segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Quem envelheceu: eu ou o Bon Jovi?


Este post é um desabafo de um fã (não tenho vergonha de admitir: EU GOSTO DE ESCUTAR BON JOVI).

Estava animado com as entrevistas pré-lançamento do álbum "The Circle". Estava mesmo. Era, pela primeira vez em 10 anos, a promessa da volta ao hard rock que consagrou a banda.

Bullshit. Cascata. Lorota. Mentira grossa. NON TEM NAAADA QUE VER.

Vamos a uma análise individual:

1) "We Weren't Born to Follow" - O disco já começa pra cima (YES, WE CAN style). E eu já começo... pra baixo. Batera genérica, compressão à toda, guitarras genéricas, nenhuma dinâmica e... cadê o David Bryan? Jon Bongiovi canta: "this one goes out to...". Acho que eu já ouvi isso. Ah, tá aí o teclado, no refrão, fazendo um "clima". Vozes de arena gritando "yeah" por toda a música. Já me sinto desolado.

Pérolas: "Let me hear you say YEAH" e um grito de "GUITAR!" muito do chocho antes do solo... genérico. Sambora já foi MUITO melhor.

2) "When We Were Beautiful" - A coisa melhora um pouco. Um porto seguro da banda: as músicas que falam da época que eles eram jovens, ou, neste caso, "beautiful". Geralmente nessas eles acertam a mão. Aqui, eu confesso que não sei se eles acertaram a mão ou se a anterior era tão ruim que eu achei essa boa. Chegou o solo. Mais melódico, menos "já ouvi isso antes". A música é melhor que a outra mesmo. Mas não é nenhuma "Just Older" (caceta, pra vocês verem como a minha exigência até está baixa, tô comparando com uma música do "Crush", lançado em 2000, um disco medíocre).

Pérolas: "Shalala, shalala, HEY", rufadas militares no primeiro refrão, entre outros clichês bagaceiros.

Pérola positiva: "Back, when we were beautiful, before the world got small, before we knew it all".

3) "Work For The Working Man" - Ó! O DAVID BRYAN TÁ VIVO! Ouço piano nessa música! Mas as surpresas positivas são ofuscadas pelo refrão ESTÚPIDO. De novo, os coros de vozes são ridículos, gritando "WORK!", e "HEY!" como um bando de robôs. Nenhum solo ou trabalho de guitarra inspirado do Sambora ainda. O que, pra mim é uma profunda decepção, já que eu espero algo mais decente dele desde 1995.

Pérolas: ah, desisti de destacar um ou dois pontos a cada música.

4) "Superman Tonight" - Quase pulei a faixa só pelo título. Devia ter pulado. NÃO, PERAÊ! O Jon Bongiovi tá subindo pros agudos no refrão! Não acredito! Desde o "These Days" ele não fazia iss... ah, parou no meio do caminho. Merda. Devia ter pulado mesmo.

Preciso descansar os ouvidos.

... 24 horas depois...

5) "Bullet" - Cheguei ao absurdo de ficar com saudades de ouvir "Have A Nice Day". Desliguei o mp3 player e liguei a Last FM. "Have a nice day", a música é um belo dum rock. Excluindo esse último disco, daria pra fazer um belo e digno álbum do Bon Jovi com as melhores músicas desde o "Crush" (alguém me disse isso uma vez, e é realmente verdade mesmo).

6) "Thorn In My Side" - Não dá mais pra comentar. Desculpa aí. O disco é muito chato.

Desisto. Juro pra vocês que não ouvi até o final. E se as músicas finais forem boas, bom, perdão, mas se uma banda é tão BURRA a ponto de colocar no "lado B" as ÚNICAS músicas do disco que valem uma audição, não merece a atenção de ninguém mesmo (o Hisham se deu conta dessa, e tem o meu aval). E então, quem envelheceu: eu ou o Bon Jovi?

Preferia ter ido ver o filme do Pelé.

9 comentários:

  1. Superman Tonight é f¨*&#¨*&#$¨. Provavelmente eu também pularia uma faixa com esse nome.

    Até pq o Superman é super herói mais bundão da história :P

    ResponderExcluir
  2. Finalmente, este post maravilhoso está no ar. :)

    ResponderExcluir
  3. Isso me lembra a última vez que eu assisti a um clip do Bon Jovi. Isso deve ter sido em 2006 ou 2005 no pub do Factory. Não lembro qual era o clip, mas estava passando na TV e eu e o Hisham paramos pra olhar. O Hisham começou a criticar o clip (segundo ele parecia uma baladinha country), e ponderou como é triste vermos nossos ídolos de antigamente degradando-se. Eu pensei por alguns segundos, e exclamei:

    - "Às vezes você não fica feliz do John Lennon ter morrido?"

    ResponderExcluir
  4. Eu li bem? Hisham no pub da Factory?

    Nossa, minha imaginação não tão vasta a ponto de visualizar um evento deste porte. :D

    ResponderExcluir
  5. Acho que era meu aniversário. Dá um desconto pra ele :) .

    ResponderExcluir
  6. daria pra fazer um belo e digno álbum do Bon Jovi com as melhores músicas desde o "Crush"

    Até ficou um álbum grandinho, e sei que tem 2 ou 3 músicas que vai ter gente querendo adicionar:

    Undivided
    Say It Isn't So
    The Distance
    Two Story Town
    Next 100 Years
    It's My Life
    Hook Me Up
    Bells Of Freedom
    Captain Crash & The Beauty Queen From Mars
    Everyday
    Joey
    Last Man Standing
    Any Other Day
    Bounce

    Até fui bonzinho e botei uma música do Lost Highway (a única que eu conseguia vagamente lembrar, lendo o track list).

    ResponderExcluir
  7. Se alguém pretende viajar pelas bandas da Espanha esse ano, ele acaba de confirmar presença no Rock in Rio Madrid deste ano. Dia 04/06 ele estará pela capital do país.
    www.rockinriomadrid.es

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente com o post, o bon jovi já era, acabou depois do these days.

    ResponderExcluir
  9. Galera eu tinha todos os cds da banda, era fã! hoje em dia, ainda escuto algumas musicas, mas tenho que falar! Bon Jovi foi banda ate These Days! depois infelizmente entrou no automatico e lança cds só pra se "manter" na ativa! these days é um album tremendamente trabalhado em tudo...letras, instrumentalmente e vocal tambem! abraços!

    ResponderExcluir