sexta-feira, 2 de julho de 2010

Mesa-redonda bola-quadrada: Holanda 2 x 1 Brasil

Planeta: Terra. Cidade: Marselha. Ano: 1998. Semifinais da Copa do Mundo. A Holanda perdia para a seleção canarinho nos pênaltis através de Taffarel, o herói brasileiro. Alguns dias depois, numa das histórias mais mal-explicadas das copas, o principal jogador do Brasil assume a cor do seu país, amarelando contra os franceses. São aquelas coisas que talvez alguém daqui a 50 anos explique em seu leito de morte o que realmente aconteceu naquele dia.

E eu tinha anunciado desde antes do início da Copa que estava torcendo pra a Holanda. Tive que ouvir muitos “keéissoa”, com conotação raivosa. Mas esse post serve pra eu explicar meus motivos. O principal deles foi o jogo das quartas-de-final, anterior ao Brasil x Holanda de 1998. Foi Holanda x Argentina. Meu irmão Junior mandou o link. Que jogaço! Vocês podem conferir os principais lances aqui.

Empolgante, não? Será que se a Holanda tivesse passado pelo Brasil, teria vencido a França na Copa de 1998? Essa é outra resposta que nunca teremos. A Holanda segue uma tradição de ter uma seleção forte: de todas as copas que participou, nunca ficou de fora da segunda fase. Mas sempre morreu na praia, ou a poucas milhas dela. E como me disse o Hisham: “E por acaso quando que a Holanda não mereceu ganhar a copa?”

Faz tempo que a seleção brasileira não me empolga mais. É engraçado relembrar das últimas copas: vibrei tanto em 1994; na seguinte veio o fiasco que já comentei acima; em 2002 tivemos uma grande conquista com Felipão, e em 2006, novamente aquela apatia contra a França, dessa vez por outros motivos; e finalmente, no ano em que estamos vivendo, predominou o calor das famosas irritações. Tenho pena do Dunga pela derrota – até pela coragem de ter enfrentado o principal veículo de comunicação brasileiro – mas ele teve culpa: rolou uma contaminação nos jogadores. Mal começou a partida, e o sangue já estava quente. E os ânimos, exaltados.
Não se ganha uma copa apenas com grito. O grito e a reclamação são recursos complementares, e não decisivos. Faltou esfriar a cabeça na adversidade. Faltou baixar o volume da voz e falar mais pelos pés. Sem trocar os pés pelas mãos. Ou pela boca. E assim o Brasil queimou outra chance de reconquistar a minha paixão e confiança no seu futebol.

Por isso tudo que torci pra Holanda. O que me dá direito a uma última espetada nos leitores: de virada é mais gostoso!

Vamos lá, Holanda. Dessa vez, vai.

P.S.: e as maiores lamentações que escuto dos brasileiros são porque não teremos folga no trabalho na terça-feira. Pode?

21 comentários:

  1. Ver brasileiro torcendo contra o Brasil me deixa triste.

    Acho que o Brasil jogou bem, merecia a vitória. Eu concordo com você quando diz que o Brasil não teve controle. Já tinha dito que as atitudes do Dunga estavam se refletindo na seleção, disse durante o jogo.

    Mas ainda assim, acho que o Brasil jogou melhor que a Holanda e criou mais chances de gol. Ao contrário de 2002, eles me empolgaram e ao contrário de 2006, eles me deixaram orgulhosa.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade o Gustavo, assim como eu, não estava torcendo contra o Brasil. Estamos apenas torcendo a favor de outras seleções.

    E a Holanda tá aí. Se vai ganhar a copa não sei. Mas os caras estão fazendo o mais básico do esporte: vencer! O resto é perfumaria...

    ResponderExcluir
  3. Justamente, não foi secação contra o Brasil. Até começar o jogo, eu estava entre dois corações, tinha dúvidas sobre o que eu iria sentir, pra quem eu iria torcer.

    E o Brasil jogou melhor mesmo, mas só no primeiro jogo. Ontem tivemos dois jogos, de 45 minutos cada...

    ResponderExcluir
  4. Coutinho: como assim o mais básico é vencer e "o resto é perfumaria"? Espírito de competição, dedicação, honestidade, fair play, etc.? Essas coisas são "perfumaria" pra ti onde o básico mesmo é vencer? Eu, por exemplo, prefiro perder com honradez do que vencer roubando. Portanto, honradez pra mim é mais básico no esporte do que vencer.

    Quando duas seleções se colocam uma contra a outra num jogo e tu está torcendo a favor da outra, é logicamente ÓBVIO (e como tu é engenheiro posso dizer isso: "A xor B and A implies not B") que tu está torcendo contra a outra seleção. Esse papo de "só porque torci a favor da outra seleção não estava torcendo contra o Brasil" é retórica vazia.

    Se torceram pela Holanda, torceram contra a seleção brasileira. Fase eliminatória da Copa é um jogo de soma-zero, portanto não há meio termo nisso. Sustentem as suas posições e não venham amenizar com retórica.

    ResponderExcluir
  5. Acho que há uma confusão no "torcer contra o Brasil". O que está acontecendo é que estão torcendo para outros times, não para outras nações. Não vejo mal nenhum nisso. É como um cara do Piauí que resolve torcer pro Flamengo ao invés do time de Teresina.

    ResponderExcluir
  6. Não vejo mal nenhum nisso também (afinal é só futebol).

    Em nenhum momento quis dizer que estavam torcendo pra outras nações, tanto que usei várias vezes o termo "seleção". Estamos falando de um jogo de futebol e referir-se à seleção pelo nome do país é padrão. Em todos os comentários assumi que os nomes do países se referem às seleções, porque obviamente é um absurdo pensar que o Coutinho e o Gustavo pudessem torcer contra a nação brasileira :-) (o que seria isso afinal? torcer que estoure a hiper-inflação, que aumente o analfabetismo e a mortalidade infantil, etc.?).

    Então, que fique claro, assumi que a Alexandra quis dizer "Ver brasileiro torcendo contra [a seleção brasileira] me deixa triste", que o Coutinho quis dizer "Na verdade o Gustavo, assim como eu, não estava torcendo contra [a seleção brasileira]" e o Gustavo quis dizer "Justamente, não foi secação contra [a seleção brasileira]".

    Nesse contexto, interpretei que foi como se o Coutinho tivesse dito em relação ao Campeonato Brasileiro, "não estou torcendo contra o Palmeiras, só estou torcendo a favor de outro time", o que é um argumento que pra mim não cola, já que se tu tá torcendo por um time, está torcendo contra todos os outros sim. Talvez o que o Coutinho e o Gustavo quisessem dizer é que eles não têm uma birra específica com a seleção brasileira e apenas um apreço maior por outras seleções, mas não dá pra se dizer que não está torcendo contra quando na prática se está.

    ResponderExcluir
  7. Se ao torcer para uma equipe vencer estou automaticamente torcendo para outra equipe perder, isto confirma que o objetivo é vencer.

    Como diz o ditado: "o segundo colocado é o primeiro derrotado".

    ResponderExcluir
  8. (...) mas não dá pra se dizer que não está torcendo contra quando na prática se está.

    Claro que na prática está - em relação ao resultado do jogo. Mas em termos emotivos, o "torcer a favor de um" é bem diferente de "torcer contra o outro". Torcer a favor é vibrar, sentir, fazer parte do jogo.

    O nosso exemplo mais conhecido disso é a rivalidade Gre-Nal. Quando um colorado liga a TV e vê o Grêmio jogando com outro time, ele nem precisa saber que time é esse, ele vai torcer contra o Grêmio. Dá pra dizer que esse colorado tá torcendo a favor do outro? Na prática sim, mas como ele pode torcer a favor (vibrar, sentir...), para um time que ele nem sabe qual é? É meramente situacional.

    De acordo com as definições acima, concluo: se eu tivesse torcido contra o Brasil, ficaria alegre ao ver o Júlio César chorando após a derrota, mas foi justamente o contrário.

    ResponderExcluir
  9. Acho que deveria ter dito "Ver brasileiro torcendo para o time que está jogando contra essa seleção brasileira, no momento em que este jogo ocorre, deixa-me triste". ;)

    Vou tentar resumir meu ponto principal. Já que estamos falando de Grêmio e Internacional...

    Gremistas e colorados não deixam de torcer pelo seu time quando este está indo mal. Eu vejo a seleção brasileira da mesma forma. Este é o meu time, é para ele que vou torcer e vibrar. Um colorado não vira casaca quando sei lá quem está apresentando um futebol melhor e mais encantador. Essa brasileira também não!

    Porém, contudo, todavia, compreendo e respeito que outras pessoas vejam a seleção brasileira de forma diferente.

    ResponderExcluir
  10. Mmmm, interessante o teu ponto.

    Mas pessoalmente não comparo a torcida pela seleção com a do meu time. Eu torço pelo Inter por uma série de fatores, que vão desde a "herança" de meu pai até a identificação com a história e o jeitão do clube. Eu escolhi torcer por esse time e essa paixão é, de certa forma, incondicional - tanto que o Inter não "jogou bem" durante toda a década de 80 e 90, e mesmo assim não desisti nem virei casaca!
    :-)

    E só porque nasci brasileiro não sinto obrigação de torcer pela seleção brasileira. E quando a coisa não tá boa (principalmente por fatores que não são técnicos) me dou o direito de "não torcer a favor"

    ResponderExcluir
  11. Não acho que vai dar Holanda, vai dar Alemanha...

    Essas copas são tudo carta marcada...

    ResponderExcluir
  12. Minha torcida está pela Alemanha e pelo Uruguai...

    Mas um pensamento passou pela minha cabeça hoje. Como é típico do folclore da história das Copas, será que essa Alemanha destruidora que está se apresentando com essas goleadas, não é na verdade um Golias que se desenha para tornar mais épico o enfrentamento com um certo David (Villa)?

    ResponderExcluir
  13. Eu fiz uma enquete brincadeira no aniversário do Hisham para saber quem estava torcendo pela seleção. O que aconteceu foi que ninguém disse que estaria torcendo por ela. E agora vendo o post Gustavo e as discussões de vocês eu fiquei me perguntando pq isso acontece. Bom pra entender o todo eu comecei tentando entender
    pq eu não tenho vontade de torcer pela seleção e pq eu não tenho *mais* (torci muito pela seleção de 94 e a de 2002) vontade de assistir os jogos dela.
    1 - Acho o Ricardo Teixeira e a sua CBF um bando de canalhas
    2 - Quem escala o time é o Ricardo Teixeira e não o técnico
    3 - A imprensa (mais a Globo) sempre puxa o saco dos mais incompetentes e queima os quem tentam fazer alguma coisa
    4 - Odeio jogador pipoqueiro
    5 - Odeio jogador que se esconde na hora que o time mais precisa
    6 - A seleção Brasileira hoje é mais um produto de grife do que um time
    7 - Odeio futebol sem objetivo

    ResponderExcluir
  14. Que fique registrado nos autos: eu não participei da enquete =)

    ResponderExcluir
  15. Já eu tô torcendo é pro Klose passar o Ronaldo em número de gols.

    PS - Dá-lhe Holanda!

    ResponderExcluir
  16. Bah! Os jogos dessa copa confirmam que a Holanda só joga pelo resultado mesmo. Uma coisa é entrar duro como Argentinos, a outra é entrar pra dar nos tornozelos e joelhos alheios, como fizeram ontem e contra Portugal na copa passada. Que o digam Boulahrouz e De Jong, os carniceiros de plantão.
    Sobre o Golias que está se desenhando, também tenho esse medo. E a imprensa espanhola ajuda bastante nisso. Nunca tinha visto tanta parcialidade esportiva.
    Se querem um exemplo, o www.marca.com chegou a fazer um especial de tanto que falava mal dos árbitros, principalmente depois da derrota para a Suiça. Coincidentemente não se fala mais disso depois de um gol impedido do Villa e de empurrões e cenas do Capdevila.
    Sou sempre pelo Brasil, mas nessas situações, que seja a Alemanha, que finalmente tem um meio inteligente com Özil e Schweisteiger.

    ResponderExcluir
  17. Putz, queimei a lingua falando da alemanha...

    ResponderExcluir
  18. Sou sempre pelo Brasil, mas nessas situações, que seja a Alemanha, que finalmente tem um meio inteligente com Özil e Schweisteiger.

    Não assisti o jogo, mas segundo um comentário da UOL: "Podolski, Ozil e Trochowski sumiram. Schweinsteiger não encontrou espaço para avançar. "

    Não sei se a Alemanha entrou pro jogo em clima de "já ganhou", só sei que a Holanda vai ter que se cuidar. A Espanha tá com um esquema tático muito bom.

    ResponderExcluir
  19. "entrar pra dar nos tornozelos e joelhos alheios"

    Pelo menos não pisaram no adversário...

    E ao contrário do Uruguai na terça, a Alemanha se encolheu. Mereceu perder!

    Já que as 2 seleções por quem eu estava torcendo desde antes da copa começar estão na final, que vença o melhor! E que o Uruguai fique em terceiro!

    ResponderExcluir
  20. Olha, a copa de 82 pra mim foi a maior decepção que já vi em termos de torcer para futebol arte. Pra mim, a última copa que quem mandou foi o futebol arte foi em 86(México-Argentina). Depois disso, estabeleceu-se o conceito de jogador-atleta-força. E hoje em dia, quem ganha é quem planeja, aliado ao futebol força. Por isso que Holanda ganhou do Brasil (seleções, Hisham). Bem, antes de começar a copa, falei pra várias pessoas aqui que quem ganharia a copa seria a Espanha(seleção, Hisham). Vamos ver se deveria ter jogado num buquiméqui. Moser

    ResponderExcluir