quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Kikitos de Gramado: a Xaga de Xuxa

Para quem não sabe, o que se prenuncia ser o evento maior deste 37o Festival de Gramado será hoje: a entrega de um prêmio especial para Xuxa, por sua "contribuição ao cinema nacional".

Hein? Como assim? Como que filmes (se é que são dignos deste nome) como Xuxa Requebra, Xuxa e os Duendes, Super Xuxa Contra o Baixo Astral podem ser considerados "contribuições" para alguma coisa, além, talvez, da disseminação do mau gosto? Pois é, amigos, a homenagem leva em conta os mais de 30 milhões de ingressos que seus filmes venderam -- um cálculo viciado, já que contabiliza cinco filmes com os Trapalhões, alguns deles com a formação original, sempre sucesso por si sós.

O interessante é que a filmografia de Xuxa que consta na programação oficial e no material de imprensa omite as produções prévias à fase familiar dos filmes de Maria da Graça Meneghel. O mais conhecido, lógico, é Amor Estranho Amor, de 1982, célebre por uma cena em que ela transa com um menor de idade (daí ela ser a "Rainha dos Baixinhos", por supuesto). Mas há algo infinitamente mais vergonhoso, uma obra anterior, chamada Fuscão Preto.

Também realizado no início da década de 80, o filme tinha um Fuca com personalidade, aos moldes do familiar Herbie, só que com intenções infinitamente mais escusas, como sua cor indica. E sim, é baseado na música "crássica" de Almir Rogério.

No filme, Xuxa transa com o carro (isso mesmo), enquanto se apaixona por ele. Neste vídeo do Youtube (o número musical do filme -- atentem para a cena a 2min30m) dá para ter uma ideia do tipo de passado Xuxa quer se desvincilhar. A tosqueira e o mau gosto são os mesmos. Só mudou o lado pudico.

Esta é só a introdução para um texto do Chico, que vai dar um relato de bastidores -- incluindo a chegada triunfal de Xuxa num helicóptero. Aguardem.

6 comentários:

  1. ÓTIMO!!! PARABÉNS XUXA VC É 10 AOS FUSTRADOS SÓ LHE RESTAM RECLAMAR...
    ABS

    ResponderExcluir
  2. Xuxa!!! Já ssisti alguns do seus filmes no Cimena na verdade foram poucas as vezes que sai de casa pra assistir filmes nacional a na maioria foram os seus.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho muito que agradecer à Xuxa: a Taís disse que só quer ter filhos depois que ela se aposentar!

    ResponderExcluir
  4. Comentando pra avisar que o cinema brasileiro passa longe de Gramado. Lá são vistos os atores de NOVELO da Rede Globo. Só isso.

    (P.S.: Que bela interpretação da Xuxa. Marlon Brando jamais conseguiria simular aquela queda com tanta naturalidade, espontaneidade e veracidade. Oscar pra ela!)

    ResponderExcluir
  5. Aguardem o post do Chico sobre os bastidores (estou me segurando para não adiantar o discurso dela).

    As pessoas podem assistir o que elas quiserem. Só que, indubitavelmente, o trabalho cinematográfico dela é horroroso.

    Aliás, rola o boato aqui em Gramado que ela cobrou um cachês para vir receber o prêmio -- e não foi pouca coisa... Belo ídolo.

    ResponderExcluir
  6. Eu vou postar. E não esperem elogios à Xuxa.

    ResponderExcluir