segunda-feira, 13 de julho de 2009

Dia Mundial do Rock: celebração cultural ou jogada de marketing?

Parabéns a todos os amantes do Rock ‘n’ Roll, porque hoje, dia 13 de julho, é Dia do Rock (engraçado, uma segunda-feira ser Dia do Rock é uma espécie de contrassenso...) De qualquer forma, o dia está aí pra gente fazer o que bem entender com ele.

A ideia da estrutura deste post é do Hisham e eu divido com ele a mesma condição: nunca lembro de quando é o tal “Dia do Rock” no meu calendário comemorativo. Nunca me recordaria, não fossem as menções nos portais de notícia.

Para conhecimento geral: o Dia Mundial do Rock surgiu por conta de um festival feito em 1985, simultaneamente em Londres e na Filadélfia (EUA). O motivo do concerto duplo era gerar doações e atenção ao problema crônico de fome na Etiópia, cuja população em estado quase cadavérico é uma das imagens mais marcantes dos anos 1980 (hoje, convenientemente esquecidas em favor do imaginário oitentista colorido e louco de faceiro). O idealizador do evento, chamado de Live Aid, era Bob Geldof e entre os artistas que participaram estavam Queen, Madonna, Dire Straits, U2, B.B. King, Eric Clapton e outros tantos – junto com Phil Collins, que conseguiu tocar nas duas cidades, voando rapidamente de uma para a outra.

Mas por que este evento criou o Dia Mundial do Rock? Aparentemente, pelo simplório fato de que alguém o quis (não encontrei menção na Internet de detalhes sobre esta escolha). Afinal de contas, o gênero já existia há algumas décadas e ainda não possuía nenhuma data oficializada. Como provavelmente pensar num Dia do Rock envolvendo os primórdios do estilo viraria um inútil debate, recheado de polêmicas de “quem fez o quê antes”, decidiu-se pela data do Live Aid e pronto – pelo menos é o que me parece.

O importante de perguntar é: por que institucionalizar um dia para o Rock? O rock precisa de um dia para si, ou tudo é uma esperta sacada de marketing? Vocês, com a palavra nos comentários!

12 comentários:

  1. Aliás, nesta aqui eu vou querer a opinião do seu André Conti.

    Tô chamando na chincha! :D

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa que noto é que nesse dia todas as rádios ficam muito mais agradáveis de ouvir ;)

    ResponderExcluir
  3. Bom, a ilustração que escolhi para o post dá a entender qual é a minha opinião. Eu acho que o "rock institucionalizado" é o triunfo do kitsch.

    Bah, e a escolha da data do Live Aid é horrível! Eu pessoalmente teria escolhido 3 de fevereiro, the day that music died, mas sim, escolher um "dia" geraria inúmeras discussões. Anyway, eu não acho que tenha que ter um dia. Como uma amiga botou na sua status message de hoje, "todo dia é Dia do Rock."

    Mas se é pra brincar de escolher datas, inventei algumas: :-)

    Dia Mundial do Heavy Metal: 31 de outubro, porque é Halloween
    Dia Mundial do Rock Industrial: 1 de maio, porque é o dia do tr
    Dia Mundial do Emo: 12 de junho, pro cara ficar lamentando da guria que o abandonou
    Dia Mundial do Samba-Rock: 23 de abril, porque é Dia de São Jorge
    Dia Mundial do Death Metal: 2 de novembro, porque é dia de Finados
    Dia Mundial do Prog Rock: 7 de agosto, também conhecido como 7/8 ;)

    ResponderExcluir
  4. HAAAAAAAAAAAAAAA HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

    Dias do Samba-Rock e do Prog Metal para feriados nacionais!

    Se bem que o Hisham apontou uma boa utilidade do Dia do Rock... ;)

    ResponderExcluir
  5. Onde está escrito "Hisham" acima, eu quis dizer "Jean". Maltidos nomes que terminam com a mesma sonoridade para o meu combalido cérebro! :D

    ResponderExcluir
  6. Tenho um funcionário importantemmmmmm na TVS.

    RÓQQQQUE, RÓQQQQUE!

    ResponderExcluir
  7. Ok, ok. Vou falar sério.

    A escolha da data é mesmo puramente imposta por sabe-se lá quem - acredito eu que foi "Pink himself", Sir Bob Geldof -, mas eu achava legal até um tempo atrás. Era uma boa desculpa para, como citou o Jean, as rádios darem um bom salto de qualidade em suas programações, e as TVs exibirem documentários, clipes e materiais interessantíssimos dedicados ao gênero predileto dos que escrevem por aqui.

    Só que, de uns anos pra cá essas vantagens já não são mais tão vantajosas - com o perdão da repetição. Como citou o Hisham, que citou sua amiga, cada vez mais "todo dia é dia do Rock". Essas programações especiais, esses materiais "exclusivos" exibidos na mídia, tudo isso era de difícil acesso, raramente alguém tinha visto o documentário sobre a banda tal ou o clipe censurado da banda X. Preciso citar onde vemos estes e muitos outros materiais hoje em dia - e na hora que a gente quiser? Rock'n'roll is dead? TV is dead.

    Fora a questão da celebração, de relembrar, assistir e escutar rock, nunca vi muito sentido na data, a não ser como uma certa necessidade de afirmação do gênero mais importante da música pop - que, volta e meia, alguém decreta como "morto".

    ResponderExcluir
  8. Estou querendo saber quando que o Chico vai fazer a sua Retrospectiva ao invés de usar seu tempo para comentários engraçadinhos...

    PS - alguém mais viu o Celso Portioli no comando do Domingo Legal ontem?????

    ResponderExcluir
  9. Eu vi o especial Roberto Carlos 50 anos e isso já basta para um fim de semana...

    ResponderExcluir
  10. Só nessa semana tem:

    13 Dia do Engenheiro Sanitarista
    13 Dia do Cantor
    13 Dia Mundial do Rock
    14 Dia do Propagandista de Laboratório
    14 Dia da Liberdade de Pensamento
    15 Dia Nacional dos Clubes
    16 Dia do Comerciante
    17 Dia de Proteção às Florestas
    19 Dia Nacional do Futebol
    19 Dia da Caridade
    (Fonte: Comunicação Social - FAMURS)

    Agora, quem inventa esses "dias"? e pra que??


    E hoje é dia do aniversário da Katy!! a senhora MINHA mãe!!!

    ResponderExcluir
  11. "Dia do Propagandista de Laboratório" = HEEEEIN????? O que é isso?

    ResponderExcluir
  12. não sei o que é, mas tava nas datas comemorativas, muito bizarro.

    ResponderExcluir