Já imaginou um filme de ação a la Jack Ryan sendo feito no Brasil? Pode imaginar, porque ele já tem data de lançamento: em maio deste ano, chegará nos cinemas Segurança Nacional, (direção de Roberto Carminati e estrelado por Thiago Lacerda). Há uns três anos pipocam informações sobre este filme na internet, mas aparentemente só agora os realizadores conseguiram finalizar a obra (bem em época de compra de caças).
Segurança Nacional parece ser bem ufanista: o roteiro privilegia as ações das Forças Armadas e da Agência Nacional de Informação (Abin) numa trama que parece extraída de filme de verão americano. Os narcoterroristas estrangeiros pretendem destruir o Sivam para seus carregamentos de armas e drogas entrarem livremente no Brasil. Detalhe: para desativar o sistema, eles querem usar nada menos que uma bomba atômica. Confira o trailer.
Momentos marcantes:
0:08: fala didática para o espectador entender tudo direitinho.
0:29: Milton Gonçalves como o presidente do Brasil desferindo uma frase supostamente de impacto, mas que não faz sentido léxico.
0:47: a perseguição nas estradas serranas do Rio (diacho, sempre quis fazer uma cena assim!).
0:56: por que as chamas estão ao contrário?
1:14: palavras do Hisham: "pra dizer que vai ter uma subplot romântica do tipo
'marmanjos, podem levar as namoradas'".
1:28: Thiago Lacerda ordenando que um bandido fiquei parado, mesmo já subjugado e imobilizado.
1:31: ah, bem... É uma, errr... Pois é. Sem palavras
1:51: "... E grande elenco" - não é filme nacional se não tiver isso no trailer.
A crítica e os cinéfilos de plantão já estão esboçando os dentes para o filme. No entanto, ele pode achar o seu nicho de mercado, se o grande público estiver inclinado a ver uma história de fundo nacionalista. Muita gente reclama que o cinema nacional "mostra sempre o lado ruim do país, e nunca o que ele tem bom". Será que é por este tipo de filme que eles estão esperando?
Eu, particularmente, acho que pode ser uma ótima guity fun - como são os filmes do James Bond, de tão absurdos divertem. Ainda mais que o filme parece ter o que nos EUA se chama production value: o bom trabalho de produção acarreta num filme bom (pra resumir).
O mais divertido é que este filme não está sozinho.
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir"Roberto Carlos a 300 Quilômetros Por Hora" tambem tem cenas nas estradas serranas, nao? Lembro que fiquei impressionando quando vi o filme na Sessao da Tarde (quando o filme ja' era velho!)
ResponderExcluirÉ esse que tem a cena maravilhosa do helicóptero dentro do túnel?
ResponderExcluirCausa inveja aos melhores momentos da série 007.
0:25 - Precisava legenda?
ResponderExcluiraté o lance de ter um presidente negro tiraram do 24Hrs, meu deus...
ResponderExcluirmelhor que isso só Os Mercenários, próximo do Stalonne, que tem uma modelo, ãh digo, atriz brasileira no elenco.
ResponderExcluirah claro, melhor mesmo é o filme do Pelé
Pelo trailer, achei um filme muito bom, comparando às merdas que já foram produzidas no Brasil.
ResponderExcluirMoser
Acho que o cinema brasileiro tá indo pro rumo americano de ser. Seja lá isso bom ou ruim. Se não tem conteúdo, pelo menos está bem produzido e vende.
ResponderExcluirÓbvio que ainda tem muita merda aparecendo, mas se não formos um pouco tolerantes com isso, vamos passar a vida toda nos emocionando com porcarias.
De repente de um monte de besteiras como essa, comecem a sair coisas boas, não?
Não falem mal da Gisele Itié!!! (que, por sinal, é mexicana).
ResponderExcluirDe fato, Silvio, o trailer é empolgante e muito bom como obra individual, por assim dizer. Vamos ver como o filme se sai.
Aliás, que tal uma excursão Sol Desafinado para vermos esta peça?
Miguel, não acho que o cinema nacional no geral está tomando um rumo americano. Mas, só pra me desabonar e para fortalecer o teu argumento, estreou nos cinemas isso daqui.
ResponderExcluirCredo!! Importar porcaria também já é demais!
ResponderExcluirP.s: Não sabia que a Gisele Itié era mexicana. Essa sim é um bela "importação".
Reprisando o meu comentário por email de quando o Ulisses me mandou esse trailer:
ResponderExcluirBrasil tá virando gente grande mesmo: Enfim chegaram aqui as peças de propaganda pra manipular a opinião pública com produções multimilionárias, no melhor estilo Estados Unidos!
Money shot, exatamente no meio do trailer --> Angela Vieira, como a voz da razão: "Existe realmente a necessidade de reforçar a vigilância do espaço aéreo!"
Agora não vai ter ninguém pra falar contra a compra dos Rafales! Será que vai aparecer no filme os nossos melhores amigos, os franceses, ajudando o Brasil via Guiana Francesa?
Outra comédia é o Thiago Lacerda fazendo caras de Tom Cruise. :)
ResponderExcluir"Outra comédia é o Thiago Lacerda fazendo caras de Tom Cruise"
ResponderExcluirCerto que o diretor mandou ele assistir aos diálogos dos Missões Impossíveis para aprender como se diz uma bobagem com expressão e tom de credibilidade.
Só de ter o lacerda no "grande" elenco já dá vontade de NÃO ver o filme...
ResponderExcluir