quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

COP15: o resumo da ópera

Sexta-feira passada acabou o COP15 em Copenhagen. Como era de se esperar, nossos políticos discutiram, discutiram e não concluiram nada.

Primeiro, só foram os representantes dos chefes-de-estado. Como não tinham autonomia para resolver muita coisa, só brigaram e falaram bobagens. As ONGs ficaram de fora da discussão, já que sua presença resultaria em uma pressão dentro da sala de conferência e os representantes mundiais iriam se sentir forçados a fazer algo útil.

Os americanos querem decretar uma política intervencionsta nos países emergentes e acham uma besteira essa coisa de efeito estufa. Os chineses não querem saber de mostrar como são as coisas por lá. Os outros emergentes não aceitam ter seu crescimento econômico capado pelos ricos, maiores responsáveis pelo estado como as coisas estão. Os europeus estão se fazendo de salame, como se não tivessem falando com eles. Os fanfarrões só querem avacalhar o negócio. Nas últimas 48h do evento, os "manda-chuva" chegaram na Dinamarca. Lula e Sarkozy ainda tentaram discutir seriamente a questão. Mas Obama, que está sofrendo uma forte pressão do congresso, recuou e preferiu deixar tudo como está.

No fim um acordo tapa-buraco foi proposto. Os países ricos fariam uma "vaquinha" juntando 100 bilhões de dólares para ajudar os emergentes e pobres na questão ambiental. Porém, não haveria nenhuma ação imediata e objetiva para resolver o problema do efeito estufa. Assim, nenhum acordo foi assinado e nada de muito interessante saiu desta reunião. O Protocolo de Kyoto perde sua validade em 2012. Até o momento não existem mais políticas para melhorar a situação a partir desta data. A ONU mostra mais uma vez ser um fantoche sem poder nenhum para resolver as coisas.

3 comentários:

  1. Um dos pontos onde fica mais escrachada a (tragi)comédia da situação é que o documento diz que vai ter a tal "vaquinha" mas não diz quem é que vai dar o dinheiro.

    Uma visão interessante lá de dentro foi a do Thom Yorke (vocal do Radiohead), que conseguiu um passe de imprensa e foi lá cobrir o evento pro blog da banda. Aqui os reports dele: 1, 2, 3, 4.

    ResponderExcluir
  2. Poizé, parece que a coisa vai ter q ficar ainda mais crítica para as pessoas começarem a fazer alguma coisa.
    Uma vergonha, realmente uma vergonha...

    ResponderExcluir
  3. A cena final do COP15 em Copenhagen me fez lembrar o final do episodio III do Starwars: - Então é assim que morre uma república. Aos aplausos e gritos de viva... (ou algo assim).

    ResponderExcluir