segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Mesa-redonda bola-quadrada: Inter x Cruzeiro, Náutico x Grêmio

Esse fim de semana ocorreu a 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. A dupla grenal contrariou as estatísticas, com o tricolor vencendo fora e o colorado perdendo depois de uma série de bom aproveitamento.

  • Inter 2x3 Cruzeiro
  • Nautico x Grêmio

O Inter recebeu o Cruzeiro pensando em arrebatar a liderança do Palmeiras. Pouco antes de fechar a primeira meia hora de jogo, Magrão foi derrubado dentro da área cruzeirense e o penalti assinalado. Alecsandro cobrou e abriu o placar. Menos de 10 minutos depois, Guiñazu voltando para ajudar a defesa derrubou Thiago Ribeiro e provocou penalti agora em favor do visitante. Gilberto não perdeu a oportunidade e empatou a partida. No início do segundo tempo, o Cruzeiro virou o jogo com o segundo gol de Gilberto. Tite então colocou Andrezinho em campo, que fez um lindo gol de falta empatando novamente o clássico. O torcedor não tinha parado de comemorar quando Thiago Ribeiro, um minuto após, fez o terceiro gol mineiro e fechou os trabalhos. No apito final do juiz, a torcida colorada não perdoou o time e emitiu uma retumbante vaia.

O Grêmio jogou no famoso Estádio dos Aflitos. No mesmo dia em que teve sua última derrota dentro de casa, há 1 ano, o tricolor buscava quebrar outro tabu: obter a primeira vitória fora. E o fraco Náutico não mostrou resistência a isto. Aos 17 min, com um lançamento de Tcheco, Souza de cabeça abriu o placar. Ainda no primeiro tempo, Jonas recebeu a bola, tirou 2 zagueiros da jogada e bateu com a perna esquerda ampliando a vantagem sobre o alvirubro pernambucano. Com este gol, o "pior atacante do mundo" mantém a artilharia do campeonato ao lado do ex-aposentado Imperador, com 12 gols marcados. A partir daí, o jogo que já estava com baixa qualidade técnica ficou ainda pior. A segunda etapa foi mais monótona que as corridas do Schumacher na Ferrari. O Grêmio, satisfeito com a vantagem não queria mais jogar e o Náutico, insatisfeito, não sabia jogar. A partida se arrastou até o final com destaque apenas para uma bola na trave de Vitor e a expulsão de Maxi Lopes por desentendimento com o seu marcador.

Como destaque da rodada, o líder Palmeiras perdeu para o Vitória na Bahia. Com isto, o Inter que também perdeu, desperdiçou a chance de assumir a liderança isolada. E para deixar mais emocionante a disputa, o tricolor paulista fez o tema de casa vencendo o Avaí no Morumbi e embolando a parte de cima da tabela.

A Série A está assim: Palmeiras na liderança com 44 pontos seguido por Inter e São Paulo com 43. Goiás fecha o G4 com 39 pontos. O Grêmio subiu 4 posições e agora ocupa o 6º
lugar. Semana que vem o Inter vai à Bahia tentar tirar pontos do Vitória e o Grêmio defende a invencibilidade em casa diante do lanterna Fluminense.


SÉRIE D

E a Série D voltou a campo para decidir os merecedores das vagas para as quartas de final. Contrariando o paradigma de que a equipe que decide em casa tem vantagem, apenas um anfitrião confirmou sua vaga revertendo o placar.

  • Cristal 3x1 São Raimundo
  • Alecrim 3x0 Sergipe
  • Macaé 0x0 Tupi
  • Araguaia 1x0 Uberaba
  • Londrina 1x1 Chapecoense

Como as quartas-de-finais necessitam 8 times, o critério de classificação beneficiava os vencedores dos confrontos mais os 3 melhores dos 5 perdedores. Apenas 2 equipes foram eliminadas: Sergipe e Londrina. Ainda obedecendo as distâncias nos enfrentamentos, as chaves ficam assim:

  • Araguaia x Chapecoense
  • Tupi x Macaé
  • Cristal x São Raimundo
  • Alecrim x Uberaba

Com isto, teremos 2 revanches animalescas: o Dragão do Amapá enfrentará novamente a Pantera e o Galo Carijó entrará na rinha contra contra o Leão Praiano. Esperamos ansiosamente domingo que vem chegar para assistir novamente estes emocionantes duelos.

5 comentários:

  1. - O Grêmio volta para a disputa pelo G4

    - Antes monótono como as do Schumacher do que as inacabadas do Rubinho (se bem que nesse findi ele fez bonito, mas não podia perder a piada ;)

    - E o Pantera continua não me decepcionando!

    ResponderExcluir
  2. O Alecrim virou! O Alecrim virou! O Alecrim virou!

    ResponderExcluir
  3. E alguém duvidava da virada do glorioso time esmeraldino? Dá-lhe Alecrim! Rumo à sérei C! :-)

    ResponderExcluir
  4. Seria um grande clássico verde e branco, mas dada a distância geográfica, acho que o jogo só poderia acontecer na final do torneio! :-)

    ResponderExcluir