quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O Factóide das Bananas: notícia essencial ou falta de pauta?


Alguém aí está sabendo da nova preocupação nacional, de caráter absolutamente urgente? Não??? Seus desinformados!!! Não acredito que não saibam deste evento quase cósmico: agora, banana tem que ser vendida a quilo em São Paulo.

Notícia de tamanho peso (sem trocadilhos, eu juro) tem mesmo que ser comentada: ontem, quarta-feira, entrou em vigor uma lei que "determina regras de comercialização" para a banana no estado de São Paulo. A partir de agora, os feirantes não poderão vender a fruta por dúzia, como faziam antes. Precisam cobrá-la por quilo, sob risco de pesadas multas.

Desde ontem, uma série de reportagens da Rede Globo têm enfatizado o quanto que feirantes e consumidores perdem com a vigência desta lei (quem ganha são os temíveis latifundiários bananeiros). Nos telejornais da emissora e até mesmo no Mais Você vemos um revezamento de repórteres dando conta da notícia, fazendo comparações de quanto vai passar a custar o cacho e a penca. Parece que a emissora está entrando numa guerra justa pelo sacrossanto direito de se obter bananas mais baratas.

Isto, amigos, é uma das formas de expressão daquilo que chamamos de factóide: neste caso aqui, um fato trivial que se transforma em grande notícia ou comoção popular -- cujo melhor caso recente foi o chá de sumiço de Belchior, transmutado em drama nacional.

Bem, por que interessa ao país a nova legislação para bananas de um único estado para justificar este alarde? Nem comentemos o ridículo que é o ato em si de legislar sobre bananas (pior que isso, só deputado querendo legislar o churrasco), mas fiquemos no motivo da notícia: por que diabos isso seria importante? Falta notícia? Será mesmo algo essencial? Os adeptos das conspirações globais dirão que é mais um elemento no grande plano de alienação nacional (hum, não teriam razão?). E os solistas desafinados, o que pensam desta bananada toda?

Posfácio: e claro que, como toda boa lei brasileira, ela provavelmente virará letra morta em pouco tempo.

6 comentários:

  1. Impressão minha ou o Ulisses tá com uma certa fixação por bananas ?

    ResponderExcluir
  2. Eu vi essa notícia na TV. Isso é comparável ao caso em que o pão Francês passou a ser vendido a quilo e não mais por unidade.

    Não que falte notícia, mas a TV aberta cada vez menos se preocupa com notícias de mais "alto nível". Preparem-se, cada vez mais ouviremos coisas desse tipo nos canais brasileiros...

    ResponderExcluir
  3. Lógico que estou fixado por bananas, "a melhor fruta sem caroço".

    Não descansarei até ver algum trecho de "Banana Mecânica"!

    ResponderExcluir
  4. Mais novidades sobre o caso "Banana Mecânica": descobri que o filme fez mais de um milhão de espectadores na sua estreia, em 1974!!! Pra ser exato: 1.157.590.

    Continuaremos atentos a novas revelações.

    ResponderExcluir
  5. hm....
    http://mundodoarthur.files.wordpress.com/2009/07/banana_mecanica.jpg

    ResponderExcluir