quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Calou-se a voz

(1940 - 2009)

Me faltam as palavras. Todos que assistiam aos programas da TVS (hoje SBT), conhecem a voz desse cara. Como fica o sorteio da Tele Sena daqui por diante (só pra ficar em uma das principais atividades dele)?

Lombardi é o símbolo de uma era que... já era. Ele era uma espécie de "the last man standing", ícone máximo de uma geração de locutores da escola "vozeirão" do rádio - aqueles que despertavam a imaginação de donas de casa e empregadas solitárias, que imaginavam nele um homem perfeito. Páreo pra ele, só Don LaFontaine. Que não tinha como patrão o Sílvio Santos. Então, sou mais o Lombardi.

Mas esse era um cara que tinha algo a mais. Lombardi não era apenas um locutor. Ele era O locutor. Sílvio Santos, ao tirar ele da Rede Globo e levá-lo para o SBT, disse:

- Vou te transformar no melhor locutor do Brasil.

Alguém ousa duvidar de SS?

5 comentários:

  1. Os sorteios da Tele-Sena podem continuar como estão. Assim como "a voz dos aeroportos" gravou uma vez os núreros e depois eles são montados por computador ("Vôo." + "Gol-Varig." + "Um." + "Dois." + "Cinco." + "Nove." + "Parãããã..." "Porto Alegre." + "Embarque, portão..." + "Dois."), é fácil manter a voz do Lombardi narrando o resultado da Tele-Sena, dado que ele já gravou todos os números e os "temas" são sempre os mesmos ("E agora os resultados da Tele-Sena de Páscoa:", etc.)

    ResponderExcluir
  2. Pensei nisso tb, mas isso é um tipo de prática impensável dentro do SBT. É muito moderno.

    ResponderExcluir
  3. (E eu me dei conta que precisamos de uma tag "obituário"...)

    ResponderExcluir
  4. A voz calou-se, e ganhou um rosto.

    Curioso que só agora ficamos de fato interessados em saber como eram as feições do Lombardi -- por mais que existissem fotos dele disponíveis por aí, o legal mesmo era cultivar o mito da voz que vivia nos autofalantes dos auditórios do SBT.

    ResponderExcluir