terça-feira, 9 de junho de 2009

A Fantástica Coleção de CDs do Jean: Um progressivo instrumental gaúcho

Demorei, mas vamos ao post dessa semana. E vou começar dando uma má notícia aos senhores.

Eu não tenho mais o famoso balcão!

Para os que não conheceram, eu conto a história. Alguns anos atrás eu estava dirigindo por POA e ouvi na Ipanema que a CD Express tava fechando e estava com uma super promoção de CDs. E eu saí correndo para alimentar o meu vício! Comprei uns 20 CDs de uma vez.

No momento em que eu estava pagando, o dono me ofereceu um dos balcões da loja dele. Sim, e eu comprei um desses! Paguei super barato, e ele passou a enfeitar o meu quarto juntamente com a minha coleção. Pra trazer de POA foi um saco, tive que colocar no teto da Parati do meu coroa. E pra colocar pra dentro de casa então, foi extremamente difícil!

O problema é que o tal balcão ocupava um espaço considerável no meu quarto, e além do mais já estava lotado! Não cabia mais nada! Então resolvi me desfazer dele e comprar um gaveteiro, que abriga bem a minha coleção. O único arrependimento que tenho é de infelizmente eu não er tirado nenhuma foto dele :(

Mas vamos ao disco dessa semana!

Cheiro de Vida - 1988 Vivo

Esta é uma banda instrumental gaúcha formada em 1978. A formação básica era: Alexandre Fonseca (bateria), André Gomes (baixo e sitar) e Carlos Martau (guitarra). O som deles segue um Jazz Rock Progressivo, se é que isto existe. Estes músicos trabalharam com grandes nomes da música nacional, tais como: Pepeu Gomes, Marina Lima, Djavan, Kleiton e Kledir, Vitor Ramil entre outros.

Este disco é o segundo e último do trio :(. Foi gravado ao vivo em 14 de abril de 1988 no teatro da OSPA em POA. Por sinal, o primeiro disco também é uma obra, mas esse merece um outro Post. O estilo das músicas coloca o foco basicamente no baixo, grande destaque da banda. Mas isso é feito de uma forma inteligente, com guitarras sabiamente colocadas e com a bateria fazendo a cozinha com elegância.

Esse disco eu consegui por acaso. Eu tinha o primeiro deles, e sabia da existência deste ao vivo. O problema é que eu não tinha achado para vender. Certa vez fui no show do Vitor Ramil em POA, onde o baixista era o André Gomes. Para minha surpresa o CD tinha para vender na saída!

Capa:

A capa é simples. Sem firulas. E no encarte possui apenas os créditos.

Músicas:
  1. Africa
  2. Levada
  3. Vox Populi
  4. Jazz
  5. Blue
  6. Beep Bop
  7. Vinheta
  8. Dark Funk
  9. Intro
  10. Funk Indiano
  11. Rush
  12. Guerra
  13. Jazzmania
Curiosidades:

Uma vez por acaso conheci o sobrinho do Martau. Na época este cara trabalhava em um estúdio em POA. Ele me comentou a maneira como este disco foi gravado. O que existia era apenas algumas fitas cassetes com as gravações do show. Para ser digitalizado eles utilizaram estas fitas, limpando os cabeçotes a cada 10 segundos de gravação!

Para saber mais:

http://www.progressiverockbr.com/cheirodevida.htm

Apesar dos vídeos estarem com uma qualidade ruim, vale a pena dar uma conferida, que essa banda é f&*$#. E é claro, se precisarem de mais info podem entrar em contato ;)

Vídeos:

7 comentários:

  1. O pessoal não pediu algo obscuro? Taí! :D

    ResponderExcluir
  2. Rapaaaaz, o que é esse baixista infernal???

    ResponderExcluir
  3. Escutei um pedaço desse disco sábado de manhã, o Jean e eu estavamos indo levar meu violão pra remendar no vieira, quando eu peguei a caixa do cd na mão, a primeira coisa que me veio na cabeça foi: "Porra!, o Jean tá escutando axé music agora?!?!?!"

    ResponderExcluir
  4. Poizé, o nome da banda realmente não foi muito feliz. hauehaueuehaeu

    ResponderExcluir
  5. Mais um link relacionado para a galera:

    http://www.myspace.com/andregomes

    ResponderExcluir
  6. Bah, tenho que dar meu depoimento: esse disco é muito bom. Uma vez ouvi o som dele emanando do laboratório ao lado e tive que ir lá perguntar pro Jean o que era. Ele me emprestou o disco, que eu tenho gravado até hoje. Uma pérola... também recomendo!

    ResponderExcluir
  7. Esse disco é do caralho. É um dos poucos discos de fusion ou algo parecido que eu não tenho achado chato de escutar. As "punhetas musicais" levam a algum lugar, não ficam enrolando o ouvinte e mostrando pirotecnias gratuitas. Grandes instrumentistas, e até os timbres datados soam legais.

    ResponderExcluir