racas..Porque sera ne gente?? Brasil hj e sinonimo de CORRUPCAO NA CARA DURA, VIOLENCIA, MALANDRAGEM que passa a ser o carro alegorico de frente. Claro que a grande maioria de brasileiros sao de pessoas honesta e trabalhadoras, mas a fama aqui fora e muito mais negativa que positiva. Os ingleses, em especial, comparam o Brasil sempre com a India. Um dia uma pessoa que conheci me perguntou de onde eu seria dae eu disse que era de Goiania. Um outro dia eu a encontrei e ela me disse impressionado que procurou no wikipidia sobre a cidade e ficou impressionado que moramos em predios modernos. Eles sequer sabe nada sobre outros paises senao a propria Europa e Estados Unidos. Brasil aqui e referido como Third World, principalmente nas faculdades de economia. Adoro o Brasil, e me sinto orgulho de ser brasileiro, mas nao levanto bandeira porque tenho vergonha de muita sujeira que acontece por ae. Quem sabe daqui 3 geracoes esta melhor.?? Pais com pessoas morrendo em filas de hospitais, morrendo andando no rio de janeiro com bala perdida aonde chefes de traficos que ditam as ordens, escolas publicas caindo os pedacos, salario de fome dos professores, ainda me venham com onde de olimpiadas e Copa. Pelo menos, eles vao ser obrigados a melhorar muito coisa que esta um lixo certo. Bom, espero otimista por um futuro melhor de quem mora nesse Brasil lindo e cheio de imperfeicoes. Desculpe-me pelas palavras duras, mas e pura realidade .. Felicidades!! Rodrigo

    ResponderExcluir
  15. Brasil, sinonimo de CARNAVAL, FUTEBOL e CORRUPCAO. Aonde tem uma emissora como a globo que deixam a populacao completamente burra e poe na sua grade de horarios nobres simplesmente novelas. Meu, voce e obrigado a ver 4 novelas das 5 da tarde ate 10 da noite. Em 4 horas, 4 novelas..rsrs. Pais de pessoas batalhadoras e que querem seus lugares ao sol. Que bom que as olimpiadas vai ser no Rio, porque o Rio e a cara do brasil, e o cartao postal do brasil la fora. Entao, sendo assim, uma cidade mergulhada em violencia, centenas de favelas e gente malandra.kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Bom, pra começo de conversa ninguém é obrigado a ver nenhuma novela... ;)

    ResponderExcluir
  17. Novelas aqui na inglaterra so assiste aqueles da classe operaria com o minimo de instrucao. Se estiver curioso veja no youtube. "Eastenders". E sinonimo de ignorancia. Se voce ve alguma novela da tv record, vc so ouve tiros do inicio ao fim. Essa e a influencia que a midia de uma pais tao atrasado passa pra sua populacao. Outro dia tinha uma mulher tbem brasileira comentando que o Brasil e um pais tao atrasado cheio de pessoas ignorantes, que so o simples fato de voce sair comendo uma banana na rua, ja passa uma conotacao sexual. Posso ficar horas aqui teclando, mas so pra quem mora num pais rico como a inglaterra aonde as pessoas estao pouco se lixando se vc tem pele cor roxa, azul ou branca, sua raca, como voce se veste, seu corte de cabelo, pode entender o que estou tentando falar.. Brasil e bom sim, pra comer aquela comidinha da mamae, paozinho quentinho na padaria as 5 da tarde, e o clima. Tirando isso, e tudo ruim. Tudo no Brasil e muito caro, desde um carro ate um perfume. Nossa outro dia tinha um porshe semi-novo a venda num valor de 10.000 libras, equevalente a 30.000 reais, que ae nesse pais so se compra um carro popular nao muito bom.rsrs. As roupas aqui sao de primeira qualidade, tecido de primeira, acabamento de primeira acessivel pra todas as classes sociais, desde o fachineiro ate o banqueiro. Adoooro a Inlgaterra!!!

    ResponderExcluir
  18. oir my add goo it thi my thy quay miss brazil quay eslep o rio de janero o my good my is thi it my i my love you e não eslao o no eslsp good e noud e bo no no e poer ester lover you michel jacksom

    ResponderExcluir
  19. "oir my add goo it thi my thy quay miss brazil quay eslep o rio de janero o my good my is thi it my i my love you e não eslao o no eslsp good e noud e bo no no e poer ester lover you michel jacksom"

    HAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHA!!!!

    ResponderExcluir
  20. O Rio terá uma melhora com as Olimpiadas de 2016, o que importa realmente é o legado que será deixado para atletas, para as pessoas e para o mundo ao final deste megaevento, vamos esperar que tudo seja bem planejado e que seja feita uma pesquisa de legados deixados pelas outras Olimpiadas, para que as utilizando-se das Lições Aprendidas pelas outras cidades Sedes sejam utilizadas no Rio, para assuperar que as irregularidades não aconteçam para que sejam enaltecidas as boas Lições Aprendidas, e colocas em prática para superar as expectativas de tantas pessoas que dependem deste evento para melhorarem seus rendimentos, sua cidadânia sua virtudes e desejos.
    Sem mais agradeço a oportunidade de me expressar

    ResponderExcluir