quinta-feira, 2 de julho de 2009

Na semana do "Eu acredito", eu não acredito numa coisa dessas

Este post está sendo escrito a seis mãos: Chico, Coutinho e Jean. O placar do jogo neste momento é Grêmio 2x2 Cruzeiro.

Vergonha. Absurdo. Nunca acreditamos que uma coisa dessas aconteceria. Quando disseram que o Olímpico hoje seria uma batalha campal, não imaginamos que seria também fora do campo. Uma batalha de trincheiras, tal qual um cenário da Primeira Guerra Mundial. A diferença é que só um lado foi atacado. Não houve tempo para distração. Bombas de gás lacrimogênio, spray de pimenta, balas de borracha, cavalaria e bombas de efeito moral.

Este foi o cenário que torcedores como o Jean e o Roberto encontraram ao tentar entrar no estádio uma hora antes do início do jogo. Nós pagamos como sócios-torcedores há 3 anos, fomos em praticamente todos os jogos de expressão desde a queda para a segunda divisão. Com isso, somam 1260 reais que já pagamos ao clube, fora os ingressos e produtos oficiais do clube. Isso tudo paga o salário do presidente - embora ele não mereça este título - Duda Kroeff, que ainda no último jogo do Grêmio implorou para que os torcedores se tornassem sócios.

Com que motivação essa grande torcida vai se associar? Como convencer os torcedores que o sócio terá toda a segurança e tranquilidade para comprar seu ingresso e entrar no local escolhido para assistir o jogo? Neste ponto, três gremistas afirmam, envergonhados: goleada do Inter, numa comparação direta com o rival.

Como convencer as milhares de famílias gremistas do Estado e do país que vale a pena ser associado, ir ao estádio, apoiar os jogadores, ter os "confortos" do associado? Hoje em dia, não há como convencê-los, justamente por causa destas aspas. Não existe o conforto. Não existe a certeza. Não existe a segurança. Não se sabe o que esperar ao ir pro estádio.

Estamos envergonhados. Não pelo nosso time, porém. Este, apesar das limitações técnicas, ainda está em pé. Temos vergonha da nossa diretoria. Da frouxidão. Das desculpas e gaguejadas de um dirigente que mais parece um torcedor imberbe de 15 anos, deslumbrado com o cargo.

Placar do dia: Duda Kroeff 1x0 Grêmio.

16 comentários:

  1. Em primeiro lugar, quero saber se o Jean e o Roberto estão bem, se está tudo ok com eles. Soube da confusão pela televisão, foi apenas mencionada durante a transmissão e não sbia que virou algo desta magnitude.

    ResponderExcluir
  2. Falta de segurança e falta de respeito com o torcedor. Ah, é claro,falta de vergonha!

    ResponderExcluir
  3. Nós estamos bem sim Ulisses! Estávamos no meio da confusão, quase tomamos spray de pimenta, cacetete e espadada, mas nos safamos.
    De qualquer forma, fiquei impressionado com o desprepardo da Brigada Militar. Está certo que havia uma multidão. Mas eram torcedores pacíficos, muitos sócios, que queriam apenas entrar para ver o jogo. Se eles precisaram de cavalaria, tropa de choque e o uso de escudos, cavalos, cacetetes, espadas, gás lacrimogênio, sprays de pimenta, balas de borracha para conter pessoas desarmadas e com as mãos para cima apenas querendo entrar em um estádio, imagino que num momento de real perigo e descrontrole eles vão virar purê de batata. Essa farda já perdeu o respeito faz muito tempo...

    ResponderExcluir
  4. Até agora não entendi direito o que aconteceu.

    Hoje já ouvi um gremista querendo eximir a culpa da organização do time e dizer que foi tudo obra da Brigada Militar. Isso procede?

    Logo que li o post de vocês a primeira coisa que me veio à mente foi "overbooking" (tá, a segunda... a primeira foi "beh, essas coisas só acontecem com o Grêmio" ;) ).

    Mas falando sério: como foi o processo da venda de ingressos? No jogo do Inter, o que acontece é que o número de lugares dedicado aos sócios que têm isenção é reservado. Esses ~30 mil têm seu lugar garantido. (Isso às vezes inclusive faz com que sobre lugar em alguns jogos mesmo que não tenha ingresso -- estão querendo mudar isso pra que o sócio isento tenha pelo menos que avisar que vai.) Os outros 20 mil são vendidos inicialmente para os sócios novos, que têm 50% de desconto. Esses ingressos, em jogo decisivo, esgotam em questão de horas pela internet. Acaba que não-sócios nem têm chance de comprar ingresso. Paciência. (Eu fui no jogo com carteirinha emprestada -- valeu Gustavo!!!)

    Pelo menos, tá garantido que 50 mil pessoas obtiveram passe e tem 50 mil lugares. Na quarta-feira, às 8 da noite, a fila quase dava volta no Beira-Rio, mas o clima era super tranquilo. A Brigada estava lá, a cavalo, mas a única coisa que vi fazerem foi advertência verbal pra um magrão que tentava furar a fila.

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, até agora não se sabe exatamente o que aconeceu. Virou um jogo de empurra-empurra.

    A Brigada fechou os portões alegando que estava lotado o estádio e que era tudo culpa do Grêmio. Ao mesmo tempo, se ouvia falar no rádio que tinha bastante lugar lá dentro. Meu pai e meu irmão, que já tinham entrada falaram que tinha espaço na geral e várias cadeiras vazias quando começou o jogo.

    Por outro lado, o Grêmio diz que a Brigada agiu de forma errada, fechando os portões e baixando o pau nos torcedores.

    O tempo todo se ouviam informações desencontradas por parte da Brigada Militar, dos seguranças do Grêmio, dos meios de comunicação e do burburinho dos torcedores que queriam entrar. A cada 5 minutos mudava o suposto portão que seria aberto. Os torcedores então se dirigiam até esse portão e lá eram recebidos a paulada pela polícia. E isso se repetiu em praticamente todos os portões: da geral aos camarotes.

    Acho que houve desorganização por parte do Grêmio e incompetência da Brigada em controlar os ânimos. Ouvi comentários de que os torcedores deviam ter se organizado para entrar mais cedo e que depredaram os carros no pátio.

    Se o Olímpico não tem estrutura para a entrada de uma grande quantidade de torcedores, tá na hora de repensar isso. A depredação dos carros na verdade ocorreu como consequência da correria generalizada e não duvido que a própria Brigada não tenha ajudado a quebrar tudo, já que eles demonstraram total imperícia no uso da força para controlar um ambiente que nem era assim tão "inóspito"...

    ResponderExcluir
  6. Tá muito enrolada esta história, gente. O pior que ela tem cara de que não vai dar em nada e ninguém será responsabilizado.

    É uma pena para a cidade que pretende sediar Copas de Mundo e se acredita, em relação ao resto do país, como o baluarte dos bons-modos, da educação avançada e da organização.

    Pelo que vocês estão relatando, parece ter acontecido um erro de troca de informações entre a organização do clube (ou seja, da direção tricolor) e a Brigada. Algo foi interpretado mal e alguém achou que se deveria fechar os portões (já que não parece ter sido overbooking).

    ResponderExcluir
  7. O melhor que vocês tem a fazer é se desassociar e pagar essa mensalidade a entidades sociais.
    É claro, NMIHO. (na minha humilde opinião)
    Moser

    ResponderExcluir
  8. Eu sugiro uma simpática entidade social, que aliás, já está com quase 100 mil sócios... hihihihi

    ResponderExcluir
  9. O Silvio fez um comentário muito pertinente, que às vezes eu me questiono... Alguém aqui contribui regularmente com alguma entidade social? Acredito que a imensa maioria dos associados (não estou me referindo a vocês, é uma generalização) preferem dar dinheiro a um clube esportido do que prestar qualquer auxílio para quem de fato faz um trabalho importante. Ajudamos nossos times, mas não ajudamos quem precisa de ajuda.

    Parece um papo carola, rançoso e estraga-prazeres, do tipo que eu particularmente detesto. Mas é bom se fazer questionamentos assim, vez que outra, hehehehe.

    ResponderExcluir
  10. Alguém aqui contribui regularmente com alguma entidade social?

    Sim, com inúmeras: eu pago (muitos) impostos.

    ResponderExcluir
  11. Boa resposta.

    Claro que isso me faz pensar o quanto nós auxiliamos o Sarney e me dá uma vontade incrível de sonegar tudo que é imposto federal.

    Pensando bem, melhor contribuir com os times mesmo. :D

    ResponderExcluir
  12. Hisham, tava na ponta da língua essa. É muito imposto, muita taxa, muita grana que já sai do meu bolso. Só neste mês, do meu já mirrado saláriom saíram mais de 300 pila de impostos.

    Pra onde vai esta grana? Talvez o Sir Ney saiba.

    ResponderExcluir
  13. Putz, era pra ser um comentário sério, e escrevi sem querer "saláriom".

    Virou um comentário abravanelista.

    ResponderExcluir
  14. Ah... e vocês estão esquecendo dos impostos que estão escondidos nos produtos...

    Cigarros - 72%
    Cerveja (lata) - 56%
    Combustíveis - 53,03%
    Gás - 50,76%
    Telecomunicações - 46,65%
    Refrigerante (lata) - 47%
    Energia elétrica - 45,81%
    Automóveis - 44%
    Pasta de dente - 42%
    Sabonete - 42%
    Sabão em pó - 42%
    Telefone celular - 41%
    Computador Pessoal - 38%
    Televisão - 38%
    Aparelho de som - 38%
    Material de construção - 34%
    Transporte coletivo - 33,25%
    Chocolate - 32%
    Água - 29,83%
    Iogurte - 24%
    Arroz/Feijão - 18%
    Carne bovina - 42%

    Fonte: Instituto Liberdade de Impostos

    ResponderExcluir
  15. P.S: Estamos desvirtuando do tópico principal do post? Desde o começo estamos falando de "Pagar para não ter o serviço apropriado"...

    ResponderExcluir