terça-feira, 25 de agosto de 2009

Mesa-redonda bola-quadrada: Grêmio x Atlético-MG, Palmeiras x Inter

E lá vamos nós para mais um Mesa-redonda Bola-quadrada! Parece que este blogueiro colorado não anda muito animado em escrever sobre os acontecimentos futebolísticos ultimamente... ;-) Mas a explicação dessa vez é que eu estava esperando as fotos do jogo do Zequinha. Mas vamos guardar o melhor pro final e falar primeiro da Série A.
  • Grêmio 4x1 Atlético-MG
  • Palmeiras 2x1 Inter
Grêmio jogando em casa - já nem é mais surpresa: imponente vitória tricolor. Domingo à tarde eu comentava mesmo com um gremista que a torcida do Grêmio ajuda tanto o time que até parece que os jogadores se acostumaram e não conseguem jogar mais sem esse handicap a favor. :-)

Já o Inter perdeu outra, desanimando de vez quem achava que as vitórias depois do Japão eram indicativas de uma nova guinada. Não só perdeu como jogou pior: a falta de finalizações no primeiro tempo chegou a virar motivo de piada entre nós que assistíamos a partida.

Mas o grande evento esportivo do fim de semana foi a rodada de volta dos mata-matas da segunda fase da Série D: o Sol Desafinado estava lá no Passo da Areia para acompanhar o São José na árdua tarefa de vencer o Londrina!

Dos editores do blog fomos eu e o Gustavo, acompanhados dos amigos Fábio, Flávio e Sérgio Medeiros, esse último nosso comentarista e presença assídua do blog, que também tirou as fotos (os demais solistas todos furaram, com desculpas acadêmicas,
trabalhistas e/ou esfarrapadas).

O Zequinha precisava vencer pois dois gols pra reverter o 3x1 de Londrina. "Um gol por tempo", aquele velho papo. Quando chegamos no Passo da Areia, já estava 1x0 pro São José. Parecia questão de tempo! O time estava empolgado, a pressão era grande, mas o gol não entrava. No meio do jogo o Sérgio me disse "esse goleiro tá com toda pinta que, se estiver 1x0 ainda no fim do jogo, ele vai correr pra área".

Proféticas palavras. Nos últimos minutos, lá foi o goleiro Rafael. Chegou até o meio do campo e começou a literalmente empurrar os zagueiros em direção ao ataque, e saiu correndo para a área para dar o exemplo. Cobrança do escanteio, confusão na área e a bola escapa pelo lado em direção à linha de fundo. O atacante do São José intercepta a bola de bicicleta, mandando-a de volta para o centro da área... e quem está lá para recebê-la? O goleiro Rafael, que emenda outra bicicleta em direção ao gol! Infelizmente o goleiro adversário defendeu aquele que seria o gol mais lindo dos últimos tempos em qualquer divisão no futebol brasileiro -- duas bicicletas consecutivas resultando num gol de goleiro que seria o gol da classificação... pena que não entrou!

Além das emoções do futebol, outro aspecto interessante foi conhecer um pouco do mundo dos jogos dos times menores. O jogo foi com ingresso liberado nas arquibancadas (R$10 nas cadeiras) e teve bom público, até. O que nos chamou a atenção foi a gurizada que comandava os cantos e batucadas: uma espécie de Popular/Geral juvenil. Era engraçado vê-los adaptando as músicas de outros times (as que eu conhecia eram as do Inter, assumo que as demais eram as do Grêmio) cantando coisas como "minha camisa celeste, e a cachaça na mão... o Passo da Areia me espera para começar a festa!" (com a devida estranheza ao tentar encaixar "Passo da Areia" na métrica da letra). De qualquer forma, muito legal ver a piazada do bairro se divertindo com o futebol local.

Outra coisa que me surpreendeu foi a torcida adversária. Minha estimativa é que eles lotaram um ônibus de torcedores para vir até Porto Alegre empurrar o Londrina, e vieram com faixas, instrumentos e muita energia. O Londrina é um clube com considerável torcida (sétima maior média de público da Série D até agora) e pega na próxima fase o Chapecoense, o outro representante do Sul do Brasil ainda na competição.

Os times que ganharam a simpatia dos Solistas Desafinados todos classificaram: São Raimundo, Alecrim e Macaé estão na terceira fase. Aqui está a lista dos próximos confrontos:
  • Cristal (AP) x São Raimundo (PA)
  • Sergipe (SE) x Alecrim (RN)
  • Macaé (RJ) x Tupi (MG)
  • Uberaba (MG) x Araguaia (MT)
  • Chapecoense (SC) x Londrina (PR)
É isso aí então... a Série D se encerra para o Rio Grande do Sul, mas nós aqui do blog continuaremos acompanhando a competição!

9 comentários:

  1. Minha ausência no jogo foi por motivo trabalhista, legítima, e imensamente lastimada. Queria muito ter visto essa batalha (de graça, ainda por cima). Uma pena esse gol de bicicleta não ter acontecido.

    E, pôxa, vocês não viram o gol do Zequinha????

    ResponderExcluir
  2. Uma lástima, mesmo. E, quanto ao lance das bicicletas, acho que até os Deuses do futebol acharam demais. :)

    Agora, o Alecrim vai engolir este Sergipe miserável.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, nem com toda a nossa torcida deu para o Zequinha se classificar...

    Agora o Alecrim é o único representante do Rio Grande na Série D :-)

    ResponderExcluir
  4. Valeu a torcida mas nao foi dessa vez 1x0 e um banho de bola que nao adiantou mta coisa..

    a torcida em questao do Zeca se chama Os Farrapos e esta presente em todos jogos em casa e os que sao viaveis fora..

    se possivel mandem as fotos do jogo pro meu email/msn leandrobc_2003@hotmail.com

    e sabado tem jogo contra o inter! se quiserem prestigiar, estao convidados
    valeu (x

    ResponderExcluir
  5. Beleza! Tava bonita a festa dos Farrapos lá. Cantaram o tempo inteiro.

    Te mandei por email o link pras fotos do Sérgio, e tem mais chegando assim que o Gustavo e o Fabio enviarem as deles.

    ResponderExcluir
  6. E pra quem tiver estranhado o tal jogo do próximo sábado: o time B do Inter está jogando a Copa Arthur Dallegrave. Fui ver a escalação e alguns nomes do time são conhecidos: o time que venceu o primeiro jogo foi com Agenor; Daniel, Gustavo, Wagner Silva e Juan; Juliano, Josimar, Wagner Libano (Élton) e Tales (Lima); Marinho (João Paulo) e Leandro. Pro segundo o jogo estava bem desfigurado porque o sub-20 do Inter foi fazer uma excursão na Europa e acabou perdendo pro Brasil-PE. A terceira rodada é o jogo de sábado contra o São José.

    ResponderExcluir
  7. Peleia da braba para o Pantera agora!

    E pena que não fui no jogo, passei o findi inteiro fazendo um trab para essa semana...

    ResponderExcluir
  8. Aqui estão as minhas fotos no Zequinha!
    Já mandei o link pro email do Leandro também.

    ResponderExcluir