segunda-feira, 13 de julho de 2009

Mesa-redonda bola-quadrada: Grêmio x Corinthians, Atlético-PR x Inter

Antes de mais nada, gostaria de agradecer ao time co-irmão por me fazer sorrir hoje de manhã. O Diário Gaúcho pode ter mil defeitos, mas ele tem ao menos duas qualidades: uma, faz o exercício da leitura ser uma rotina para muita gente que de outra forma não leria nada; e outra, seguidamente me arranca risadas quando passo pela banca de jornal pela manhã. A manchete de hoje foi hilária: "Gordo passa fome na Azenha." Grêmio 3x0 Corinthians. Justamente aquele placar que o Inter precisava ter feito na final da Copa do Brasil.

Não muito longe dali, os clamores pela decapitação de Tite são ouvidos com cada vez mais intensidade nas imediações do Beira-Rio, e há quem diga que já dá pra enxergar no horizonte uma horda de torcedores furiosos brandindo tochas e gritando palavras de ordem. O placar de 3x2 para o Atlético-PR em Curitiba não chega a ser vergonhoso, mas o blackout do time tomando três gols entre o primeiro de Nilmar que garantiria a liderança e o segundo de Alecsandro que aliviou o saldo relembrou demais os fantasmas do jogo contra a LDU.

E domingo que vem é dia de Grenal.

Enquanto isso, tivemos nesse fim de semana a segunda rodada da Série D!
  • No Grupo A1, o Atlético Roraima não conseguiu arrancar pontos do Nacional (AM), que confirmou o favoritismo.
  • No Grupo A3, o Alecrim (RN) do Ulisses venceu o Flamengo (...do Piauí) e é líder isolado do seu grupo com 6 pontos.
  • O Santa Cruz (PE), que segundo nosso comentarista convidado Sérgio tem a "obrigação moral" de vencer a Série D, ficou no empate no confronto local com o Central.
  • No Grupo A7 tivemos um über-confronto mineiro: Uberaba 2x2 Uberlândia. Aliás, nesse grupo, que conta também com os paulistas Mirassol e Ituano, tá tudo embolado: só deu empate até agora, 2 pontos pra cada time -- estaria se configurando aí um Grupo da Morte?
  • Nos grupos do Sul, o Ypiranga de Erechim bateu o Naviraiense em plenos domínios clorofilo-alaranjados, e no embate gaudério entre São José e Pelotas, o Zequinha levou a melhor: 2x0.
  • E fiquem de olho nesse nome: Del Curuçá do São Raimundo (PA) é o atual artilheiro do campeonato com 3 gols, tendo marcado um contra o Moto Club (MA) e dois contra o Tocantins de Palmas.

12 comentários:

  1. Clorofilo-alaranjado ficou GENIAL.

    E, cara, eu ia comentar isso hoje ainda, acabei de voltar do trabalho e vi lá na redação o Diário Gaúcho de hoje. Essa manchete merecia um prêmio ESSO.

    Vi os jogos do Grêmio e do Inter.

    Grêmio - acho que foi a melhor partida do ano do Tricolor. Marcação no campo do adversário, toque de bola e paciência pra chegar até a área adversária, sem balão, e, por incrível que pareça, a pontaria do ataque reserva tá muito melhor que a do titular. Só não foi 5x0 porque o goleiro corinthiano é muito bom e salvou umas quantas lá atrás. Além disso, o Autuori deu uma tremenda sorte em escalar os três reservas que fizeram os gols. De negativo, ainda vejo uma carência nas laterais, embora o Fábio Santos tenha jogado bem melhor.

    Inter - Bom, se o Grêmio está com carência nas laterais, o que sobra pro Inter... tchê, nem o Guiñazu jogou bem desta vez. O Inter teve uma sorte danada de o Atlético estar com um time tecnicamente ruim, porque senão tomaria mais gols. A defesa Colorada anda batendo cabeça (Índio me parece estar jogando com a cabeça nas nuvens). Sobre a carência nas laterais, Kléber não apóia e nem marca direito, e o Bolívar não é lateral né, vamos combinar. Não tem os cacoetes da posição, e perde a cabeça com uma facilidade impressionante. E eu não vejo mais nenhum motivo do Magrão ainda estar no time. De positivo, a acertada entrada do Alecsandro (que tem feito gols em todos os jogos, ou tô enganado?) e a saída do Taison, que tá começando a se queimar...

    ResponderExcluir
  2. MINHA NOSSA! Acabei de ver a tabela da série D com mais atenção, e notei a presença do glorioso MACAÉ, do Rio de Janeiro. É o time da cidade onde moram meus avós paternos, minhas tias e meus primos.

    Preciso contar isso pra eles...

    ResponderExcluir
  3. Curiosamente, quando o Nilmar estava na Seleção e o Alecsandro foi promovido a titular, não marcava. Agora que está entrando no segundo tempo tá marcando direto... E vale comentar que o segundo gol do Inter foi feito todo de uma jogada de "reservas": Andrezinho lançou para Danilo Silva que cruzou para Alecsandro. Taison tá precisando tirar umas férias no banco. Se o Alecsandro não render 90 minutos, tem o Bolaños que marcou 3 quando entrou -- precisamos de finalizadores. Pra completar a má fase, a outra notícia ruim pro Inter é que o D'Alessandro pegou 60 dias de gancho pela confusão na final da Copa do Brasil. Lá se vão meus sonhos de ver um meio campo com Sandro, Guiñazú, D'Ale e Andrezinho... (não tão cedo, pelo menos).

    ...E pelo visto o Chico escolheu um time pra torcer na Série D!

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não me decidi para quem torcer, já que o glorioso Potiguar de Mossoró não está participando, nem o saudoso Bangu, pelo qual nutro simpatia.

    Acho que vou me juntar a Ulisses e botar fé no simpático Alecrim :-)

    A propósito, a torcida organizada do Alecrim (sim, ela existe), chamase FERA (Fiéis Esmeraldinos Radicais)

    ResponderExcluir
  5. E vejam só essa!

    O maior público da rodada em todas as Séries foi em Santa Cruz 2x2 Central: 45 mil pessoas!

    Para comparar, o segundo maior público da Série D até agora foi Central 1x0 Sergipe, com 8.805.

    ResponderExcluir
  6. Mas o Santa Cruz tem uma baita torcida!

    ResponderExcluir
  7. Sim, acredito. Foi a estreia em casa do time. O que me chamou a atenção foi por superar as outras séries, e ser um ponto totalmente fora da curva da média da Série D, que não raro tem públicos de menos de 1000 espectadores.

    ResponderExcluir
  8. Ora, o Santa Cruz tem torcida grande... E o Central, não tem por acaso??? Quanta desconsideração... :D

    A respeito do Alecrim, eu não falei da torcida FERA antes porque o meu comentário no post passado já estava exageradamente estapafúrdio.

    Bem, Serjão, maravilha, vamos dar um grande suporte para o esquadrão esmeraldino aqui no Sol Desafinado.

    Gostaria de comentar de forma um pouco mais detida as duas partidas do Alecrim, ambas incrivelmente épicas até agora:

    No primeiro jogo, contra o Ferroviário em casa, o Verdão derrotou o Ferrão (sim, é esse o apelido do Ferroviário!) com um gol salvador de Wescley que, no melhor estilo "Batalha dos Aflitos", marcou aos 49 do segundo tempo!!!

    Já na rodada do fim de semana, contra o colossal Flamengo do Piauí, o Alecrim teve ainda mais dificuldades: o zagueiro Pucha foi expulso e o Verdão ficou com dez em campo. Mas nada impediu que a incomensurável torcida de 740 do pagantes presentes no Machadão empurrasse o time. O técnico Francisco Diá rapidamente mudou o esquema tático: sacou Chapinha (que, pelo jeito, estava só "alisando" os adversários) do meiocampo para a entrada de Léo Papel (juro que não consegui pensar em nenhum trocadilho, nem precisa). No fim das contas, mesmo com dez, o Alecrim balançou o barbante numa falta cobrada por Kel e conseguiu mais trs pontos.

    Chico, o Macaé é um adversário de respeito. Espero não ter que cruzar com ele nas fases seguintes. :D

    ResponderExcluir
  9. Quanto ao grupo A7 (o que só teve empate) há ainda dúvidas se ele é o "grupo da morte" ou o "grupo dos mortos", mesmo.

    Del Curuçá... Vamos prestar atenção neste nome, pessoal!

    ResponderExcluir
  10. Esse ano vai dar São Raimundo na cabeça!
    Já desembarcamos em casa neste fim de semana com a liderança do grupo! Esse ano ninguém segura a Pantera!

    ResponderExcluir
  11. Bae, o Jean abraçou a causa paraense... e eu que achava que ele era praticamente manauara, enganei-me redondamente! :)

    ResponderExcluir