sexta-feira, 24 de julho de 2009

O Ministério da Saúde adverte...



...fumar é prejudicial à saúde. Dos humanos e das aves.

Aproveitando: quem aqui fuma ou já fumou cigarro?

24 comentários:

  1. O pessoal não acredita, mas eu nunca sequer coloquei um cigarro na boca, nem mesmo jamais tive curiosidade de experimentar.

    ResponderExcluir
  2. Eu também, a mesma coisa. E ninguém acredita também.

    ResponderExcluir
  3. Mas tu ainda tem cara de sujeito respeitável. A minha lata de rockstar decadente deixa a negativa mais bizarra ainda. ;D

    ResponderExcluir
  4. Tu estás recorrendo a um estereótipo criado pela sociedade consumista, onde o carinha de cabelos curtos e óculos é o "sujeito respeitável". Seu, seu... CABELUDO!

    ResponderExcluir
  5. O Roberto usa óculos e nem por isso tem ar respeitável. :D

    ResponderExcluir
  6. Ah, tá... e EU por acaso tenho? Hahahahahahhahahahahahahah!!

    ResponderExcluir
  7. Hehehehe, pelo menos mais que o Roberto!

    Assunto nada a ver: uma gripe me derrubou hoje e estou sem condições de confeccionar o post de cinema desta semana. Se alguém quiser esta nobre tarefa, be my guest.

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca coloquei cigarro na boca também, mas até onde eu sei ninguém nunca duvidou disso.

    A única coisa que eu fumo é arguila (que no Brasil chamam de "narguilé"), mas só socialmente (nem tenho em casa). O resto todo é muito fedorento e viciante. Arguila é a única coisa de fumar que a sala fica com um cheiro *melhor* quando tem alguém consumindo, além de ter a vantagem também de não ser portátil, portanto não é sequer logisticamente viável viciar no treco, já que não dá pra carregar junto consigo. :-)

    ResponderExcluir
  9. E sim, o Chico tem cara de sujeito respeitável.

    Pensamento aleatório: "lata de rockstar decadente" pode ser interpretada também como "lata de cineasta", dado o precedente aberto pelo Gerbase... :-)

    ResponderExcluir
  10. Verdade. Precedente perigoso, haja visto a banda e os filmes do sujeito (dados agravados pelo fato de ambos serem professores, ainda que em diferentes instâncias).

    O narguilé (que eu não sabia que tinha um nome mais original) é realmente algo que dá uma certa vontade de experimentar -- tanto pelo aroma quanto pelo ambiente cultural que se cria em torno dele. Mas, pelo menos aqui no Brasil, o normal é usar tabaco mesmo como erva, o que faz ele ter um poder de dependência similiar ao cigarro. ;)

    ResponderExcluir
  11. Bah, na real até gelo seco me irrita. Qualquer coisa que solte fumaça já me incomoda.

    E acho bom eu parar de conversar com vocês. Sou um sujeito respeitável demais pra isso. Seus, seus...

    SUJOS!

    Chico - O ARISTOCRATA DE SANTA MARIA DA BOCA DO MONTE

    ResponderExcluir
  12. Nah, é normalmente uma pasta de tabaco aromatizada, mesmo, mas dizem que o dano é menor, talvez devido à filtragem da água. E de qualquer forma, o dano é menor porque o consumo é menor, mesmo.

    Pra experimentar: aparece aqui em Porto qualquer finde e vamos pra qualquer um dos muitos bares que pipocaram aqui que têm!

    ResponderExcluir
  13. Uhu, fui chamado de "sujo"! Me senti um integrante do Motorhead agora, pela segunda vez na vida!

    (A primeira vez foi ao ver o Galarça tocando com a banda de jazz! :) )

    ResponderExcluir
  14. Na verdade, eu não carreguei no jota, que é o correto. Algo como:

    sujjjjjiossssss...

    Chega a soar sujo assim.

    ResponderExcluir
  15. E eu não coloquei o heavy metal umlaut, que é o correto. Na verdade eu me senti um integrante do Motörhead!

    ResponderExcluir
  16. O narguilé de chocolate é tri bom. O cheiro quando tu abre o pacote é mais forte que de uma barra de chocolate, dá vontade de comer o treco.

    Eu fumo cigarro, ainda mais quando a cerveja entra na história, e é verdade a lenda que diz que a ceva chama o cigarro. Se eu ficar um fim de semana inteiro em casa sem tomar nada de alcool eu não fumo.

    ResponderExcluir
  17. Quanto ao dano do narguilé, li em algum lugar que é pior que o cigarro, mas como disse o Hisham, ninguém vai sair com um no bolso pra fumar toda hora.

    ResponderExcluir
  18. Tem um amigo meu que gosta muito de fumar narguilé e, em certa feita, conversamos sobre este "cigarro vs. narguilé" e chegamos à conclusão que, se o narguilé não se fuma toda a hora (exatamente por não dar para carregar ele por aí), ele "pede" que se fume por mais tempo quando usado.

    Então, dependendo do caso, o sujeito pode ficar sem acender dez cigarros no dia, mas fica no narguilé por mais de meia hora, o que talvez equivalesse aos dez cigarros, etc. Faltam dados científicos neste debate. ;)

    O que pode ser menos prejudicial no narguilé é a pouca inclusão de produtos químicos na sua industrialização (não sei se é fato ou senso comum), e certamente a não inspiração de papel queimado que o cigarro ocasiona. Mas, pelo fato de ser feito de tabaco, contém nicotina da mesma forma e pode criar dependência.

    Aliás, este amigo meu gostava de, chegando em casa, fumar seu narguilé por mais ou menos uma hora. Certa feita, a empregada quebrou a parte de vidro do negócio. Na fissura para fumar, ele não descansou até enjambrar uma garrafa PET de Coca para conseguir dar umas tragadas. :)

    ResponderExcluir
  19. Da próxima vez que eu humildemente for chamado a me apresentar numa das estensas propriedades do Marquês de Santa Maria da Boca do Monte, lembrem-me se prestar reverência à sua nobreza limpando a minha bunda na toalha quando tiver que ir ao banheiro.

    (mau-humor devido a um gripe que me entrevou o fim de semana, hehehehe).

    ResponderExcluir
  20. Faltam dados científicos neste debate. ;)

    Não faltam mais:

    Overall CEA levels in exclusive hookah smokers were low compared to cigarette smokers. However, heavy hookah smoking substantially raises CEA levels. Low-nitrosamines smokeless tobacco of the SNUS Swedish type could be envisaged as an alternative to smoking for this category of users and also, in a broad harm reduction perspective, to the prevalent low-quality moist snuff called naswar. -- SAJID et al., "Hookah smoking and cancer: carcinoembryonic antigen (CEA) levels in exclusive/ever hookah smokers", Harm Reduction Journal, Vol. 5, No. 19., Maio 2008

    ResponderExcluir
  21. Como todos sabem, sou fumante. comecei a fumar em 1988, com 18 anos. E digo a todos que, o único arrependimento da minha vida foi ter colocado o primeiro maldito cigarro na minha boca. Não gosto do meu vício e respeito os não fumantes não fumando em ambientes fechados, excluindo bares, porque quem vai ali sabe que vai respirar minha fumaça. Mas ao mesmo tempo, detesto não-fumantes chatos. Numa das empresas que trabalho, tem o cantinho dos fumantes. Não atrapalhamos ninguém, mas sempre vem aquele chato dizendo "isso vai te matar..." e comentários do tipo. Eu só mando o "oi da califórnia" pra eles.
    "MORTE AOS NÃO-FUMANTES CHATOS!".
    Moser

    ResponderExcluir
  22. Bah, Silvio, eu - apesar de não fumante - concordo muito contigo neste quesito. Chato é chato (e vice-versa), e isso é querer interferir no livre arbítrio do cidadão. Não tem coisa mais pentelha que isso. O fumante normalmente é o cara que mais sabe das consequências do que está fazendo. Não precisa vir alguém encher o saco.

    ResponderExcluir
  23. Eu já fui de fumar em festa, assim como o Fábio falou da ceva chamar o crivo... mas nunca mais fumei. Ainda bem.

    Sobre o que o Sílvio falou sobre os chatos, me lembrou de um dos primeiros livros de Richard Bandler, um dos criadores da Programação Neurolinguística. Ele diz que sempre faz um "teste ecológico" antes de tratar o problema de alguém. E o exemplo que ele deu foi esse: "Antes de fazer um fumante parar de fumar, eu cuido para que ele não vire um ex-fumante xarope."

    ResponderExcluir
  24. eu gosto de fumar, já faz alguns anos, e por duas vezes comecei a fumar demais, quase que todos os dias por uma semana. Nesses princípios de vício, deixei de fumar por mais de um mês logo em seguida e não me senti mal. O cheiro não me incomoda, mas eu respeito quem não gosta. Eu fumo em lugar fechado só se o ar já estiver carregado de fumaça mesmo. Cada momento de fumar é uma decisão bem consciente de perder um pouco de saúde pela sensação do cigarro. Mesmo assim, não consigo passar de uma quantidade que não faz muita diferença. O stress diário é muito mais nocivo na minha vida, então decido não me privar de fumar, pos até relaxa.

    ResponderExcluir