terça-feira, 14 de julho de 2009

O homem por detrás do poder

Tempos atrás, em algum post do Sol Desafinado, o Ulisses havia pedido para eu escrever sobre a crise no Senado. Mas acho que isso tá mais do que falado em todos os meios de comunicação e eu não iria acrescentar em nada na história. Para quem estiver por fora e quiser entender o que está acontecendo, tem um resumo bem legal no G1.

De qualquer forma, não posso ficar alheio aos últimos escândalos políticos ocorridos no nosso país. Assim, resolvi fazer uma rápida pesquisa do pivô de toda a crise. Acabei encontrando uma série de acontecimentos muito interessantes na vida pública de José Sarney, que ajudam a entender porque ele é considerado um dos políticos mais influentes do Brasil pós-Getúlio.

Sarney é um amuleto político da história do Brasil. Quem está com ele, está tranquilo. Quem está contra... tsc, tsc, tsc... coitado!

Sua mística começa nos conturbados anos 60. Jango, sentindo que ia levar ferro, resolveu convidar o pessoal da UDN para dialogar. Tentou a nomeação de José Sarney para ministro afim de acalmar os ânimos da oposição. O PTB não gostou da idéia e pressionou o presidente, que recuou. Menos de um ano depois, este foi deposto e o PTB fechado por conta do regime militar.

Com o golpe, Sarney se bandeou para a ARENA, prestando apoio ao regime. Os milicos mantiveram o poder sem maiores problemas por um bom tempo. Na reabertura política, o MDB virou PMDB e a ARENA se transformou em PDS. A escolha do candidato à Presidência da República pelo PDS gerou brigas internas. Sarney se desentendeu com o partido e acabou mudando para o PMDB, tornando-se vice do Tancredo Neves, que faleceu antes de ser empossado.

Quando o Presidente eleito morreu, houve uma discordância sobre quem deveria assumir a cadeira: o Vice-Presidente ou o Presidente da Câmara dos Deputados, Ulisses Guimarães. Por fim, decidiu-se por Sarney. Alguns anos depois, quando estava se encaminhando para ser o próximo Chefe de Estado, Ulisses Guimarães caiu de helicóptero e nunca mais fora encontrado.

Em 1990, o adversário político de Sarney, Fernando Collor de Mello, assumiu a Presidência. Acabou sofrendo o Impeachment. Itamar então herdou o cargo e rapidamente buscou trazer o agora Senador para seu lado. Terminou o mandato em alta como o presidente do Plano Real e do fusquinha. Fernando Henrique acabou se elegendo e assumindo a presidência com o apoio do Sarney. Conseguiu inclusive se reeleger! Na eleição subsequente, Lula venceu o sucessor do FHC. Quase se meteu em confusão com a história do mensalão. Mas conseguiu superar os problemas no seu governo porque o amuleto estava agora ao seu lado. Seguindo seu antecessor, também se reelegeu facilmente.

No início de 2009 Sarney então se tornou Presidente do Senado com apoio do governo e de boa parte da oposição. Surgiram então as denúncias de atos secretos, esdrúxulas criações de cargos, nomeação de amigos e parentes, desvios de dinheiro para museus particulares, contas no exterior... E mesmo estando no centro de todo o escândalo, ninguém (principalmente o Lula) é bobo de se meter com ele... Se engana quem acha que José Sarney está velho e vai morrer daqui a pouco... pois ele é Imortal!!!

Agora algumas curiosidades sobre este vulto da política nacional:
  • Nasceu no Maranhão em 1930;
  • Seu nome de batismo é José Ribamar Ferreira de Araújo Costa. Ele assumiu o "Sarney" de seu pai, Sarney de Araújo Costa, pois era um nome influente na política do estado;
  • Apesar de ser maranhense, é Senador desde 1990 pelo estado do Amapá;
  • Graças às suas grandes obras literárias, detém a cadeira 38 da Academia Brasileira de Letras e é Acadêmico Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa;
  • É no momento, o membro mais velho da ABL e do Senado.

14 comentários:

  1. O texto do Roberto (aliás, excelente pesquisa e resumo da história política do sujeito) me lembrou da propaganda da bolacha Tostines: "vendem mais porque são fresquinhas ou são fresquinhas porque vendem mais?".

    Ou seja, a dúvida é: quem está no poder chama o Sarney ou o Sarney se aprochega de quem está no poder? Eu sempre achei que fosse a segunda opção, mas o texto do Roberto dá vigor para escolher a primeira.

    Agora, o que me impressiona mesmo (e que eu não sabia) que ele já estava envolvido nos altos escalões da política nacional ANTES MESMO DO GOLPE! Isso quer dizer que ele está completando meio século de trânsito nas instâncias mais poderosas do país!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto, muita coincidência para o meu gosto. Cabe uma teoria da conspiração nesta histrória toda.
    Acho que esta na hora de ir vistar o seu grande amigo ACM.

    ResponderExcluir
  3. Hehehehe, mas ele, assim como o ACM, vai deixar os filhos e os netos no lugar. ;)

    ResponderExcluir
  4. Aliás, Roberto, tu me explica como que o senhor Sarney, sendo residente no Maranhão, pode concorrer por um estado que, assim como o Acre, não sabemos se existe?

    ResponderExcluir
  5. Ah, isso é bem documentado. Pra concorrer por um lugar só precisa comprovar "domicílio eleitoral": transferir o título de eleitor e comprovar residência/possuir imóvel em um lugar por x anos. A Hillary Clinton fez um esquema parecido pra ser senadora por NY (estado com maior exposição).

    Esse negócio de residência é muito subjetivo... afinal, o Sarney mora mesmo é em Brasília, pelo menos desde que eu me entendo por gente.

    ResponderExcluir
  6. Eu diria que o Sarney mora em Brasília desde que o SILVIO SANTOS se entende por gente.

    ResponderExcluir
  7. (com o perdão da licença poética, já que a atual capital federal foi inaugurada só em 1960, quando o Silvio Santos já tinha uns cento e DOUZEMMM anos).

    ResponderExcluir
  8. Era bem documentado mas eu sempre tinha dúvida. :S

    Se o Sarney tem imóveis no Amapá, deve ser na verdade o Estado inteiro...

    ResponderExcluir
  9. Complementando o comentário do Hisham, um Governador Estadual não precisa ter nascido no estado em que está governando. O Brizola governou o Rio de Janeiro. A Yeda nasceu em São Paulo. O Arnold Schwarzenegger é austríaco. Não tenho certeza desta informação, mas acho que para ser Presidente da República é sim necessário ter nascido no país.

    ResponderExcluir
  10. Nos EUA é preciso ser nascido no país. No Brasil, só é necessária a nacionalidade (não a naturalidade) brasileira (além de outros requisitos, claro, como idade, etc.).

    Lista completa dos requisitos

    ResponderExcluir
  11. Pois é, eu sei quanto à questão do domícilio... Mas é que no caso do Sarney é realmente foda de aceitar, como já disseram Hisham e Chico: ele mora em Brasília.

    Tenho sinceras dúvidas que ele tenha colocado os pés no Amapá, hehehehe!

    ResponderExcluir
  12. "Contra as injustiças, só o silêncio,
    a paciência e o tempo", diz Sarney

    ResponderExcluir
  13. Pessoal, algo interessantíssimo que eu descobri esta semana -- inavlidando a qustão de Sarney se eleger por Amapá por ter domicílio eleitoral lá (o que, pelo que tudo indica, não tem mesmo). Mas acontece que o Supremo Tribunal Federal, nos anos 90, aprovou uma resolução que deixa ex-presidentes da República se candidatarem ao cargo de senador por QUALQUER estado.

    Ainda vou catar esta resolução e pôr num link, mas uma detalhe é importante: adivinhem para qual político que queria se candidatar a senador a resolução foi aprovada...?

    Ainda bem que a maior parte dos ex-presidentes estão mortos... ;D

    ResponderExcluir
  14. Tive que ressuscitar esta discussão. Nem uma escuta telefônica convence o Lula de que o Sarney tem que ser DEMITIDO.

    ResponderExcluir