segunda-feira, 15 de junho de 2009

Vocês sabiam que eu compro CDs? "Un trago para ver mejor"

Antes de começar, gostaria de dar o crédito de mudar o nome da seção para o Chico. Quem mora na região metropolitana de POA e já tomou um trago na Cidade Baixa, sabe do que estamos falando.

Falando em trago, vamos ao disco da semana, que foge um pouco do estilo das últimas discussões musicais.

La Mississipi - Bagayo

La Mississipi é uma banda de blues argentina bem completa. Quando eu digo completa quero dizer que possui vários músicos no palco, indo da cozinha clássica, guitarra até os sopros. O som dos caras é bem legal e bem original (tratando-se de blues, é claro)

Esse disco foi gravado em 1995, e consegui com um amigo que mora em Buenos Aires. Ele me mandou discos de duas bandas, mas da outra falo em outro post.

Na verdade La Mississipi eu conheci junto com o Barolho quando estivemos na Argentina para ver os Rolling Stones. Entramos em uma loja e dissemos: "Me mostre os discos bons de blues argentino". O Barolho comprou um ao vivo bem legal na ocasião.

Vou aproveitar esse post para colocar uma opinião que tenho sobre a língua que se canta o blues. Na verdade, mais um paralelo entre português e espanhol. Talvez seja gosto pessoal, mas acho que todos os blues cantados em português acabam soando como rock gaúcho. Percebi isso quando ouvi Celso Blues Boy (que não é gaúcho). O que não acontece com as bandas argentinas, que sempre fizeram blues de qualidade e sempre me agradou os ouvidos o jeito de cantar. Não estou dizendo que no Brasil não se faz blues de qualidade, muito pelo contrário, temos excelentes músicos por aqui. Para fazer um paralelo, é como cantar bossa nova em inglês. Tem gente que faz, gente muito boa por sinal, mas é muito estranho de ouvir. Acaba soando como jazz e não bossa nova.

Capa: A capa desse disco é bem legal, é como se fosse um pedaço de uma história em quadrinhos.



Músicas:
  1. Blues del equipaje
  2. El matadero
  3. Por fin te fuiste Mabel
  4. Mala transa
  5. Blues de Juan
  6. Hache roja
  7. Un trago para ver mejor
  8. Qué mujer!
  9. Tus amigos
  10. Piso de madera
  11. Zydeco cha cha
  12. Nocturno a mi barrio
Vídeos:

11 comentários:

  1. Ainda não ouvi nem vi, e nem mesmo li o post.

    Só pra dizer que achei genial o novo nome da sessão (vai ser mantido, né?).

    ResponderExcluir
  2. Bah, perdeu uma oportunidade óbvia de abravanelizar esse comentário, dizendo que "Ainda não li o post, mas minha filha número 5 leu e gostou muito!"

    BTW, eu li o post, ouvi os sons do Youtube e curti! O vocal em espanhol dá um tempero diferente.

    Outro comentário: o Celso Blues Boy não é gaúcho?? Por algum motivo sempre achei que fosse! Taí um excelente indício a favor da teoria do Jean.

    Esse assunto em relação a idiomas e estilos rende... na sequência vou dar um comentário com mais consistência [Coutinho 2009], mas de antemão digo que de maneira geral concordo.

    ResponderExcluir
  3. OOOO QUEEEEEEEEEEEE????? A SRA QUER QUE EU LHE... Ops... O QUEEEEEEEEEEEEEEEEEE??? O CELSO BLUES BOY NÃO É GAÚCHO?????

    Eu tb sempre achei que ele fosse.

    EXTRAAAAA, DUAS PESSOAS ENGANADASSSSS, EXTRA!!!!

    E, abravanelizando o comentário, MUITO GRATO pelo elogio, Jean. Foi um raro momento de iluminação espiritual. Falando nisso, quem esteve até o final da noite pôde presenciar uma experiência ímpar, ao deparar-se com o "muso inspirador" da frase na Cidade Baixa - pra variar.

    ResponderExcluir
  4. Sim, o Celso Blues Boy é carioca.
    Para ter uma fonte confiável:

    http://www.celsobluesboy.com.br/

    No link das matéias, na entrevista de 1985 aparece bem claro. Não coloquei o link direto pq a pagina é em flash.

    ResponderExcluir
  5. Verdade, Hisham, não tive a presença de espírito...

    E quem é Celso Blues Boy mesmo?

    ResponderExcluir
  6. http://www.celsobluesboy.com.br/

    E o som da banda em questão é muito legal. Bem melhor em espanhol do que em português mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Ah... e o primeiro comentário do Ulisses me gerou uma dúvida. Não seria uma seção, ao invés de uma sessão?

    ResponderExcluir
  8. Seria, não: é. Eu que errei ao escrever.

    ResponderExcluir
  9. ... olha ai o Barolho chegando atrasado na conversa, mas vamos la:

    1) Sim, La Mississipi eh uma banda phoda, tenho um cd que ja esta gasto de tanto ouvir;
    2) Blues em espanhol me soa meio "pilantragem", tipo coisa-de-canalha, trambique... "ma que balacobaco", "la garantia soy io", etc... gostoso de ouvir;
    3) Vcs devem estar confundindo o Celso Blues Boy com o Andy Boy... o segundo eh gaucho, e eh o cara que fabrica os famosos Serrano Amps. Este eh gaitista e guitarrista, de blues, obvio! :)

    ResponderExcluir
  10. Não, não estava confundindo! Eu achava que o Celso Blues Boy era gaúcho mesmo! Esse Andy Boy eu nunca tinha ouvido falar! (E pra ser sincero, nem dos amps Serrano, que pelo nome me soam como imitação de Soldano heheheh =) )

    Sobre a tua percepção do blues em espanhol... muito interessante :) Já pensei coisas parecidas com outras línguas e outros contextos!

    ResponderExcluir