terça-feira, 3 de novembro de 2009

Mesa-redonda bola-quadrada: termina a Série D!

Pois é, amigos. Como vocês viram pelo atraso do MRBQ, os interessados em futebol do blog parece que andaram todos meio desanimados com o esporte... também, Inter e Grêmio não estão empolgando muito ultimamente, como se nota pelos resultados das últimas rodadas:
  • São Paulo 1x0 Internacional
  • Grêmio 3x1 Avaí
  • Santo André 2x0 Grêmio
  • Internacional 0x1 Botafogo
O mais incrível é que no jogo contra o SPFC o Inter jogou bem -- todo mundo saiu do jogo dizendo que o resultado mais justo seria um empate. O Grêmio chegou a dar alguma esperança pra torcida no jogo contra o Avaí, mas a derrota pro Santo André tirou qualquer dúvida que o campeonato esteja efetivamente encerrado. Já no Beira-Rio, depois da derrota pro Botafogo, a mudança de discurso é deprimente.

Por isso, não vamos mais falar disso, e sim falar de um assunto mais alegre: a gloriosa Série D, porque enfim, temos um campeão!

O São Raimundo Esporte Clube é o mais novo Campeão Brasileiro! O Pantera Negra conquistou a Série D com uma vitória de 2x1 em casa sobre o Macaé, levando o título pela regra do gol fora de casa, já que no Rio de Janeiro havia perdido por 3x2. Não tenho como não citar o site oficial do alvinegro que relata as emoções desse jogo que ficará para a história como a primeira grande final da Quarta Divisão:

Um jogo que começou bastante nervoso com o São Raimundo se lançando para o ataque buscando quebrar a vantagem do Macaé que jogava pelo empate. E foi logo aos 10 minutos que o Pantera encontrou o caminho das redes, mas infelizmente Rafael Oliveira estava em posição de impedimento e o lance foi anulado pelo assistente potiguar.

Por outro lado, o Macaé que veio a Santarém disposto a cumprir com a força do regulamento aos poucos foi cansando o ímpeto e a pressão alvinegra, e ao adiantar a marcação envolveu o São Raimundo, passando a dominar o jogo fazendo aparecer a estrela de Labilá em duas chegadas fortes do time fluminense.

já com a torcida bastante impaciente o primeiro tempo encerrou com a taça nas mãos do Macaé. Porém, na volta para o segundo tempo o São Raimundo veio decidido a conquistar o título e logo no comecinho Michell tabelou com Ceará, invadiu a área e bateu forte mas Lugão espalmou de mão trocada pra escanteio.

Entretanto, foi o Macaé quem abriu o placar aos 16 minutos da etapa derradeira com Léo Santos que aproveitou a falha da zaga para estufar as redes alvinegras calando o Barbalhão.

Lúcio Santarém resolveu agir e substituiu Luís Carlos Trindade por Hélcio e a mexida surtiu logo efeito. Hélcio numa bela jogada individual bateu cruzado e encontrou Déo Curuça na pequena área que só escorou para o fundo do barbante, mas novamente a jogada foi anulada pelo trio potiguar.

Por volta dos 27 minutos a história do jogo começou a mudar, depois de uma bela triangulação a bola sobrou para Michell empatar o jogo e acordar as mais de 17 mil vozes nas arquibancadas. Não demorou muito e Rafael Oliveira virou o jogo para o São Raimundo incendiando de vez a torcida mocoronga no Estádio Colosso do Tapajós.

A virada favorecia o Pantera e o Macaé finalmente se abriu e por muito pouco Ceará não marcou o terceiro gol alvinegro em outra bela triangulação. Já com a entoação de "É campeão" vinda das arquibancadas o São Raimundo só esperou o trilar do apito para levantar o título histórico para Santarém e o maior do clube depois de 65 anos de fundação.

Parabéns ao São Raimundo! Parabéns a Michel, do São Raimundo, artilheiro do campeonato! E boa sorte aos quatro classificados que disputarão a Série C ano que vem: São Raimundo, Macaé, Alecrim e Chapecoense. Um representante do Norte, um do Sudeste, um do Nordeste e um do Sul. Realmente, como eu disse lá na abertura do campeonato, a Série D é o mais brasileiro dos campeonatos!

Foi muito divertido acompanhar essa disputa e aprender um pouco mais sobre esse outro lado do futebol no Brasil. Muita gente nos perguntava "mas por que diabos cobrir a Série D?", mas além do que o fator insólito da coisa -- que foi, é claro, a motivação inicial -- acho que acabamos todos genuinamente interessados nos resultados e nos divertindo verdadeiramente como torcedores, especialmente pela zoação entre amigos. Afinal de contas, a graça do futebol está na diversão que a gente tira dele, e isso independe de nível: esses dias vi no Youtube os gols de Milan 3x2 Real Madrid e dei risada com o comentário de um torcedor madrilenho que disse algo como "ai, Real, tu só me dá desgosto..." E olha que ele tem Kaká e Cristiano Ronaldo no time dele. E a gente aqui reclamando do Inter e do Grêmio... :)

6 comentários:

  1. Dá lhe Pantera :-)
    E dá-lhe o glorioso Alecrim também :-)

    ResponderExcluir
  2. Eu sabia que Pantera não ia me decepcionar!!!
    Parabéns ao alvinegro!
    Parabéns ao Michel (será que ele não topa jogar no Grêmio? ahuiehauh)
    E parabéns ao povo paraense!

    E ano que vem estaremos de volta com novas emoções da Série D! E se bobear acompanhar os clubes que subiram esse ano para a Série C ;)

    ResponderExcluir
  3. Galera, foi divertidíssimo acompanhar a Série D. Não fosse por ela, dificilmente saberíamos que existem estes clubes cheios de histórias e folclore. A minha única lástima foi não ter ido ao jogo do Zequinha acompanhando ao vivo pela galera do Sol.

    Sei que está longe para projetar, mas espero que façamos o mesmo no ano que vem, desta vez com times diferentes e novas emoções. Mas, claro, sempre dando aquela olhadinha na tabela da Série C, para matar a saudade dos nossos "times do coração".

    Por sinal, acho que somos pés-quentes: certamente ninguém esperava que, de todos os participantes da quarta divisão, logo aqueles que nós escolhemos apoiar iriam até a reta final, se classificando para a terceira divisão -- o que deixou o processo inteiro ainda mais divertido.

    Parabéns pro Pantera, primeiro campeão da série D da história!

    ResponderExcluir
  4. Como diria o Quico:

    "POIS NUM DEU."

    Brincadeiras à parte, comentei com o Ulisses no fim de semana: a gente realmente deu sorte. Agora temos times pra torcer na série D e na série C!

    ResponderExcluir
  5. E falando em insólito, as diferentes conotações nas palavras nos brindam com frases como essa:

    "incendiando de vez a torcida mocoronga"

    ResponderExcluir
  6. Olha, me desculpem os que andam falando de sorte, mas eu sempre soube que o Alecrim ia subir :-D

    ResponderExcluir