segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Kikitos de Gramado: você é o famoso quem?

Como bem disse o Chico, cá estamos em Gramado, no Festival de Cinema em sua trigésima sétima edição -- ele trabalhando para a TVCom e eu como ilustre membro do Júri Popular. Eu e mais onze criaturas, provenientes dos mais diversificados lugares, temos a atribuição de laurear um longa nacional e outro latino com a premiação de Melhor Filme pelo Júri Popular. As regras são claras: não posso comentar os filmes nem mesmo com os meus colegas, apenas no dia da premiação poderemos conversar sobre nossas impressões.

Mas nada me impede de fazer um relato de bastidores...

Pensei em fazer uma descrição dos meus colegas de júri, mas demoraria muito. Vamos à parte folclórica mesmo.

É muito engraçado ser um anônimo com relativa importância no meio de um monte de gente famosa (ou mais ou menos famosa), ainda mais se o anônimo for um iconoclasta como eu, que não leva quase ninguém muito a sério. Enquanto alguns tietam, eu tiro sarro. A cada novo entrevistado pela equipe da Rede TV, eu lembrava de Alberto Roberto desferindo uma das suas frases cabedais: "E você é o famoso quem?". Era o que mais tinha ontem à noite: "famosos quem" por todos os lados.

É engraçado ver as "famosidades" e artistas de verdade de perto. Oscar Magrini come de boca aberta, por exemplo, o que fica ainda mais engraçado com o chapéu que ele usava (que, de acordo com as opiniões femininas recolhidas na ocasião, faziam ele parecer uma mistura de Indiana Jones com Beto Carreiro -- mais para o segundo que para o primeiro) e Vivianne Pasmanter tem um semblante tão sereno e luminoso (sim, essa é bonita mesmo) que tu tem certeza que tu vai te apaixonar por ela.

Mas o divertido mesmos foi quando eu e o Chico divisamos um ator da Record que lembra muito o Dolph Lundgren (Deus sabe o nome dele), e o Chico disse:

- Alguém tinha que um dia chegar nele e dizer: e aí, Drago, muitos esteróides?

18 comentários:

  1. Não era o Drago! Era o Soldado Universal!

    ResponderExcluir
  2. O Dolph Lundgren era o Drago do Rocky IV sim!!

    Se isso virar uma discussão de assuntos balbonianos, vou ser obrigado a invocar novamente a presença do Cadu! :)

    ResponderExcluir
  3. Não disse q não era!

    Eu disse q os guris tinham confundido o personagem na festa (ã ã, hein hein?).

    Tá tá... piada sem graça :(

    ResponderExcluir
  4. O Ivan Drago assume a identidade de Dolph Lundgren no mundo real.
    Depois de ter tomado um pau do Rocky Balboa, e ter sentado a mão no integrante do Politiburo que patrocinava ele, deve ter sido morto pelo regime comunista.

    Ele era forte, mas tinha pouco carisma. Não se compara ao Apollo Creed, que aliás foi morto pelo próprio Drago durante uma luta que durou 2 assaltos.

    ResponderExcluir
  5. Pouco antes de derrubar o Dolph, Rocky diz a Ivan Drago, com o palito no canto da boca:
    "Você é um cocô!"

    ResponderExcluir
  6. Acho que você confundiu o Rocky com algum outro personagem que o Sylvester fez, pra não morrer de fome.

    ResponderExcluir
  7. Aliás, a cena do Rocky derrubando o Drago é extremamente educativa. O Rocky te mostra o que fazer, em frente a um russo, que tem um soco de 2150 libras, depois de ficar 15 assaltos suportando os socos dele.

    ResponderExcluir
  8. Eu sabia que falar de Rocky e chamar o Cadu era a coisa certa a se fazer.

    ResponderExcluir
  9. Hisham, sempre cutucando a onça com a vara curta...

    ResponderExcluir
  10. Que nada, eu só tento promover o compartilhamento de conhecimento. :)

    ResponderExcluir
  11. Rocky não é apenas uma série de filmes, é uma filosofia de vida. Ponto.

    ResponderExcluir
  12. Gustavo, um sujeito que gosta de Kieslowsky citando Stallone Cobra -- em sua dublagem em português! ;D

    Momento cultura MUITO inútil: cês lembram que o Dolph Lundgren fez a primeira versão para o cinema do Justiceiro da Marvel?

    ResponderExcluir
  13. Gustavo, eu concordo 100% com a sua afirmação. Muita coisa na minha vida foi pautada pelos filmes do Rocky. Principalmente aquele primeiro que ganhou o Oscar.

    Ulisses: Bah, eu vi esse filme. Ele era toscão. Lembro vagamente do Dolph Lundgren com cara de doente, todo de preto, carretando uma arma gigante. Lembro que pensei: "Bah, então ele não é russo de verdade.".

    ResponderExcluir
  14. Aliás, o Justiceiro é um caso interessante das adaptações de HQs para cinema: já foram feitos três filmes com o personagem (1989, 2004 e 2008 -- este, aliás, saiu direto em vídeo no Brasil), sempre com diferentes protagonistas, e nenhum emplacou.

    ResponderExcluir
  15. Minha suspeita é porque o personagem não é pop o suficiente. Já tive minha fase na infância/adolescência de ler Marvel e afins e li histórias de X-Men, Homem Aranha, Quarteto Fantástico, Thor, Homem de Ferro, Batman, Superman, etc... e nunca li nada do Justiceiro.

    Aliás, da minha infância de HQs só o que falta é fazerem filme dos Vingadores. Mas acho que esse aí já deve estar pra sair também, tendo em vista o(s) filme(s) do Homem de Ferro (que eu ainda não vi) e os papos de filme do Capitão América.

    ResponderExcluir
  16. Sim, há um projeto para lançar um filme dos Vingadores em 2012. Não só Homem de Ferro é indicativo disso, como também o último Hulk (que conta com rápida participação de Tony Stark).

    Aliás, parece ser plano da Marvel fazer com os seus filmes o mesmo que com as HQs, ligar uma trama à outra, de forma que tenha que ser ver todas as películas para entender todos os aspectos de uma "história maior".

    E não só há um projeto do Capitão América, como também de Thor. Por sinal, há um calendário de datas de lançamento (ao final desta matéria).

    ResponderExcluir