segunda-feira, 6 de julho de 2009

Vocês sabiam que eu compro CDs? Clapton de novo

Eric Clapton and Steve Winwood - Live From Madison Square Garden

Clapton está de volta com mais uma parceria, desta vez com um ex companheiro do Blind Faith, Steve Winwood. Banda essa que lançou apenas um disco e que virou clássico, mas falo deste em um outro post.

Esse disco foi lançado este ano, depois da gravação no Madison Square Garden. Por sinal o Clapton já anunciava essa parceria na sua Autobiografia. O Clapton "anunciou" um monte de parcerias no seu livro, e algumas delas, ao exemplo deste disco com o Steve, já deu para tirar um gostinho no Crossroads. E parece que a próxima que vem por aí é com o Jeff Beck.

Voltando ao disco. A dupla resolveu utilizar uma formação bem simples, do contrário das bandas gigantes que o Clapton normalmente usa. Abaixo a formação, todos músicos que fazem parte da atual banda do Clapton:
  • Eric Clapton - guitarra e vocais
  • Steve Winwood - guitarra, vocais e teclados
  • Willie Weeks - baixo
  • Chris Stainton - teclados
  • Ian Thomas - Drums
Capa:

Eu achei a capa desse disco muito legal. Ao mesmo tempo tempo moderna e setentista.

Músicas:

Destaques para as músicas Forever Man, Presence of the Lord, Tell the Truth e Dear Mr. Fantasy. E tem duas que vou ter que fazer um comentário separado:
  • Voodoo Chile: - É só eu que acho essa música extremamente chata? Nunca ouvi uma versão que realmente me agrade, nem a original do Hendrix me cai bem. E o pior que os guitarristas adoram! E como se não bastasse todo mundo faz suas versões extremamente longas (>10min) com 4325830984675 solos. E para completar, a versão desse disco segue a mesma filosofia.
  • Little Wing - Já essa é justamente o oposto. Tudo na medida. Na maioria das versões que eu conheço o destaque fica no riff inicial, depois que ele passa todo mundo fica com aquele ar de "tá, agora é só para cumprir tabela". Nesse disco a dupla fez uma coisa legal, a música não tem a famosa intro! Em compensação o resto da canção ficou matadora! Vocais, solos, melodias e arranjos, tudo na medida certa! Por sinal prefiro essa que as famosas versões do Hendrix e do SRV.
CD 1:
  1. Had To Cry Today
  2. Low Down
  3. Them Changes
  4. Forever Man
  5. Sleeping In The Ground
  6. Presence Of The Lord
  7. Glad
  8. Well All Right
  9. Double Trouble
  10. Pearly Queen
  11. Tell The Truth
  12. No Face No Name No Number
CD 2:
  1. After Midnight
  2. Split Decision
  3. Rambling On My Mind
  4. Georgia On My Mind
  5. Little Wing
  6. Voodoo Chile
  7. Can’t Find My Way Home
  8. Dear Mr. Fantasy
  9. Cocaine
Vídeos:

No site do Clapton tem uma palinha do futuro DVD: E enquanto não saem os DVDs, nos divertimos com os VOIOs: Para saber mais:

13 comentários:

  1. Fazendo um pouco a parte de chato, mas é uma pergunta honesta de quem não manja muito de Clapton: tem alguma música nova nesse disco ou são só velharias, ops, quero dizer, clássicos? Além dos Hendrix, eu reconheço coisas como "Glad", "Cocaine" e "Georgia on my Mind" no track list... mas tem algum material novo nesse disco ou é só que os dois amigos resolveram fazer uma jam juntos e como eles são ultra-mega-famosos eles resolveram pegar o Madison Square Garden pra fazer isso e de quebra lançar um CD e DVD?

    Sobre a capa: ainda to tentando captar qual parte o Jean achou moderna (vai ver é a vibe retro-setentista que circula tanto nos temos atuais :) ).

    E ah, quem ouviu a minha versão de Little Wing na Livraria do Trem lembra que ela também não tinha a intro. :-D (Concordo com o Jean, acho uma bela música que muita gente toca com aquele ar de "cumprir tabela" como desculpa pra fazer solos intermináveis.)

    ResponderExcluir
  2. Ah, e antes que eu esqueça! Não posso falar de Steve Winwood e não citar esse videoclip :)

    (A música é tri boa, mas o clip... não é tanto o "ser datado", mas o ar forçado que a coisa toda tem pra tentar ser "contemporâneo" lá em 1980 e que hoje olhando parece uma caricatura da época.)

    ResponderExcluir
  3. Hisham, as musicas são todas "velharias" como tu disse. Mas o legal é ouvir as músicas do Blind Faith sendo executadas ao vivo. Que eu saiba não existia até então registro ao vivo dessas belas músicas.

    E por sinal faz tempo que o Clapton não lança um disco de inéditas... :(

    ResponderExcluir
  4. Ah, beleza... a minha dúvida era mesmo qual a "novidade" do disco. Agora tá explicado. Valeu!!

    ResponderExcluir
  5. Em tempo: além de concordar com o Jean sobre Little Wing (se bem que como eu não ouvi a versão desse disco, minha preferida continua sendo a do SRV), eu também concordo sobre Voodoo Chile... acho que ela só aparece tanto nesses discos porque é um som que os guitarristas por aí sempre sabem tocar sem precisar ensaiar muito, hehehehe :)

    ResponderExcluir
  6. Clapton e afins, é o the very very very very best of, independente dos bundões que tão tocando junto.

    E comentários de músicas como voodoo e litle wing, bom, tu tá lembrando de sons de 30 anos atras, são tocados por algum motivo.

    O blog aqui é formado por bons musicos, componham uma voodoo chile e sejam lembrados daqui 30 anos, que tal?

    E a versão do SRV de litle é instrumental, de litle wing tem a intro, o resto é viagem do SRV (obvio que dentro do contexto da musica), e o hisham deixou de fora na versão livraria, justamente a alma da musica. A intro.

    ResponderExcluir
  7. O legal da versão do SRV é que justamente sendo instrumental ela quebra um pouco essa distinção do que é a intro e o que é o resto (ele retoma uns pedaços da intro depois que a bateria entra e faz uns licks no meio tão memoráveis quanto a intro... to re-ouvindo aqui, meu deus o que é a volta antes da entrada do solo!!!).

    No final das contas Little Wing é uma belíssima sequência de acordes, sobre a qual se fazem a intro, os versos (e a letra, que pinta um quadro psicodélico, mas que te leva pra algum lugar, não é apenas sem-pé-nem-cabeça), e o solo. Nessa sequência é que eu acho que está a alma da música.

    ResponderExcluir
  8. Mas a intro foi o que me fez escutar ela inteira :D

    ResponderExcluir
  9. Como eu não compro CD's tive que baixar pra escutar e aproveitei e já baixei o vídeo também, hehe! No vídeo do show tem aquelas entrevistas inseridas entre as músicas (que eu não gosto muito).
    Essa versão de Little Wing é a mesma que eles faziam no início dos 70's, me arrisco a dizer melhor que a do Hendrix (minha opinião é parcial pois nunca gostei muito dele, respeito o que fez pela guitarra mas as músicas dele são 1/2 boca, como diria o Gutinho)mas o fato é que os velhos tão matando a pau, não soa datado e o Winwood tá cantando muito.
    Vou terminar de assistir (pois o show tem 2:19) depois falo mais.

    ResponderExcluir
  10. Ahh, esqueci de falar sobre a capa1 Não achei ela nem moderna nem setentista e sim 100% sessentista! Poderia ter sido uma capa do Cream.

    ResponderExcluir
  11. Poutz, escrevi errado! Era para ser sessentista!!
    Na verdade e acho que os traços do desenhos são sessentistas, mas as cores não. Tem poucas cores ali. E isso tem mais tendência dessa publicidade dos dias de hoje, como citou o Hisham.

    ResponderExcluir
  12. O Steve Winwood é um dos caras mais afinados que eu já vi cantando.

    ResponderExcluir