segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Mesa-redonda bola-quadrada: Grêmio x Barueri, Sport x Inter

Nesse domingo, tivemos a penúltima rodada do Campeonato Brasileiro:
  • Sport 1x2 Inter
  • Grêmio 4x2 Barueri
No desimportante jogo do Grêmio, nenhuma surpresa. Vitória do dono da casa em uma partida onde ambos os times estão resignados com suas posições intermediárias da tabela. Já o jogo do Inter foi um sufoco: vitória de virada contra o Sport na Ilha do Retiro. Com um gol de falta de Andrezinho aos 39 do segundo tempo, o Inter garantiu a vaga para a Libertadores da América de 2010 e se manteve na briga pelo título, junto com Flamengo, Palmeiras e São Paulo.

A velha máxima diz que o futebol é uma caixinha de surpresas, mas como colorado, estou conformado: a lógica é que o Flamengo será campeão esse ano.

A situação que se desenhou é pitoresca, já que matematicamente, pro Inter ser campeão, é preciso que o Flamengo não vença o Grêmio. A torcida do Grêmio, então, está se divertindo essa semana com a noção de que o título colorado está nas mãos do tricolor. O papo é que o Grêmio deve entregar o jogo, para dar o "troco" ao Inter que supostamente teria "entregue" o jogo contra o São Paulo no ano passado -- uma acusação séria, quando na verdade o que o Inter fez foi escalar reservas por estar priorizando uma competição internacional, a Copa Sul-Americana, da qual aliás foi campeão, mostrando que a priorização foi correta. Nessa mesma Sul-Americana, o Grêmio escalou reservas contra o Inter: o tricolor então "entregou" pro Inter o título da Sul-Americana? Claro que não.

Sim, torcedores disseram torcer para que o Inter perdesse aquele jogo, assim como torcedores gremistas hoje dizem que querem que o Grêmio perca para o Flamengo. Na prática, entretanto, é difícil imaginar um grande clube dando a ordem para os jogadores entrarem em campo para perder. Se algum jogador fizer corpo mole, como insinuou Souza, é uma questão de falta de ética profissional de cada um. Por outro lado, escalar reservas em um jogo que não interessa é parte da prerrogativa que os times têm, e não me surpreende (e nem enraivece) se o Grêmio fizer isso. E parece que é o que vão fazer.

Mas e daí? A real é que não faz diferença: nem que o Grêmio fosse com força máxima, não ganharia no Maracanã. Se o Grêmio não ganha de ninguém fora de casa, do líder Flamengo é que não iam ganhar mesmo. Nenhum torcedor colorado iria perder o seu tempo torcendo pro Grêmio fora de casa. É sem futuro -- o Grêmio simplesmente não é capaz de ganhar. Esse papo da torcida de que o Grêmio vai entregar o jogo e tirar o título do Inter não cola. Os gremistas vão cornetear por o Inter não ser campeão? Vão claro, e com direito. Mas é a corneta básica de quem vê o rival chegar tão perto de um título e deixá-lo escapar -- a participação do Grêmio na última rodada não terá nada a ver com isso.

O único cenário em que os torcedores gremistas poderão realmente tirar com os colorados em função da última rodada seria se o Grêmio ganhasse do Flamengo e o Inter perdesse do Santo André. Aí realmente ficaria chato pro Inter.

Se os gremistas insistem em dar ao Inter o mérito de eles terem perdido o título de 2008, eu posso até concordar -- mas foi no 4x1 do Grenal do returno, jogo no qual eles perderam a liderança do campeonato (depois de ter uma margem de 8 pontos, diga-se de passagem) e não conseguiram mais se recuperar do baque. O mérito de ganhar um título ou demérito de perdê-lo está nas mãos do próprio time, e de mais ninguém.

Aproveito para me despedir das coberturas futebolísticas de 2009, já que pelo rodízio o MRBQ da última rodada será feito pelo Coutinho. Foi muito divertido fazer essa série aqui esse ano e a participação da galera nos comentários é o que fez disso uma verdadeira mesa-redonda. Até o ano que vem, na cobertura das peleias do Internacional na Copa Libertadores da América!

32 comentários:

  1. Num Maracanã lotado, com um Flamengo jogando bem e embalado, com a mídia e várias outras pessoas interessadas no título para o mengão, seria muito devaneio achar que o Grêmio ainda tem alguma chance de não perder esse jogo. Quando quis ganhar, não conseguiu (incluindo 2008, onde fazia boa campanha fora de casa e não ganhou nenhuma no Rio). Mesmo que o Inter não tivesse na disputa pelo título, o favoritíssimo ainda seria o time carioca.

    Mas os jornais tem que ser vendidos. A corneta tem que ser feita. A rivalidade tem que ser mantida. Então cria-se um cenário onde o Grêmio será o algoz do Inter, facilitando a derrota para o Flamengo. Mas deve ser lembrado que o tricolor levou 4 dos 6 pontos contra outros adversários diretos pelo título (jogando em casa obivamente). Isto representa um aproveitamento de 66%, superior aos 56% do Inter no campeonato. Se tivesse entregue estes jogos, o colorado seria o 4º colocado, praticamente sem chance nenhuma de título. Portanto, quem deixou escapar a taça foi o próprio Inter.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Roberto, e acrescento a isso uma declaração do ex-presidente do Inter Artur Dallegrave, no campeonato do ano passado, quando perguntado sobre o decisivo confronto do Inter contra o São Paulo:

    "Olha, uma derrota heróica por 1 a 0 estará de bom tamanho".

    Em tempo: NÃO CONCORDO com o Grêmio entregar a toalha, embora não acredite em qualquer chance de vitória fora de casa. Menos ainda com o óbvio interesse nacional em que o Flamengo se sagre Hexacampeão.

    Alguém viu a cobrança de pênalti no jogo contra o Corinthians? Tá ali a resposta pra tudo. Sinto muito, co-irmãos.

    ResponderExcluir
  3. Em tempo: eu mesmo botei ali no post o link pra essa declaração do falecido Dallegrave. Apesar de ex-presidente, ele não o era na época desse jogo e falou apenas como torcedor.

    ResponderExcluir
  4. Pois eu vi, mas resolvi colocar aqui porque às vezes o pessoal não abre os links. Foi mais uma leve corneta do que qualquer outra coisa.

    Mas, vamos ser sinceros... o Dallegrave não era qualquer torcedor...

    ResponderExcluir
  5. Obviamente o demérito de não conquistar o título é (quase) exclusivo do Inter (e do Palmeiras nem se fala então). Mas um possível reforço ao comentado penalti talvez esteja na entrevista com o Mano Menezes (http://tinyurl.com/yf5c6un).
    Qualquer semelhança entre o Corinthians 2005 e o Flamengo 2009 é mera coincidência? Se acontece com certa frequência na Europa, por que não aconteceria no Brasil. A diferença é que no primeiro caso se divulga.
    Ah! Apesar de não conhecer alguns (ou a maioria) do Sol Desafinado, acho que li todas as publicações do MRBQ pela ótima cobertura e redação descontraída. Muito boa!

    ResponderExcluir
  6. É, amigos, o Mengão já pode colocar a faixa. Sabe-se que o Grêmio não terá condições de vencer, mesmo que quisesse, na última rodada.

    O problema é explicar isso para os outros dois times que serão prejudicados com a derrota do tricolor. Aqui em Sampa, conversando com torcedores são-paulinos e palmeirenses, ficou bem claro que eles vão condenar o Grêmio como tendo entregue o jogo -- e certamente lembrarã disso no futuro. A imagem do clube vai ficar bastante arranhada, podem ter certeza.

    ResponderExcluir
  7. O pessoal em São Paulo não gosta muito do Grêmio já faz tempo. Acho que desde que o Baltazar emendou aquele chute de fora da área no Morumbi. E nos anos 90 ainda teve a grande rivalidade com o Palmeiras, que perdia todos os mata-mata. Depois que o Dinho atravessou uma voadora no Válber, não é perdendo pro Flamengo que o Grêmio vai ser mais odiado do que já é naquelas bandas...

    ResponderExcluir
  8. Que o pessoal dos outros estados sempre gostou mais do Inter e nunca suportou muito o Grêmio, isso é verdade. As razões pelo Tricolor devem ser estas. As do Inter, pelo ótimo futebol dos anos 70.

    ResponderExcluir
  9. ...e hoje, pela administração séria que é capaz de obter resultados sem quebrar o clube financeiramente. Inter e São Paulo são sempre apontados como exemplos nesse aspecto.

    ResponderExcluir
  10. Pois é. O pessoal de outros estados sempre detestou o Grêmio, esse time de bandidos carniceiros que nunca jogou bola ou ganhou um campeonato decente em mais de cem anos.

    E pra os que acham que o Grêmio vai entregar, foi divulgada a programação completa da delegação Tricolor pro jogo contra o Flamengo. Duvido alguém falar algo agora.

    ResponderExcluir
  11. Aliás, sabem quais os jogadores colorados mais admirados por aqui, que o pessoal queria ver jogando em seus times? Andrezinho e Guiñazu.

    ResponderExcluir
  12. Pois é. O pessoal de outros estados sempre detestou o Grêmio, esse time de bandidos carniceiros que nunca jogou bola ou ganhou um campeonato decente em mais de cem anos.

    Só tira o "ou ganhou um campeonato decente" que aí fica perfeito! :)

    ResponderExcluir
  13. Concordo plenamente. Ano após ano, jogadores adversários saem de campo com suas pernas quebradas pelos jogadores deste time violento. Ano após ano, este bando vil termina os campeonatos como o mais faltoso e campeão de cartões amarelos e vermelhos.

    ResponderExcluir
  14. Mas também com o melhor ataque e invicto em casa... :s

    ResponderExcluir
  15. O saco é que, como nada mais é importante na província do que a dupla, vamos ter que ouvir debates acalorados durante TODO o resto da semana (e mais semana que vem) sobre um acontecimento que nós sabemos como vai terminar.

    ResponderExcluir
  16. Momento flauta: "com o melhor ataque e invicto em casa -- e há dois anos sem título".

    Desculpe, amigos tricolores, eu já vivi esta fase, agora é com vocês. ;)

    ResponderExcluir
  17. Tchê, "EU CONSEGUI ESTACIONAR!!!". Ou esse ano já não tá na moda comemorar vaga?

    ResponderExcluir
  18. O ano do Inter foi bem interessante, pois além deste incidente envolvendo o Grêmio, ainda teve o velho Corinthians tirando mais dois títulos nacionais das mãos coloradas: no primeiro semestre e também no segundo, ao ajudar o Flamengo na penúltima rodada do campeonato.

    ResponderExcluir
  19. Por isso que eu estou LOUCO por um cruzamento com o Curíntia na Libertadores do ano que vem.

    ResponderExcluir
  20. Isso nunca dá certo... é melhor torcer para um cruzamento com o São Paulo e de preferência com o Ceni no gol.

    Tem coisas no futebol que acabam virando uma regra geral. Por exemplo, o Grêmio tomar goleadas no Serra Dourada; o Luxemburgo perder para o Grêmio; o Celso Roth começar bem e terminar mal um campeonato; o FLuminense estar na zona do rebaixamento; o Corinthians e o Juventude levarem a melhor contra o Inter. As vezes acontecem exceções, como o 8x1 do Inter no Ju, mas isso é bem as vezes...

    ResponderExcluir
  21. O caro amigo Roberto demostra flagrante desconhecimento da história de Inter x Corinthians... O Colorado faturou o seu segundo título nacional exatamente sobre o Timão, além de tê-lo batido várias vezes em Copas do Brasil e Brasileirões (incluindo com goleada no Pacaembu).

    Quanto ao Juventude... Foi rebaixado para a terceira divisão com um gol de ADRIANO GABIRU, nosso eterno anti-herói. Mais uma vez, obrigado, Gabiru!

    ResponderExcluir
  22. "As vezes acontecem exceções (...)" (Coutinho, 2009)

    O Gabiru é um Gerador de Improbabilidade Infinita. Se ele tivesse jogando no Grêmio, com quase toda certeza, iria meter uns 2 gols no Maracanã!

    ResponderExcluir
  23. Se o Gabiru é o Gerador de Improbabilidade Infinita, o Autuori é o Gerador de Lero Lero.

    ResponderExcluir
  24. Caros,

    O que vocês acharam da declaração do Victor?

    "Meu nome está em jogo"

    Se o Rospide escalar ele, não duvido que ele feche o gol pra não ficar manchado como um mau profissional... aí um 0x0 passaria a ser um resultado viável.

    Possibilidade ou mera ilusão de um colorado?

    ResponderExcluir
  25. Ele está pensando o que eu pensaria se estivesse no lugar dele. Vejamos:

    - Victor e Réver são os únicos no time que tem chances de serem convocados para a Copa (o Victor está com, digamos, uns 18 dedos das mãos na vaga, ao meu ver).
    - Desse cara, eu não duvido outra atuação como aquela no Olímpico contra o mesmo Flamengo, com Adriano em campo e tudo, onde ele fechou o gol e praticamente garantiu o nome na seleção do Brasileirão (de novo).
    - Ele sabe que está prestes a sair do time, ser vendido para algum clube europeu, e não está afim de manchar a carreira (e melar uma boa venda) por causa de UM jogo.

    ResponderExcluir
  26. Pelos papos que ouvi na rádio hoje, Réver está com uma "contusão" e provavelmente desfalcará a equipe. Souza foi afastado pelo presidente porque falou demais e pode causar constrangimentos no jogo. Acho que o Vitor vai seguir o mesmo caminho, já que foi o jogador que mais partidas jogou pela equipe esse ano e deve estar muito cansado.

    Mas o legal é ver que os colorados estão realmente mobilizados e torcendo pelo co-irmão. Isto mostra que o sentimento gaúcho está acima de qualquer rivalidade local.

    ResponderExcluir
  27. O Rafinha Bastos não conta. Ele vive daquilo que tu faz por prazer: galhofas.

    ResponderExcluir
  28. Mário Sérgio, o sem noção - mas não dá pra dizer que ele não é divertido. =)

    ResponderExcluir
  29. Pra que esse fingimento todo? A direção do Grêmio não tem coragem de assumir que vai botar o pior time que tem pra pôr em campo?

    ResponderExcluir
  30. Porque precisava de uma desculpa pra poder prejudicar o rival. A do Grêmio, é que os jogadores estão com fadiga muscular, que a temporada foi pesada, etc. A do inter, ano passado, foi que havia um outro campeonato a ser disputado. Ou tu acha que o Inter iria entrar com força máxima contra o São Paulo, mesmo sem estar na Sul-Americana? ;)

    ResponderExcluir
  31. O treino realizado na manhã desta sexta-feira no Estádio Olímpico foi realizado com portões fechados.

    Essa é a parte mais engraçada!

    Muitas piadas na minha cabeça sobre o que eles deveriam estar fazendo lá dentro...

    ResponderExcluir