sexta-feira, 10 de julho de 2009

Mesa-redonda bola-quadrada: termina a Recopa, começa a Série D!

Bom, não vou gastar muito tempo na rodada esportiva do meio de semana. Basta dizer que o Inter tomou 3x0 da LDU em Quito já no primeiro tempo, deixando escapar mais uma taça. Na Libertadores, 0x0 na Argentina; Cruzeiro e Estudiantes decidem em Belo Horizonte.

Mas a notícia blogosférico-esportiva da semana é que esta semana começou a Campeonato Brasileiro Série D, que ganhará cobertura aqui no Sol Desafinado! Sim, senhoras e senhores, a partir desse ano o Brasil conta com uma Quarta Divisão!

Alguns motivos por que a Série D é legal e merece destaque:
  • Porque é o mais brasileiro dos campeonatos. É o único Campeonato Brasileiro com representantes de todos os estados (exceto o Acre, já que nenhum time de lá apareceu pra jogar -- sério!). Os melhores colocados de cada campeonato estadual (que já não estejam disputando alguma divisão superior, óbvio) têm direito de participar.
  • Porque é organizada em grupos, com fases eliminatórias e finais. Ou seja, a tabela é como uma Copa do Mundo gigante. A diferença é que os grupos são divididos geograficamente, mais ou menos como o sistema de conferências da NBA. Assim, os clubes começam com poucos gastos com viagem e à medida que progridem na competição, vão jogando partidas mais longe de casa.
  • Porque torna o futebol mais includente. Pra quem viu a notícia e pensou "quarta divisão? que esculhambação é essa?", saibam que na Alemanha existem 12 divisões, e na Inglaterra, mais de 20. A ideia é que o mesmo sistema esportivo comporta desde os times topo-de-linha até competições semi-profissionais municipais. Isso mostra uma valorização a todos os níveis de esporte, não apenas aqueles que lucram milhões.
  • Porque torna o futebol mais competitivo. Ao acabar com a Série C de 64 times e instituir uma Série C de 20 clubes (como as Séries A e B) e uma Série D de 40, isso dá aos clubes menores uma chance de jogarem um campeonato com rivais do seu próprio nível, dando a mais times uma chance de efetivamente disputarem um título, e não apenas participar.
E concluídas as apresentações, vamos a uma geral da primeira rodada de Série D! Temos três times gaúchos na competição: o Ypiranga de Erechim, o São José de Porto Alegre (o Zequinha), e o Pelotas.

O São José e o Pelotas estão no Grupo A10, junto com o Brusque (SC) e o, acreditem, "Corinthians Paranaense", que já foi conhecido pelos nomes de Malutrom (quando chegou até a fazer bonito na Copa João Havelange) e depois J. Malucelli -- é um clube-empresa que resolveu virar uma "franquia" do Corinthians, explorando o fato do clube paulista ter grande torcida no Paraná. O Pelotas empatou em 1x1 com o Timão-Fake e o Zequinha meteu 2x0 no Brusque fora de casa.

Já o Ypiranga está no Grupo A9, junto com o Londrina (PR), Chapecoense (SC) e o Naviraiense (MS). Esse último, pelo visto, caiu nesse grupo porque tem tantos gaúchos no Mato Grosso do Sul que eles viraram praticamente sulistas honorários. O Ypiranga empatou com o Chapecoense. Já o Londrina perdeu em casa por 1x0 para o glorioso verde-laranja de Naviraí.

Outros resultados de destaque foram a goleada de 3x0 do Santa Cruz (PE) sobre o CSA (AL) em pleno Estádio Rei Pelé nas Alagoas, e a vitória fora de casa do Tocantins de Palmas sobre o Cristal (AM) por 1x0, primeira vitória do clube em uma competição nacional.

Pronto, agora vocês estão mais informados sobre este novo e empolgante capítulo da história do esporte brasileiro. Quem deve ter gostado dessa novidade são clubes como o Fluminense e o Bahia, que já amargaram rebaixamentos para a terceira divisão: agora o fundo do poço do futebol brasileiro é mais embaixo! Olhando por esse ângulo, até parece que disputar a segundona nem é mais tão "vergonhoso" assim...

27 comentários:

  1. Preciso mesmo dizer por que não apareceu nenhum time do Acre?

    ResponderExcluir
  2. Eu, por outro lado, destaco a rivalidade entre Roraima e Rondônia, estados que se odeiam por terem nomes parecidos (e o resto do país sempre confundir um com o outro) e que sáo não entram em guerra porque tem um Amazonas inteiro entre os dois. Pois bem, esta rivalidade foi concentrada num novo-clássico do futebol nacioal, Roraima (nada menos que o time que leva o nome de todo o estado) versus Genus, legítimo representante rondoniense. No primeiro conflito, 2x1 pro Roraima.

    Mas feliz eu fiquei mesmo foi com a vitória do meu terceiro time do coração (depois do Inter e da S.E.R. Costa da Serra, de Montenegro), o Alecrim do Rio Grande do Norte, que se candidata a campeão já na primeira rodada ao vencer o tradicionalíssimo Ferroviário do Ceará em pleno estádio Elzir Cabral, casa do adversário.

    ResponderExcluir
  3. Bah, a disputa entre Roraima e Rondônia é algo a ser acompanhado de perto mesmo! Até porque provavelmente só um vai passar no Grupo A1, que tem excepcionalmente 3 times (devido à desistência acreana) e que conta também com o Nacional do Amazonas, que é um time de mais tradição na região (já tendo jogado inclusive Primeira Divisão).

    Quanto ao futebol do RN, confesso que minha simpatia fica mais para o América de Natal (atualmente na Série B), que tem um dos melhores hinos do futebol mundial, e o Potiguar de Mossoró (Série C), o grande alvirrubro, rival do tricolor Baraúnas.

    ResponderExcluir
  4. Sei que sou o único gremista (por enquanto) na discussão, mas realmente não vamos comentar mais um título perdido pelo Inter?

    Deixando de lado o lado torcedor/secador, ficou uma impressão deste jogo de ontem: o Inter está misteriosamente perdendo suas forças, que pareciam infinitas até pouco mais de um mês atrás. Será que somente a Copa das Confederações conseguiu transformar o melhor time do Brasil num time mediano? Tenho a impressão de que algo mais acontece no Beira-Rio.

    Voltando o lado torcedor/secador: depois de onte, o Inter está lançando mais um DVD.

    ResponderExcluir
  5. Vou jogar contra meu time, mas é engraçado: o Grêmio lançou sua versão do DVD nas últimas duas temporadas.

    ResponderExcluir
  6. Bom, pelo que eu vejo tu e o Coutinho falando, fazer campanha contra o Tcheco seria jogar a favor do time, não?

    ResponderExcluir
  7. Bem observado. Fui totalmente parcial. Perdoem-me a falha.

    Busco a imparcialidade SEMPRE.

    ResponderExcluir
  8. O problema dos jogadores do Inter ontem é que eles estavam com "OTITE".....

    ResponderExcluir
  9. Chico falou como um legítimo diplomado!

    ResponderExcluir
  10. Ah, por que falar do Inter quando temos a série D... :)

    Bem, sobre o Inter, então: o time não está funcionando em nenhum nível nestes jogos decisivos. O ataque não marcou gol nenhum na Recopa, o meio campo não consegue se articular e a defesa falhou miseravelmente. Acredito em dois motivos: 1) o esquema tático está manjado e tem falhas na sua concepção ou na sua aplicação, porque os laterais mais defendem do que atacam, o meio tem três volantes e ainda assim os adversários se infiltram e fazem gol. 2) o objetivo da direção de ganhar todos os títulos disputados neste ano bagunçou o foco e a concentração dos jogadores.

    Eu espero que este último item não cause uma desconcentração maior em relação ao que ainda resta ser disputado. O Inter tem grande vantagem no Brasileirão e tem chances de vencer os 3 jogos seguintes: Atlético-PR fora, Fluzão em casa e o Grenal (porque Grenal sempre qualquer um dos dois pode ganhar). Mas se o time se abater com as acusções de vexame no Equador não vai render...

    Que o esquema tático está disfuncional é uma matéria mais grave. Se Tite não reverter a situação (e eu confesso que acho que ele não consegue, porque a queda de aproveitamento do Inter no espaço de pouco mais de um mês é alarmante e ele não conseguiu contornar este problema), a ideia de trocar de treinador para arrumar a casa passa a ser cada vez mais interessante.

    ResponderExcluir
  11. Verdade, Hisham, a "Batalha da Região Norte é algo para ficarmos bem antenados.

    Agora, seria ótimo termos o Baraúnas jogando na Série C. Mas grande mesmo, time grande de verdade no Rio Grande do Norte, no mesmo nível, sei lá, do Treze da Paraíba, me desculpe, mas só o Alecrim.

    ResponderExcluir
  12. E Chico, o senhor trate parar com estas boas piadas sobre a dupla Grenal e dê conta de fazer a retrospectiva, por favor? :D

    ResponderExcluir
  13. Mas o grêmio foi vice do que nas 2 ultimas temporadas?

    ResponderExcluir
  14. Tirando o fiasco do brasileirão do ano passado, flanelas do San Pablo....

    ResponderExcluir
  15. Na verdade o Alecrim está em baixa no estado há algum tempo. Este ano, inclusive, o time foi muito mal, como podemos ver pela tabela:
    http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/potiguar/2009/1turno.jhtm

    O alvirrubro mossoroense fez 17 pontos contra 6 do Alecrim. O Alecrim só se classificou para a Série D porque os times na frente dele que poderiam disputar a competição desistiram.

    O Potiguar de Mossoró jogou a série C ano passado (caiu no grupo do Santa Cruz), mas não ficou entre os 20 primeiros e não ficou para este ano. Mas ano que vem vai vir com tudo para o estadual :-)

    ResponderExcluir
  16. A propósito, o Potiguar de Mossoró é conhecido como Time Macho, ao passo que o arqui rival Baraúnas, que é tricolor, é o Leão (ou Leão da Doze, já que foi fundado no bairro Doze Anos).

    ResponderExcluir
  17. Eu sabia que trazer o Sérgio pra discussão iria render boas informações. :) Esse cara é a maior enciclopédia viva de futebol que eu já conheci. (Na real, é pra mim um exercício de cara-de-pau ser o "encarregado" dos posts de futebol aqui, porque eu não sou nem nunca fui "entendido". Sérgio, nós nunca terminamos aquela retrospectiva da história das finais do Brasileirão que tu tava me contando, né? Na próxima ida ao Rio terminamos!)

    Mas voltando ao assunto, reparei que um monte de times que teriam vagas acabaram desistindo e passando a vaga adiante... mesmo no RS, Santa Cruz e Ulbra teriam preferência sobre o São José mas passaram. Será por dificuldades financeiras (no caso dos times do Acre parece ser o caso, pelo que eu andei lendo) ou compromissos já agendados pro segundo semestre?

    ResponderExcluir
  18. A queda do Inter ocorreu porque, como estou falando desde o começo do ano, o time está "enganando". É fácil ganhar de uma equipe do interior sem torcida, sem jogador nem esquema tático e com uma tendência da arbitragem a apitar a favor dos times da capital. Mas jogar com times grandes complica a coisa.

    O Inter está jogando numa baita retranca (goleiro, linha de 4 zagueiros e 3 volantes, totalizando 8 jogadores no sistema defensivo). A única jogada de ataque do time é D'Alessandro lançando Taison ou Nilmar. Como o D'Alessandro ainda não recuperou ritmo e o Taison viu que não é tudo aquilo que achava ser, o ataque sucumbiu. Mas o que me impressiona é um time retranqueiro como esse do Tite conseguir tomar 8 gols em 2 finais e perder 2 partidas para a LDU. De qualquer forma, em 5 disputas o Tite conseguiu ganhar 2 títulos e ser vice em outros 2. Isto não é um mau resultado...

    Quanto aos DVDs, nenhum supera o entregue pelo Fernando Carvalho!

    ResponderExcluir
  19. Infelizmente meu time do coração, Atlético Clube Corintians, o Galo do Seridó, não vai participar da série D em 2009. Portanto, aposto minhas fichas no tradicional adversário: Assu-RN, o Camaleão do Vale.

    ResponderExcluir
  20. E os três Grenais? Houve um tempo em que a consistente superioridade sobre o co-irmão era indicativo de boa fase...

    Quanto ao assunto "o que está acontecendo com o Inter", eu concordo com o Coutinho: o esquema ficou manjado e depende muito de que dois ou três jogadores estejam particularmente inspirados.

    A "superpopulação" na defesa está até sendo nociva: é só olhar os gols que o Inter toma -- sempre tem três caras indo na bola até que o lateral adversário passa para alguém que ficou livre. O Inter não tem uma defesa ruim, mas está mal montada. O que falta mesmo é lateral direito -- Bolívar e Danilo Silva são zagueiros improvisados, o que deixa o time ainda mais defensivo (tá o Bolívar começou lateral, mas virou zagueiro e chiou muito com o Tite quando ele foi trocado de posição de novo).

    ResponderExcluir
  21. O Assu tinha vaga mas não vai jogar. A lista dos times participantes da Série D 2009 está aqui.

    ResponderExcluir
  22. Na minha opinião, a queda do time do Inter não passa pelo esquema tático, mas por:
    - O Sandro é muito subestimado. A saída de bola qualificada dele não tem substituto no Internacional, sem ele o meio-campo morre.
    - Os outros dois volantes são incumbidos de armar o time. E, por incrível que pareça, esta tarefa cai mais sobre o Magrão, que não tem perna, nem habilidade para tanto. Ele não vai, não volta e ainda dá umas voadoras pelo meio do caminho. Toma um cartãozinho e, aí sim, não faz mais nada mesmo.
    - Se o Magrão não ataca nem defende, D'Alessandro sozinho não consegue armar. Sobra para o Guiñazu jogar por três meio-campistas. Nem se fosse futebol 7 ele dava conta. Afunda junto.
    - O Índio não tem mais pernas. Nunca foi rápido, mas agora tá abusando. Perdeu a hora, assim como o Clemer.
    - O Taison sentiu que a torcida espera que ele resolva o jogo em um lance genial e fica tentando esse lance genial o jogo inteiro. Perdeu a naturalidade. Acho que é questão de conversarem com o guri.

    Considero que tirando Índio e Magrão do time, o Sandro voltando, as coisas se ajeitam. E bem que o Tite podia ter umas aulas de motivação com, sei lá, o Claudião.

    ResponderExcluir
  23. Hisham,

    podemos terminar a retrospectiva de finais do brasileiro lá em Gramado :-)

    Eu acho que a maioria dos times desistiram pela dificuldade financeira mesmo, acho que a agenda deles deve estar bem vazia agora.

    O Santa Cruz tem a obrigação moral de ganhar essa série D, afinal já está sendo
    rebaixado
    há três anos seguidos (em 2006 estava na série A).

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de mais respeito ao Alecrim por aqui. Afinal, o time é quase centenário e já venceu por sete vezes o disputado campeonato estadual potiguar, uma delas de forma invicta!

    Além disso, as duas maiores glórias da torcida esmeraldina foram ter Garrincha atuando no time (por uma partida) e por ser o caso único no país do futebol a ter um ex-atleta (e legítimo torcedor do Verdão) a ser eleito Presidente da República -- no caso, o grandioso Café Filho, um presidente que quebrou inúmeros paradigmas e convenções, essencial para a modernização do país: além de ser o primeiro boleiro no cargo máximo da nação (ele era goleiro no Alecrim), foi também o primeiro presidente protestante (era prebisteriano) e foi o primeiro na função a ter nascido DEPOIS da Proclamação da República. Além disso ele... Bem, não fez mais nada, na verdade.

    Se o Alecrim está mal agora, tenho certeza que é por conta da arbitragem, que o tem desfavorecido sistematicamente nos últimos anos. Há que se respeitar um clube que tinha como sítio na Internet um blog, devidamente cancelado (leiam, é hilário) por conta da criação de um site oficial que não funciona.

    Com craques como o meiocampista Patané e o atacante Mauricio Pantera (fora o poderoso volante Hércules, um verdadeiro herói e mito da defesa), o atual time do Verdão tem tudo para repetir seus dias de glória, em que contava com ídolos como Burunga e Edmo Sinedino.

    ResponderExcluir
  25. Como postar QUALQUER COISA sobre o assunto depois do Ulisses citar, NO MESMO TEXTO, Burunga, Edmo Sinedino, Café Filho, Patané, Maurício Pantera e HÉRCULES - O MITO?

    Assunto encerrado, lógico.

    ResponderExcluir
  26. Encerrado até o post de hoje à noite, lógico, quando debateremos a SEGUNDA RODADA da Série D! \o/

    ResponderExcluir
  27. Hehehehe, eu confesso que eu me puxei -- e vocês não têm ideia do quanto eu ria sozinho descobrindo estas pérolas!

    ResponderExcluir