terça-feira, 8 de setembro de 2009

Beatles Remasterizado: Justiça com a obra ou apenas mais um caça-níqueis?

Parafraseando abravanelisticamente: "Ficou muito bom. Eu não ouvi, mas meu amigo Flagg ouviu." Ele baixou os discos remasterizados dos Beatles que serão lançados amanhã, resultado de um processo de quatro anos que utilizou equipamentos de ponta em conjunto com as máquinas mais antigas. Pelo pouco que ouviu, Flagg já adiantou que é coisa boa. Vou pegar uma cópia na quinta-feira para conferir como ficou. Minhas expectativas são grandes, espero ouvir todos os sons em seus devidos lugares.

Mas a questão que levanto aqui é: quantos (re)lançamentos do extenso material dos Beatles ainda veremos aterrissar nas prateleiras? Em outras palavras, pergunto: esta é a versão definitiva? Ou vamos ter que comprar tudo de novo daqui a algum tempo?

Eu aprendi essa lição muito cedo. Em 1989, com 12 anos de idade, ganhei de natal do meu pai toda a coleção de discos dos Beatles, em vinil. Naquela época, o Compact Disc era novidade. Os LPs, CDs e K-7 tinham recém sido “remasterizados em digital” (mas peraí, não foi isso que fizeram agora...?). Poucos anos depois, veio a popularização do CD e acabei recomprando a maioria dos discos. E sempre me veio a pergunta: estou pagando pela obra ou pela mídia física? Muitos dirão que é pela obra, e neste caso por quê eu tive que pagar pela obra novamente, ao comprar os CDs? Não deveria pagar apenas o custo da mídia? Ou ainda, se eu baixar os discos da internet, estou com uma cópia ilegal?

Mas uma coisa não dá pra negar: esses novos lançamentos estão um luxo. Embalagem em formato “mini-capa” do vinil original, e uma imagem decente da famosa maçã ou do logo da Parlophone nos CDs, além de fotos extras. Mas não esperem um post “Eu também compro CDs” tão cedo... não quero nem ver quanto vai custar esta caixinha de diamantes aqui no Brasil.

6 comentários:

  1. Sabe Gustavo, já pensei nessas coisas também, e agora que to mais metido no meio de produções, eu acho que remasterizações a essa altura do campeonato um pouco de caça níqueis.
    Tudo bem, a tecnologia evoluiu, e com ela os equipamentos e tudo o mais, porém a mixagem e a gravação são as mesmas da época de origem. O que eu quero dizer é que pouquíssimas pessoas vão notar as diferenças entre a primeira remasterização (a que foi passada para CD) e a de agora.
    Agora uma coisa não dá para negar. Esses box dão uma cocerinha na mão quando o cara entra na loja e vê na prateleria (estou namorando o do Queen e do Pink Floyd já faz uma era, e agora mais esse). Eu só tenho uma crítica a este dos Beatles. Pelo que eu vi os CDs são colocados nas capas como se fossem mini vinis(acho que é assim o plural), acho isso ruim. Isso acaba riscando o CD, e falo isso por experiência própria. Tenho alguns outros CDs nesse formato na minha coleção e invariávelmente acabaram arranhando. O que eu fiz? Tirei cópias para poder manusear e não estragar (ainda mais) os originais.

    ResponderExcluir
  2. Bom, falando em Beatles:

    http://musica.terra.com.br/interna/0,,OI3962997-EI1267,00-Jornalista+ingles+publica+trechos+ineditos+de+entrevistas+com+Lennon.html

    E mais isso:

    http://musica.terra.com.br/interna/0,,OI3961030-EI1267,00-Beatles+e+sucesso+de+vendas+na+Amazon.html

    E o Paul é o cara:

    http://musica.terra.com.br/interna/0,,OI3963989-EI1267,00-Paul+McCartney+quer+catalogo+dos+Beatles+disponivel+para+download.html

    ResponderExcluir
  3. E mais essa ainda:

    http://games.terra.com.br/interna/0,,OI3942514-EI1702,00-McCartney+Rock+Band+causara+outro+fenomeno+Beatles.html

    ResponderExcluir
  4. Estou ouvindo "as ganha" agora e realmente vale a pena pra quem entende(pro consumidor em geral é perda de tempo). Dá pra ouvir detalhes que antes só os ouvidos mais treinados conseguiam como a voz do George em Please, Please Me e detalhes de bateria nos primeiros discos. O bumbo principalmente.

    ResponderExcluir
  5. Valério, Estou aguardando numa espectativa muito grande para ouvir a qualidade da remausterização, se realmente ficou como esta sendo tão comentada.

    ResponderExcluir
  6. Continuando a seção links, aí vai:
    http://www.elmundo.es/especiales/2009/09/cultura/beatles_remastered/index.html
    Tem samples de todas as músicas e ainda uma mostra do Rock Band.

    ResponderExcluir