- São Paulo 1x0 Internacional
- Grêmio 3x1 Avaí
- Santo André 2x0 Grêmio
- Internacional 0x1 Botafogo
Por isso, não vamos mais falar disso, e sim falar de um assunto mais alegre: a gloriosa Série D, porque enfim, temos um campeão!
O São Raimundo Esporte Clube é o mais novo Campeão Brasileiro! O Pantera Negra conquistou a Série D com uma vitória de 2x1 em casa sobre o Macaé, levando o título pela regra do gol fora de casa, já que no Rio de Janeiro havia perdido por 3x2. Não tenho como não citar o site oficial do alvinegro que relata as emoções desse jogo que ficará para a história como a primeira grande final da Quarta Divisão:
Parabéns ao São Raimundo! Parabéns a Michel, do São Raimundo, artilheiro do campeonato! E boa sorte aos quatro classificados que disputarão a Série C ano que vem: São Raimundo, Macaé, Alecrim e Chapecoense. Um representante do Norte, um do Sudeste, um do Nordeste e um do Sul. Realmente, como eu disse lá na abertura do campeonato, a Série D é o mais brasileiro dos campeonatos!Um jogo que começou bastante nervoso com o São Raimundo se lançando para o ataque buscando quebrar a vantagem do Macaé que jogava pelo empate. E foi logo aos 10 minutos que o Pantera encontrou o caminho das redes, mas infelizmente Rafael Oliveira estava em posição de impedimento e o lance foi anulado pelo assistente potiguar.
Por outro lado, o Macaé que veio a Santarém disposto a cumprir com a força do regulamento aos poucos foi cansando o ímpeto e a pressão alvinegra, e ao adiantar a marcação envolveu o São Raimundo, passando a dominar o jogo fazendo aparecer a estrela de Labilá em duas chegadas fortes do time fluminense.
já com a torcida bastante impaciente o primeiro tempo encerrou com a taça nas mãos do Macaé. Porém, na volta para o segundo tempo o São Raimundo veio decidido a conquistar o título e logo no comecinho Michell tabelou com Ceará, invadiu a área e bateu forte mas Lugão espalmou de mão trocada pra escanteio.
Entretanto, foi o Macaé quem abriu o placar aos 16 minutos da etapa derradeira com Léo Santos que aproveitou a falha da zaga para estufar as redes alvinegras calando o Barbalhão.
Lúcio Santarém resolveu agir e substituiu Luís Carlos Trindade por Hélcio e a mexida surtiu logo efeito. Hélcio numa bela jogada individual bateu cruzado e encontrou Déo Curuça na pequena área que só escorou para o fundo do barbante, mas novamente a jogada foi anulada pelo trio potiguar.
Por volta dos 27 minutos a história do jogo começou a mudar, depois de uma bela triangulação a bola sobrou para Michell empatar o jogo e acordar as mais de 17 mil vozes nas arquibancadas. Não demorou muito e Rafael Oliveira virou o jogo para o São Raimundo incendiando de vez a torcida mocoronga no Estádio Colosso do Tapajós.
A virada favorecia o Pantera e o Macaé finalmente se abriu e por muito pouco Ceará não marcou o terceiro gol alvinegro em outra bela triangulação. Já com a entoação de "É campeão" vinda das arquibancadas o São Raimundo só esperou o trilar do apito para levantar o título histórico para Santarém e o maior do clube depois de 65 anos de fundação.
Foi muito divertido acompanhar essa disputa e aprender um pouco mais sobre esse outro lado do futebol no Brasil. Muita gente nos perguntava "mas por que diabos cobrir a Série D?", mas além do que o fator insólito da coisa -- que foi, é claro, a motivação inicial -- acho que acabamos todos genuinamente interessados nos resultados e nos divertindo verdadeiramente como torcedores, especialmente pela zoação entre amigos. Afinal de contas, a graça do futebol está na diversão que a gente tira dele, e isso independe de nível: esses dias vi no Youtube os gols de Milan 3x2 Real Madrid e dei risada com o comentário de um torcedor madrilenho que disse algo como "ai, Real, tu só me dá desgosto..." E olha que ele tem Kaká e Cristiano Ronaldo no time dele. E a gente aqui reclamando do Inter e do Grêmio... :)
Dá lhe Pantera :-)
ResponderExcluirE dá-lhe o glorioso Alecrim também :-)
Eu sabia que Pantera não ia me decepcionar!!!
ResponderExcluirParabéns ao alvinegro!
Parabéns ao Michel (será que ele não topa jogar no Grêmio? ahuiehauh)
E parabéns ao povo paraense!
E ano que vem estaremos de volta com novas emoções da Série D! E se bobear acompanhar os clubes que subiram esse ano para a Série C ;)
Galera, foi divertidíssimo acompanhar a Série D. Não fosse por ela, dificilmente saberíamos que existem estes clubes cheios de histórias e folclore. A minha única lástima foi não ter ido ao jogo do Zequinha acompanhando ao vivo pela galera do Sol.
ResponderExcluirSei que está longe para projetar, mas espero que façamos o mesmo no ano que vem, desta vez com times diferentes e novas emoções. Mas, claro, sempre dando aquela olhadinha na tabela da Série C, para matar a saudade dos nossos "times do coração".
Por sinal, acho que somos pés-quentes: certamente ninguém esperava que, de todos os participantes da quarta divisão, logo aqueles que nós escolhemos apoiar iriam até a reta final, se classificando para a terceira divisão -- o que deixou o processo inteiro ainda mais divertido.
Parabéns pro Pantera, primeiro campeão da série D da história!
Como diria o Quico:
ResponderExcluir"POIS NUM DEU."
Brincadeiras à parte, comentei com o Ulisses no fim de semana: a gente realmente deu sorte. Agora temos times pra torcer na série D e na série C!
E falando em insólito, as diferentes conotações nas palavras nos brindam com frases como essa:
ResponderExcluir"incendiando de vez a torcida mocoronga"
Olha, me desculpem os que andam falando de sorte, mas eu sempre soube que o Alecrim ia subir :-D
ResponderExcluir