quinta-feira, 25 de junho de 2009

Qual filme eles queriam ter feito?

A revista britânica Empire teve uma ideia genial para a sua edição comemorativa de vigésimo aniversário: chamar ninguém menos que Steven Spielberg para ser o editor do número.

O conteúdo da revista perece mesmo fora de série: uma série de fotos muito legais, um perfil de Clint Eastwood falando dos seus mentores Don Siegel e Sergio Leone, Jack Nicholson relatando suas memórias de O Iluminado, uma lista de projetos de Stanley Kubrick que não saíram do papel (incluindo uma adaptação de O Pêndulo de Focault, de Umberto Eco), e por aí vai.

Talvez o mais interessante, porém, esteja nas entrevistas com 12 diretores contemporâneos, de diferentes gostos e procedências. Entre perguntas úteis e inúteis, foram questionados com a seguinte sentença: “Que filme gostaria de ter feito?”. As respostas são surpreendentes:
  • Catherine Hardwicke (a diretora da série de vampiros adolescentes Crepúsculo) queria ter dirigido Blade Runner (de Ridley Scott, 1982).
  • Danny Boyle (o oscarizado inglês que fez Quem Quer Ser um Milionário) queria ter feito nada menos que Apocalypse Now (de Francis Ford Coppola, 1979). Nada mau para quem já fez Trainspotting...
  • J. J. Abrams (criador da série Lost e responsável por uma das fitas que integram a Santíssima Trindade dos Filmes Ruins do Hisham, Missão Impossível 3) queria ter feito... Hum, algum filme obscuro de mistério? Não, uma comédia romântica dos anos 40, Núpcias do Escândalo (George Cukor, 1940)!
  • James Cameron (o gigante de O Exterminador do Futuro e Titanic) foi incrivelmente humilde (ou espertamente político) e prestou reverência ao próprio Spielberg, ao afirmar que queria ter feito Parque dos Dinossauros (de 1993). Aliás, me deu água na boca imaginar este filme nas mãos de Cameron...
  • Paul Greengrass (de Vôo United 93 e O Ultimato Bourne, baita diretor inglês) queria ter feito uma co-produção sessentista entre Itália e Argélia, o clássico A Batalha de Argel (de Gillo Pontecorvo, 1966).
  • O cultuado espanhol Pedro Almodóvar (Tudo Sobre Minha Mãe) preferia ter estado no lugar do genioso Orson Welles dirigindo A Dama de Shangai (de 1947).
  • O japonês Hayao Miyazaki (especialista em animações fantásticas, como A Viagem de Chihiro) não queria ter dirigido... Nenhum. Sujeito sem graça.
  • Sam Mendes (de Beleza Americana e Estrada para a Perdição) iria contra a sua própria realização esteticamente limpa fazendo Taxi Driver (de Martin Scorsese, 1976).
  • David Fincher (o brilhante diretor de Clube da Luta, Seven e do recente O Curioso Caso de Benjamin Button) lembrou do gênio Alfred Hitchcock: queria ter feito Janela Indiscreta (de 1954) – ou a comédia dramática Muito Além do Jardim (de Hal Ashby, 1979).
  • Andrew Stanton, outro diretor de animação (Procurando Nemo, Wall-E) faria uma homenagem à sétima arte com o italiano Cinema Paradiso (de Giuseppe Tornatore, 1988).
  • M. Night Shyamalan (o projeto indiano de “Hitchcock do Novo Milênio”, com seus filmes O Sexto Sentido e A Vila) faria A Última Sessão de Cinema (Peter Bogdanovich, 1971), que não tem muito a ver com a sua obra...
  • Por fim, o mexicano doido Guillermo Del Toro (O Labirinto do Fauno e Hellboy) faria dois filmes extravagantes como os seus: O Fantasma do Paraíso (de Brian De Palma, 1974) e A Noiva de Frankenstein (de James Whale, 1935).
Como a maior parte dos queridos Solistas Desafinados é composta de músicos, eu lhes pergunto: que música vocês gostariam de ter composto? E o pessoal que vem aqui nos prestigiar, qual obra de arte gostaria de ter feito?

(Claro que podem responder que filme vocês queriam ter feito, se quiserem, hehehehehe).

12 comentários:

  1. Eu queria ter feito "Flight of Icarus", do Maiden.

    Quanto ao filme... Eu não ia querer fazer um filme específico, mas sim estar fazendo filmes nas primeitas décadas do cinema, quando tudo que se fazia era novo e impressionante. :)

    ResponderExcluir
  2. "Something to Believe In", Bon Jovi.

    Pra citar a minha área cinematográfica, queria ter composto a trilha musical de "Três Homens Em Conflito", do Morricone.

    ResponderExcluir
  3. Bon Jovi, Chico? Putz, me surpreendi!

    ResponderExcluir
  4. A trilha de Zbigniew Preisner para 'La Double Vie De Véronique'.

    ResponderExcluir
  5. Bah, Gustavo, tu te puxou citando Preisner.

    Por sinal, estou revendo a Trilogia das Cores esta semana (depois de, sei lá, 12 anos) e cheguei à conclusão que a melhor coisa dos filmes é a trilha dele.

    ResponderExcluir
  6. inicialmente eu pensei: dreams ou right now do Van Halen, mas logo vi que , apesar de muito boas, não tem nada a ver comigo. Eu não teria lembrado de junk, se não estivesse nos comentários, uma escolha muito boa. Um clima inigualável. Pensando por aí,influenciado pela melancolia que tomou conta de muitos nesses dias, queria ter composto Stranger in Moscow, do Michael Jackson.

    ResponderExcluir
  7. Pra tu ver, Ulisses. Heehehehe.

    Sério, não é a minha música predileta de todos os tempos - talvez seja uma das, porque gosto muito -, mas é uma música que eu gostaria de ter escrito.

    Preisner, se puxou mesmo. Bela e merecidíssima citação.

    ResponderExcluir
  8. Há algum tempo atrás eu até comentei com o Hisham de juntar uma turma pra assistir a Trilogia. Tenho a caixa com os 3 filmes, e também o Veronique. Ah, também tenho o Decálogo que baixei com as legendas em Inglês... confesso que fiquei na dúvida entre colocar a trilha do Veronique ou a do Decálogo, que também é fantástica...

    Ulisses, tu poderia fazer um post sobre o Kieslowski né...?
    :)

    ResponderExcluir
  9. Posso, sim, Gustavo. Assim que eu terminar um post que eu estou devendo sobre digitalização, penso no que escrever sobre o Kieslowski (aceito sugestões).

    Chico, eu tenho a mesma relação com "Flight of Icarus". Não é minha música favorita nem considero a melhor composição que eu conheço, mas eu queria ter feito. :)

    ResponderExcluir
  10. AH!

    Precisei voltar a essa thread para fazer uma retificação. É o "Missão Impossível 2", dirigido pelo John Woo, que faz parte da minha Santíssima Trindade dos Piores Filmes que Eu Já Vi. E o pior é que eu paguei pra ver aquela porcaria no cinema.

    O "Missão Impossível 3" eu nunca assisti.

    ResponderExcluir