domingo, 19 de julho de 2009

Mesa-redonda bola-quadrada: Grenal do Centenário

Mais um Grenal esse ano, o quarto, e mais um 2x1. A novidade é que, ao contrário dos sete últimos, o Grêmio venceu. Já que esse não é um Mesa-redonda bola-quadrada comum -- é uma edição de Grenal -- não tenho como sequer tentar ser objetivo, então passo a palavra aos vencedores. Com vocês, Roberto Coutinho representando o olhar gremista:

"De qualquer forma, o resultado não é uma surpresa. Levando-se em conta que é o primeiro Grenal do ano na casa tricolor e considerando a ascenção do time treinado por Paulo Autuori versus os últimos resultados desastrosos da equipe de Tite, uma vitória azul já era esperada.

Este foi um clássico especial, já que no dia 18 de julho se comemorou 100 anos do primeiro confronto entre as duas equipes. Na história, o Inter venceu mais (141 contra 119), mas o Grêmio venceu o primeiro e repetiu o feito 100 anos depois.

Do lado do Grêmio, foi um bom jogo. O primeiro tempo teve o velho problema defensivo pela esquerda, por onde originou o gol colorado. O técnico corrigiu a marcação no intervalo, deixando Nilmar isolado e neutralizando o ataque do Inter na segunda etapa. Destaque para o estreante em grenais, Mário Fernandes e para Réver, mais uma vez irrepreensível na zaga. Por outro lado, Tcheco sentiu a pressão do jogo e caiu de produção após o gol de Nilmar."

Quanto ao Inter, o que eu posso dizer é que gostei de ver o meio-campo com Sandro, Guiñazú, Andrezinho e D'Alessandro. (Pena que não vai durar, com a punição de 60 dias de D'Ale.) Não havia nada a se fazer quanto ao belo gol do Souza, mas o segundo gol foi uma típica trapalhada na área bem ao estilo que o sistema defensivo colorado (ou falta de sistema) vem tomando.

Enquanto isso, nos quatro cantos do Brasil, tivemos a terceira rodada da Série D! Vamos aos destaques:
  • O Pelotas amargou mais uma derrota fora de casa: 4x2 pro Brusque (SC). Ypiranga tomou 4x0 do Londrina no Paraná. Quem vem defendendo a honra gaúcha é o Zequinha, que venceu o Corinthians (PR) por 1x0 em casa e segue com 100% de aproveitamento.
  • O Nacional (AM) mais uma vez confirmou o domínio no Grupo A1: 2x1 no Genus em Rondônia. Tudo indica que a disputa Roraima-Rondônia será decidida no confronto direto, mesmo, que será na última rodada da primeira fase, pra maior emoção ainda. Marquem nos seus calendários: 8 de agosto, Genus x Atlético Roraima em Porto Velho. A Batalha do Norte já tem data pra acontecer.
  • Pra alegria do Jean, o São Raimundo (PA) mantém a liderança isolada do Grupo A2, que teve também a goleada do Moto Club (MA, estado do Sarney) sobre o Cristal (AP, o outro estado do Sarney) por 4x0.
  • Quem também é líder no seu grupo é o potiguar Alecrim, que conta com a torcida do Ulisses e do Sérgio. Nessa rodada, porém, ficaram no 1x1 contra o Treze (PB), lá em Campina Grande.
  • E o campeão de público marcou passo novamente: o Santa Cruz perdeu pro Sergipe por 1x0 e perdeu a liderança do Grupo A4, que agora está com o Central (PE).
  • Outro time 100% no campeonato é o Macaé do Chico: 2x1 sobre o Atlético de Alagoinhas, com gols de André Gomes (não o baixista!) e Bruno Luiz.
  • No Grupo A7, que estava todo empatado, enfim vitórias: os dois mineiros venceram os dois paulistas: Uberlândia 2x1 Ituano, Uberaba 4x1 Mirassol. Minas über alles!
  • O jogo mais eletrizante da rodada parece ter sido Anapolina (GO) 3x3 Brasília: abriu 2x0 Anapolina, Brasília busca 2x2 (com um gol contra), Anapolina faz 3x2 de pênalti e finalmente o Brasília define o empate. Mas o líder do A8 é o Araguaia (MT) com 7 pontos; Anapolina tem a segunda vaga com 5.
  • A artilharia está dividida entre três jogadores, com 3 gols cada: Marco Antônio, do Anapolina; Gauchinho, do Treze e Didi Cearense, do Moto Club (MA). Renato Aragão deve estar orgulhoso.

12 comentários:

  1. Típico para manter o clássico como sendo o maior do país: se o Inter venceu o Grenal do Século, nada mais natural que o Grêmio vencer o Grenal do Centenário -- pelo mesmo placar. Parabéns aos amigos tricolores.

    Quanto à série D, nada a acrescentar à análise do Hisham. O meu querido Verdão, o Time Esmeraldino, Alcrim, conseguiu um excelente resultado fora de casa, num jogo de seis pontos.

    Mas o Macaé está me assustando (só não mais que a Batalha do Norte): 100% de aproveitamento, hein, Chico? :D

    ResponderExcluir
  2. Eu tô feliz! Meus dois times venceram, eu tô feliz!!! Hehehe...

    Bom, Grenal: Assisti o jogo junto com o Roberto, e fiquei com a boa impressão de que, finalmente, temos um técnico de verdade. O Grêmio voltou no segundo tempo com todas as falhas do primeiro tempo corrigidas, principalmente no que diz respeito à defesa (Não vi Nilmar, Taison e D'Alessandro jogarem na segunda etapa). Isso prova que, se o Grêmio só tem uma jogada, o Inter também. E a do Grêmio foi mais eficiente.

    ResponderExcluir
  3. Até que enfim o Porto Alegrense ganhou um grenal.

    Só falta o inter correr com o Tite agora.

    ResponderExcluir
  4. Perdeu o Grenal dos 100 Anos, perdeu a liderança do Campeonato Brasileiro mas pelo menos o técnico não perdeu o emprego...

    ResponderExcluir
  5. FÁAAABIO! Que bom você por aqui!!! Há algum tempo não via teu nome nos posts futebolísticos...

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe me dizer se o Tite tirou o Magrão do time por opção tática ou por estar suspenso/lesionado?

    ResponderExcluir
  7. O Magrão foi expulso no jogo contra o Fluminense no meio da semana e cumpriu suspensão automática.

    ResponderExcluir
  8. Bah, e eu achando que o Tite tinha tomado uma decisão certa por vontade própria....

    ResponderExcluir
  9. Bom, os últimos resultados futebolísticos não estão me agradando muito. O Cruzeiro perdeu a Libertadores, depois perdeu pro Corinthians e o América perdeu duas seguidas na segunda divisão, está atrás até do Vasco!!!

    Só o glorioso Alecrim mesmo para dar alegria :-)

    Já que se trata de um clássico de suma importância, poderia ter uma rodada de palpites antes da Batalha do Norte, o que acham?

    ResponderExcluir
  10. Eu disse, ninguém segura o alvinegro paraense este ano!!!

    E quanto ao Grenal, o Chico já disse tudo ;)

    ResponderExcluir
  11. A nossa gloriosa série D agora é destaque em uma série de reportagens do Jornal da Globo. Vale conferir.

    ResponderExcluir