domingo, 16 de agosto de 2009

Les Paul (1915-2009)

O Sílvio perguntou se não iríamos comentar nada sobre a morte de Les Paul, ocorrida essa semana. Para muitos fãs de rock não é um nome conhecido; para muitos músicos é o nome de um modelo de guitarra -- aliás, a guitarra que ilustra o pôr-do-sol-desafinado desse blog. Mas antes disso, Les Paul foi um músico que emplacou hits #1 nos anos 40 e que seguia na ativa tocando jazz aos 94 anos de idade.

O legado maior dele foi, mais do que a música, as inovações que ele contribuiu para a música. Graças a pessoas como ele, Adolph Rickenbacker e Leo Fender, a guitarra deixou de ser um "violão amplificado". Um inventor de mão cheia, a quem a gente deve muita coisa -- não necessariamente o design da Gibson Les Paul, que ele aprovou mas não foi o arquiteto principal -- mas outras ainda mais importantes. Em particular, ele foi o primeiro a fazer gravação multi-canal:
"Em 1948, a Capitol Records lançou uma gravação que havia começado como um experimento na garagem de Paul, intitulada "Lover (When You're Near Me)", na qual Paul tocou oito partes diferentes na guitarra, algumas gravadas em meia velocidade, portanto soando no dobro da velocidade quando tocadas normalmente para a produção da gravação master. ("Brazil", similarmente gravada, estava no lado B.)

Esta foi a primeira vez que gravação multi-canal foi realizada. Estas gravações não foram feitas com fita magnética, mas com discos de acetato. Paul gravava uma trilha em um disco e então gravava a si mesmo tocando uma segunda parte junto com o disco em um segundo disco e assim sucessivamente. Ele construiu a gravação multi-canal com trilhas sobrepostas, ao invés de paralelas como ele mesmo fez mais tarde. Até chegar em um resultado com o qual estava satisfeito, ele descartou aproximadamente 500 discos de acetato."
Ouçam e apreciem.

Não tem como não lembrar dos experimentos do Brian May décadas depois. O fato de que Les Paul conseguiu esse resultado fantástico usando um método muito mais rudimentar já em 1948 diz muito... é um nome que ficará gravado não só no headstock das nossas guitarras, mas na história.

Felizes dos que conseguiram assisti-lo ao vivo tocando no clube de jazz em NYC onde ele se apresentava todas as segundas com a sua Gibson Les Paul Recording (talvez a LP mais esquisita de todas, por muitos renegada, mas incrivelmente favorecida pelo próprio guitarrista que deu o nome à série de instrumentos).

2 comentários:

  1. Achei este outro video do LP tocando em 2006, no club de jazz que o Hisham citou... Vejam que musica ele toca na sequencia! Pena que o video eh cortado logo no inicio... Muito legal!!!
    http://www.youtube.com/watch?v=Wnnt9-EgUxQ

    ResponderExcluir
  2. Caralho, o sujeito estava tocando AINDA? Venerável.

    ResponderExcluir